• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Intel vs AMD Ryzen

Status
Fechado a novas mensagens.
A questão dos baixos clock's dos Ryzen não pode ser atribuído à AMD porque tem a haver com o processo de fabrico e a AMD pouco pode fazer em relação a isso.

A escalabilidade dos Ryzen foi desenhada para reduzir custos de desenvolvimento, e com isso conseguir mesmo assim estar em todos os segmentos do mercado.

Por outro lado ninguém pode deixar de reconhecer que os meios financeiros e humanos em termos de quantidade são muito reduzidos, e mesmo assim conseguiram um bom produto.
É quase David contra Golias.

Cumprimentos
Isto... O aim dos Ryzen não foi e dificilmente será altas frequências (os AM3 conseguiam-nas e mesmo assim não eram para os Intel), será sempre produtividade vs custo... Ou seja, a grande maioria do mercado... O que prejudica os Ryzen não é as suas qualidades ou defeitos, mas sim o estigma que a AMD criou a sua volta nos últimos anos...
 
Isto... O aim dos Ryzen não foi e dificilmente será altas frequências (os AM3 conseguiam-nas e mesmo assim não eram para os Intel), será sempre produtividade vs custo... Ou seja, a grande maioria do mercado... O que prejudica os Ryzen não é as suas qualidades ou defeitos, mas sim o estigma que a AMD criou a sua volta nos últimos anos...

E na verdade, será que a maioria daqueles que usam um desktop (mesmo até os gamers casuais) precisam assim de frequências mais altas?
Digo isto porque eu tenho ainda o 1200 a 3,1@ e pelos vistos vou manter. Não só fica mais fresco, como é o suficiente para mim e para os meus jogos.
 
Não concordo que o que falta ao ryzen é simplesmente mais frequência...
Se a diferença de performance resulta-se unicamente da frequência o ryzen seria um chip bem mais consistente, mantendo o mesmo tipo de distância dos intel nos mais diversos workloads.
Mais frequência vai naturalmente torna-lo mais rápido, mas não dá para contornar os "4+4 cores com infinity fabric" vs "6 cores no mesmo ring bus".
 
Ninguém sabe o que a maioria precisa ou não. E os Ryzen mesmo em stock servem os propósitos de algumas pessoas? Claro que sim. Até porque nem todos têm aptidão ou vontade para OCs.

Eu não tenho qualquer estigma pela AMD. Aliás adoro a marca. Tive APUs, FX 8320, GPUs R9 280x/290/390 e brevemente RX 580.

O que prejudica os Ryzen é apenas e só o que eles valem. Bons numas coisas, menos bons noutras.
 
@Logi_pt qual a tua gráfica? é a segunda vez que faço esta pergunta...

@PWP oh meu mas isto é um tópico Intel vs AMD, e tu vens falar das performances e do bottleneck do meu pc? Mas isso tem alguma coisa a ver com o tópico? Tens tão pouca capacidade de argumentação, para em vez de falares de ryzen, vir falar do meu pc? A sério? O que isso traz de útil ao tópico? Mas vê-se cada um por aí...

Quando fiz o pc meti o fx6300 com uma r9 270x. Vais dizer que não faz um bom match? Há 1 mês encontrei esta gtx 980ti por apenas 200.- (~180€). Não a deveria ter comprado a este preço?? Simplesmente pelo facto de haver um bottleneck?? A mim mete-me mais dó deixar escapar negócios destes do que preservar um bottleneck pequeno ._.
Agora só para não ter tanto bottleneck deveria ter deixado este negócio incrível é isso?... Sobretudo que vou actualizar mb + cpu + ram este natal (intel ou amd ainda não sei), então achas que me custa andar com bottleneck durante 4 meses?
E sabes que mais? Nem sinto bottleneck, sabes porquê? Porque tenho um monitor a 60Hz, e porque jogo The Witcher 3 max 1080p a 60 fps sem qualquer quebra... Mas nunca mesmo. O mesmo se passa com BF1 online (sim, eu jogo para me divertir, não para tentar provar algo a alguém... Vocês falam como se fossem conhecidos por muito pessoal... Ninguém vos conhece nem ninguém está interessado em vós, do que vos vale fazer mais 2 kills que eu por round? :rrotflm:)
ME Andromeda a mesma coisa, The Forest igual e por último Sniper Elite 4, mesma coisa... 1080p, max settings, 60 fps estáveis, zero quebras... Tudo o que jogo é para passar um bom momento, aproveitar dos gráficos, enredo e jogabilidade para descansar um bocado depois de um dia de trabalho de 10 h... Para isto mesmo, não tenho bottleneck visto que a não ser o BF1, ter 60 ou 155615656235615 fps não muda a minha experiência. Tenho a certeza que com o meu pc "que faz doer o coração" aproveito bem mais os jogos e passo um bem melhor momento que vocês e essa diarreia toda de esports, onde se cansam mais que outra coisa...



