Motherboard Intel vai deixar de fabricar motherboards próprias após o Haswell

JPgod

Moderador
Staff
The End of an Era: Intel's Desktop Motherboard Business to Ramp Down Over Next 3 Years

Today Intel made a sobering, but not entirely unexpected announcement: over the next 3 years Intel will be ramping down its own desktop motherboard business. Intel will continue to supply desktop chipsets for use by 3rd party motherboard manufacturers like ASUS, ASRock and Gigabyte, but after 2013 it will no longer produce and sell its own desktop mITX/mATX/ATX designs in the channel. We will see Haswell motherboards from the group, but that will be the last official hurrah. Intel will stop developing desktop motherboards once the Haswell launch is completed. All Intel boards, including upcoming Haswell motherboards, will carry a full warranty and will be supported by Intel during that period.

Fonte: anandtech

Ora aqui está uma "bomba" de noticia, com a Intel a anunciar que o Haswell será a ultima plataforma com linhas próprias de placas-mãe. A partir daí apenas vai vender chipsets para os outros fabricantes, ainda que vai manter a divisão de NUC's e reference designs para notebooks/ultrabooks e afins.

A questão será devido à estagnação do mercado tradicional de desktops, preferindo focar naquilo que está a emergir mais em força? (SFF, ultrabooks, tablets e smartphones)?

Acho uma perda importante, já que as motherboards Intel sempre foram reconhecidas pela estabilidade/qualidade
 
Do que eu percebi, as motherboards Intel, ou seja isto aqui, deixarão de ser fabricadas. Mas as motherboards Intel, ou seja isto aqui, continuarão a ser fabricadas.

Não há "bomba" nenhuma, apenas um título enganador, ninguém comprava essas boards de qualquer forma, fica tudo igual.
 
“Intel’s desktop motherboard business will begin slowly ramping down over the course of the next three years. As Intel gradually ramps down its motherboard business we are ramping up critical areas of the desktop space including integration of innovative solutions for the PC ecosystem such as reference design development, NUC and other areas to be discussed later,” said Daniel Snyder, a spokesman for Intel.

http://www.xbitlabs.com/news/mainbo...ness_to_Focus_on_Innovative_Form_Factors.html

Vão-se concentrar em novos Form factors. Parece que o NUC é apenas o inicio do que vem para aí, por parte da Intel.

Do que eu percebi, as motherboards Intel, ou seja isto aqui, deixarão de ser fabricadas. Mas as motherboards Intel, ou seja isto aqui, continuarão a ser fabricadas.

Não há "bomba" nenhuma, apenas um título enganador, ninguém comprava essas boards de qualquer forma, fica tudo igual.

Ninguém tinha dito o contrário e a noticia é bem explicita.
E não é verdade que ninguém usava as boards da Intel. A nível empresarial eram bastante usadas.
 
(...)
E não é verdade que ninguém usava as boards da Intel. A nível empresarial eram bastante usadas.
Bem verdade, aqui no work(umas centenas largas de PC's e dezenas de servidores), é tudo board Intel, ainda que por vezes(quase todas) sejam boards Intel com autocolante Dell por cima :D
 
Confesso que depois dos rumores de que a Intel iria abandonar os sockets nos CPUs de entrada, esta noticia apanha-me de surpresa. O que eu estava a espera, era de um investimento por parte da Intel no desenvolvimento de boards com tudo integrado (idêntico às boards Intel com ATOM soldado mas com CPUs mais poderosos).
 
Se não me engano que construía as MB da Intel era a Foxconn, pelo menos aqui em PT sinto que não existe procura nenhuma talvez pelo preço e qualidade que a mim parecia-me sempre inferior às concorrentes (Giga, MSI, asus etc)
 
não se perde nada... essas boards eram feitas para serem vendidas nos pc's de empresa e afins.. nada para entusiastas... daí, nem toda a gente saber até que a intel tinha boards próprias.
 
defacto tenho que concordar... a intel nunca investiu muito nos entusiastas, talvez agora se fortaleça ainda mais no ramo portatil.
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo