Intel Virtualization Technology!!!

varejo

Power Member
Boas, tenho 1 Q9400 com esta tecnologia, mas andei a saber mais no google sobre isto e vejo opiniões em varios sites diferentes do site da intel... concretamente para que serve isto???
 
Boas, tenho 1 Q9400 com esta tecnologia, mas andei a saber mais no google sobre isto e vejo opiniões em varios sites diferentes do site da intel... concretamente para que serve isto???
4.1 Definição da Tecnologia A Intel VT-x (Intel Virtualization Technology for IA-32) é uma tecnologia que se propõe a diminuir a complexidade dos Monitores de Máquina Virtual (VMM), aumentar o desempenho de sistemas virtualizados baseados em software e permitir que sistema operacionais não modificados sejam executados, em máquinas virtuais, com desempenho igual ou superior ao alcançado pela paravirtulização, na qual os sistemas operacionais são modificados ou sofrem translações binárias para serem executados sobre um VMM.
A virtualização assistida por hardware, caso da Intel VT-x, muda a forma de acesso ao sistema operacional. Sistemas operacionais para a plataforma IA-32 são projetados para terem acesso direto aos recursos do sistema para executarem. Na virtualização por software, o VMM emula o hardware requerido pelo SO visitante. Na virtualização por hardware, o SO tem acesso direto aos recursos, sem emulação ou qualquer modificação no SO visitante.
As extensões de virtualização para os processadores oferecem novas instruções para controlar a virtualização. Vale lembrar que a arquitetura IA-32 fornece diferentes níveis de acesso a recursos, os chamados rings. O nível de maior privilégio é o ring 0 e, também, é esse o nível de privilégio que acessa diretamente o hardware do sistema [3].
Na arquitetura IA-32, o núcleo do sistema operacional espera ter acesso direto à CPU executando no nível 0. Com a virtualização por software isso não é possível, pois o VMM já está sendo executado no nível 0, sendo assim, o sistema operacional visitante deve ser executado no nível 1 ou nível 3. No entanto, algumas instruções só funcionam no nível 0, então uma possível solução é recompilar o sistema operacional visitante, para evitar essas instruções, essa é a chamada paravirtualização, que muitas vezes não é prática, pois o código do SO nem sempre está disponível. Para evitar esse problema, o VMM captura as instruções que podem vir a falhar na execução e emula a sua execução, o que resulta numa perda significativa de desempenho.

http://www.gta.ufrj.br/ensino/eel879/trabalhos_vf_2008_2/diogo/DefiniodaTecnologia(2).html#Topic20
 
Back
Topo