Cumprimentos
 
Última edição pelo moderador:
@notario Então se estás contente a jogar a 60hz fica-te como estás ou quando comprares novo compra Ryzen. Desde que não apregoes autênticas bacoradas no fórum sobre quem não usa o computador da mesma forma que tu. E sermos conhecidos ou não, é completamente irrelevante para o tema.
 
Grande debate que para aqui vai ...
O OP criou este tópico , para tirar dúvidas/ajuda :

Solicito uma pequena ajudinha sff
Não tendo intenções de meter o CPU a 5 ou + GHz, qual escolhiam, 8700 ou 8700k?
Os 3.20 GHz (8700) para os 3.70 GHz (8700k) de base fazem assim tanta diferença num PC para gaming?!

E vocês preocupam-se com o " fanatismo " dos fps .

Anyway , se não vais fazer OC , vai para o i7 8700 .

MAS , espera pela saída das novas motherboards , no 1º trimestre 2018 ( Q1/2018 ) , nomeadamente : Chipsets Intel H370, H310 , B_60 ( a Intel não teve escolha , pois a AMD já tem a B350 , daí que irá sair a " B360 ").
E nesses novos chipsets , vão ser introduzidos módulos WLAN / Bluetooth AC 9560 sem fio , e no entanto , a WLAN estará integrada e oferece até 802.11 ac wave 2 2x2 Wifi com até 1,73 Gbps e também envia canais de 160 MHz. O módulo Bluetooth deve também ser executado na versão 5 (rumores ) . Mas esperemos que sim , o que já por aí , já é muito bom , e daí que só saiu exclusivamente a Z370 .

https://ark.intel.com/products/126686/Intel-Core-i7-8700-Processor-12M-Cache-up-to-4_60-GHz

Isto é , se não tiveres mesmo pressa/aguardar .
Cumps
 
@notario Então se estás contente a jogar a 60hz fica-te como estás ou quando comprares novo compra Ryzen. Desde que não apregoes autênticas bacoradas no fórum sobre quem não usa o computador da mesma forma que tu. E sermos conhecidos ou não, é completamente irrelevante para o tema.
Parece-me que não me queres dizer qual gráfica tens pois duvido muito que seja uma 1080ti e por causa disso os teus argumentos todos sobre fps blablabla são treta... E tu é que só te focas sobre a tua utilização, não querendo falar das utilizações dos outros.... Eu falei sobre a minha experiência com o meu sistema, não disse que ryzen ou intel era melhor para o que faço, diferente de ti que só te focas no facto que intel é melhor para a tua utilização, o que é um verdade. O problema é que desde o início toda a gente te diz que o pessoal não usa o pc para o mesmo que tu, e que para esses i5 e/ou ryzen chega e sobra. E tu voltas sempre à carga com essa conversa de 800fps e 400Hz (exagero mod on*). O problema é este, é que toda a gente admitiu que Intel é melhor para jogar, se orçamento não for problema. Ao mesmo tempo este mesmo pessoal admite que bang for the buck, AMD é capaz de ser a escolha mais sensata, salvo o 8400. Mas não consegues estar de acordo com isto. Infelizmente, para ti, a Intel é melhor em todos os casos, para toda a gente, sempre, mas sobretudo para os teus lindos esports.

Pá, Intel é melhor na performance e Ryzen no preço! Cada um compra o que lhe convém. Chega de dizer "a AMD não vale nada, os ryzen estão completamente obsoletos, não cabe na cabeça de ninguém comprar ryzen agora que coffee está no mercado"
 
Parece-me que não me queres dizer qual gráfica tens pois duvido muito que seja uma 1080ti e por causa disso os teus argumentos todos sobre fps blablabla são treta... E tu é que só te focas sobre a tua utilização, não querendo falar das utilizações dos outros.... Eu falei sobre a minha experiência com o meu sistema, não disse que ryzen ou intel era melhor para o que faço, diferente de ti que só te focas no facto que intel é melhor para a tua utilização, o que é um verdade. O problema é que desde o início toda a gente te diz que o pessoal não usa o pc para o mesmo que tu, e que para esses i5 e/ou ryzen chega e sobra. E tu voltas sempre à carga com essa conversa de 800fps e 400Hz (exagero mod on*). O problema é este, é que toda a gente admitiu que Intel é melhor para jogar, se orçamento não for problema. Ao mesmo tempo este mesmo pessoal admite que bang for the buck, AMD é capaz de ser a escolha mais sensata, salvo o 8400. Mas não consegues estar de acordo com isto. Infelizmente, para ti, a Intel é melhor em todos os casos, para toda a gente, sempre, mas sobretudo para os teus lindos esports.

Pá, Intel é melhor na performance e Ryzen no preço! Cada um compra o que lhe convém. Chega de dizer "a AMD não vale nada, os ryzen estão completamente obsoletos, não cabe na cabeça de ninguém comprar ryzen agora que coffee está no mercado"

A minha gráfica é irrelevante para a conversa porque os jogos competitivos que jogo são a 1366x768 Low settings, completamente CPU bound e não GPU bound. Sei onde queres chegar, mas não te dês ao trabalho, eu sei perfeitamente quando o meu sistema puxa por GPU ou CPU. O tema GPU está fora do âmbito daquilo que tenho vindo a falar, porque tem usages de 50%-70% no máximo.
 
A minha gráfica é irrelevante para a conversa porque os jogos competitivos que jogo são a 1366x768 Low settings, completamente CPU bound e não GPU bound. Sei onde queres chegar, mas não te dês ao trabalho, eu sei perfeitamente quando o meu sistema puxa por GPU ou CPU. O tema GPU está fora do âmbito daquilo que tenho vindo a falar, porque tem usages de 50%-70% no máximo.
CPU bound... Ok... E quantos cores usa?!
 
Grande debate que para aqui vai ...
O OP criou este tópico , para tirar dúvidas/ajuda :



E vocês preocupam-se com o " fanatismo " dos fps .

Anyway , se não vais fazer OC , vai para o i7 8700 .

MAS , espera pela saída das novas motherboards , no 1º trimestre 2018 ( Q1/2018 ) , nomeadamente : Chipsets Intel H370, H310 , B_60 ( a Intel não teve escolha , pois a AMD já tem a B350 , daí que irá sair a " B360 ").
E nesses novos chipsets , vão ser introduzidos módulos WLAN / Bluetooth AC 9560 sem fio , e no entanto , a WLAN estará integrada e oferece até 802.11 ac wave 2 2x2 Wifi com até 1,73 Gbps e também envia canais de 160 MHz. O módulo Bluetooth deve também ser executado na versão 5 (rumores ) . Mas esperemos que sim , o que já por aí , já é muito bom , e daí que só saiu exclusivamente a Z370 .

https://ark.intel.com/products/126686/Intel-Core-i7-8700-Processor-12M-Cache-up-to-4_60-GHz

Isto é , se não tiveres mesmo pressa/aguardar .
Cumps


Então mas estás a querer dizer que quem vai para a nova geração da intel deveria aguardar por essas tais novas boards?

É que estou a fazer uma build e quanto mais visito estes tópicos mais confuso fico. :boredo:
 
Arriscamos a ter aqui um caso de fanboyismo que à muito não se via, quereres aconselhar é uma coisa @Logi_pt , tentares impores a tua ideia a pés juntos não abona em nada a teu favor.
Argumentar/discutir é favorável para todos no tópico aprenderem algo, começar com conversas de FPS e E-Sports é no minimo non-sense.
N vezes referiram aqui e com toda a razão: Intel - Performance para quem tiver carteira para tal, Ryzen - Preço/Performance.

Dito isto dou quote de um recente post teu num tópico de ajuda:

Take Two:

Gaming (full hd, 144hz - path of exile, pubg, cod ww2, star wars battlefront 2) 80 %

Isto é 80% da utilização do OP, tem 1500€ para gastar e aconselham Ryzen e um monitor VA. I rest my case.
 
Última edição:
A minha gráfica é irrelevante para a conversa porque os jogos competitivos que jogo são a 1366x768 Low settings, completamente CPU bound e não GPU bound. Sei onde queres chegar, mas não te dês ao trabalho, eu sei perfeitamente quando o meu sistema puxa por GPU ou CPU. O tema GPU está fora do âmbito daquilo que tenho vindo a falar, porque tem usages de 50%-70% no máximo.
Ninguém joga a essas resoluções.. mentira, jogam os "pros", mas não é pela razão que tu pensas.. Eu sou daqueles que ainda joga com low res, e não porque quero mais FPS ou seja o que for, mas sim por estar habituado dos tempos antigos (como o resto dos profissionais).

Old habits die hard.
 
A não ser que estejamos a falar em CPUs de gamas baixas, o custo da board não me parece muito relevante, já que existem Z370 a pouco mais de 100€.

Uma board B350 decente também já custa algo a rondar os 90€-100€, foi quanto custou a minha B350M Gaming 3.

Seria apenas por não aproveitar as potencialidades de OC que o chipset permite, mas penso que quem vai comprar um i7 8700, não é pela board custar mais 10€ ou 15€ face a uma suposta série B que o negócio seria mais ou menos apelativo.
 
Eu iria para um 8700 normal mas esperaria pelas motherboards H ou B baratas.

Os ryzen 1700 penso que já não são assim tão boa opçao pois pouco menos custam do que os i7 8700 e mesmo em multithread os clocks altos dos i7 8700 acabam por compensar os cores a menos, alem disso não são tão bons a jogar.
 
Ninguém joga a essas resoluções.. mentira, jogam os "pros", mas não é pela razão que tu pensas.. Eu sou daqueles que ainda joga com low res, e não porque quero mais FPS ou seja o que for, mas sim por estar habituado dos tempos antigos (como o resto dos profissionais).

Old habits die hard.

Não é pelo hábito que jogo a 1366x768, mas como tu "sabes" a razão pela qual o faço, não vale a pena dizer.

Arriscamos a ter aqui um caso de fanboyismo que à muito não se via, quereres aconselhar é uma coisa @Logi_pt , tentares impores a tua ideia a pés juntos não abona em nada a teu favor.
Argumentar/discutir é favorável para todos no tópico aprenderem algo, começar com conversas de FPS e E-Sports é no minimo non-sense.
N vezes referiram aqui e com toda a razão: Intel - Performance para quem tiver carteira para tal, Ryzen - Preço/Performance.

Dito isto dou quote de um recente post teu num tópico de ajuda:

Evidentemente que se um user tem 1500€ para uma máquina e quer acima de tudo jogar shooters a 144hz, não cabe na cabeça de ninguém recomendar Ryzen e painéis VA só porque sim. Não tem a ver com fanboyismo, tem a ver com lógica. Se tivesse 1000€ para PC + Monitor, a conversa seria outra e o bang for the buck seria o caminho a tomar.
 
eu quando movi os posts para aqui, foi para poderem "argumentar" ou ventilar alguma coisa sobre as vossas opiniões sem estarmos a desviar o tema das novidades. Sem entrarem em insultos ou tentativas de agressões pessoais.

Escolher cpu's, telemóveis, tv's, carros, etc é sempre uma situação complicada pois existem agora um manancial de escolha possivel que há 2 décadas não havia. E, tal como é da natureza humana, cada um tem a sua opinião e necessidades.

Já ando aqui a ajudar a comprarem pc's há bem mais de 10 anos ( e monto pc's há quase 30 ) e uma das respostas que dou quando aparece alguém a pedir "quero o melhor PC/CPU/SSD", é que isso não existe. Não existe porque cada componente tem os seus pontos fortes, fracos e o ponto de equilíbrio.

Esta secção existe precisamente para tentar descobrir onde está o ponto de equilíbrio para cada caso. senão todos levavam um 10core intel e 64GB de ram. Aqui discute-se as valências de cada componente/PC para determinadas situações. Não existe uma solução optima para todos os casos, seja por performance seja pelo custo.

Os ryzen vieram mexer com o mercado e obrigou a Intel a subir um pouco a parada. Toda a gente ganhou com isso. Nunca imaginei tão cedo ver um 4/4 da intel a 130€ ou um 6/12 a cerca de 300€ para mainstream. O que até ao inicio deste ano era impensável.
Os ryzen são excelentes cavalos de trabalho e dá para tudo. Os intel, também.
Cabe a cada um tendo em conta onde passa mais tempo escolher a melhor solução para cada caso. E que maravilha termos esta escolha.

Vou abrir o topico para poderem "argumentar" à vontade, mas aviso já que qualquer insulto pessoal vai dar bancada directa visto que aqui queremos discutir os cpu's e não as opções de cada um.

Tenham sempre este principio que ajuda a pautar a vida :
Mentes grandes discutem idéias, mentes medianas discutem eventos e fatos, mentes pequenas discutem pessoas
 
Não concordo que o que falta ao ryzen é simplesmente mais frequência...
Se a diferença de performance resulta-se unicamente da frequência o ryzen seria um chip bem mais consistente, mantendo o mesmo tipo de distância dos intel nos mais diversos workloads.
Mais frequência vai naturalmente torna-lo mais rápido, mas não dá para contornar os "4+4 cores com infinity fabric" vs "6 cores no mesmo ring bus".

Consistentes como assim? Eles são consistentes. Um 1700 a 3.8 com memórias a uns 3000 fica superconsistente, o problema é o "ring bus" entre ccx''s.

É uma opção de desenho difícil de contornar, por causa da escalabilidade. Para contornar isto tinha de haver profundas alterações no "bloco" e mesmo a começar na própria filosofia.

O chip que tu queres basicamente seria um desenho semelhante ao que a Intel usa, onde tens apenas um bloco único e um unico ring bus principal a percorre lo. O ccx teria de ser alterado para 6 núcleos, teria de ser aumentada a cache, estas duas alterações, fariam para começar, diminuir seriamente a quantidade de bons yields, o que teria impacto direto noutras áreas. A áreas seria consideravelmente maior, cerca de 30%.

Tal como referido anteriormente, esta opção permite ter produtos em qualquer frente de mercado, pegando num desenho já com provas dadas, e adicionar blocos para se atingir X de performance. Permite conter os custos de desenvolvimento extra de um produto.

As coisas não funcionam assim vagamente, desenvolver um novo ccx de 6 núcleos nesta altura seria uma jogada arriscada. Acredita que os engenheiros já pensaram decerto em muita coisa nesta altura, e eles aprendem com as diferentes iterações de desenho. Eles decerto já têm um Coffee lake e já andam a estudar o competidor, a questão é se eles querem mesmo de fato avançar para um novo desenho? Percebes?

Esta opção de ligar diferentes blocos com o infinity fabric é muito boa, está provado que funciona bem, sim pode trazer latência acrescida em shifts rápidos mas funciona bem na maioria dos cenários/workloads.
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo