• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Intel vs AMD Ryzen

Status
Fechado a novas mensagens.
Isso é outra questão. As boards Z vêm com opção de MCE. Mas mesmo sem essa opção continua a ser possível tu mexeres no multiplicador do CPU, que no caso se um processador não K, está limitado ao máximo que ele atinge num core. Neste caso 46. Mas podes fazê-lo em todos os cores, é o multi limite do CPU em questão. A opção MCE é para automatizar tudo e na Asus vem de origem, mas não é assim em todas. De qualquer forma dúvido que retirem o MCE de uma board Z, não faria sentido. Quando muito não vem com ele ativado por defeito.

Mesmo em algumas boards H e B é possível mexer-se no multiplicador do CPU para cada core (MSI por exemplo).
 
Quanto ao tema em si, a build perfeita para mim consistia nestes componentes em especifico e acho que para 80% dos users ou até mais é o suficiente tendo em conta os monitores em que jogam e sendo a maioria casual players suponho que sejam de 60hz / 1080p:

Processador: AMD R5 1600 ou I5 8400
Gráfica: RX 580

Os processadores tanto um como o outro são excelentes e são mais que suficientes para gaming tendo em conta os factores que disse acima sendo que a amd leva vantagem actualmente por ter todo o leque de MB´S e stock disponiveis, a gráfica não ponderava mais nenhuma pelo simples facto do factor tempo, acredito que num espaço de 2 anos esta placa ainda dê os seus frutos e provas de quem investiu nela fez a escolha acertada, para quem viu um fx 6300 a correr todos os jogos actuais lindamente em max settings.., doom e Quantum break então nem fazem papo e são uma amostra de que ai pode vir , o meu conselho para quem tem os antigos FX e gama I´s da intel que se deixe estar quieto enquanto as máquinas aguentarem e invistam numa gráfica de média gama.

O meu sistema actual consiste num R3 1200 com um gtx 950 e estou super contente fica um aparte que estive a jogar titanfall 2 em modo campanha o jogo é fenomenal e corre 5* logo é offtopic mas recomendo vivamente, acredito também que para investir num processador 4 core que seja num low budget caso seja média gama é passar logo para hexacore.

Atenção é a minha opinião e conselhos podem estar errados mas são escolhas feitas a pensar num equilibrio entre custo performance e longetividade dai não incluir por exemplo a gtx 1060 que pelo que li a longo prazo vai perder terreno em relação á rival da AMD no que toca a desempenho quando realmente se der o salto para o directx12.

Convém dizer que nunca tive uma placa gráfica Amd nem processador, este foi o meu primeiro sistema a usar componentes amd, no futuro irei comprar uma gráfica mas só daqui a 2 anos +- amd ou nvidia , e quando sair a ultima geração de processadores amd para o socked am4 ai farei a escolha sobre o processador irá ser o equivalente ao R5 ou consoante os requisitos nessa altura.
 
Os "k" não trazem cooler, portanto tinhas de o comprar, e a comprar por ter de comprar, compravas logo um bom o suficiente para na eventualidade de teres de fazer oc
Reformulando a minha questão, visto que não percebo nada de oc e se o fizesse era so de ultima instancia, dito isto sem falar em oc, necessito de cooler no i5 8600k?? Ou fico mais bem servido qualidade/preço com um i7 8700
 
Reformulando a minha questão, visto que não percebo nada de oc e se o fizesse era so de ultima instancia, dito isto sem falar em oc, necessito de cooler no i5 8600k?? Ou fico mais bem servido qualidade/preço com um i7 8700

Não estou dentro do assunto sobre qual seria melhor, mas os Cpus "K" não trazem cooler de origem, enquanto que os outros trazem, se fores para um "k" tens de comprar cooler, caso contrario já vem com o cpu.
 
Ficas mais bem servido com um 8700, tens mais 6 threads, hyper-threading e 4.3ghz nos 6 cores, não vais precisar de overclock para nada num bicho desses.
 
Se não fosse de todo fazer overclock eu também iria para o 8700 pois tens mais frequencia stock e ainda tens threads extra.
Abaixo dos 210€: Ryzen 1600 vs i5 8400

Aqui só gaming ficaria pelo 8400, streaming e multi tasking ia para o 1600.

Discordo pois o 1600 com overclock fica ao nível do 8400 em jogos e fica sempre a ganhar em ambientes multithreading. Só recomendo o 8400 a um user que não queira mesmo fazer overclock e queira o pc exclusivamente para jogos ou mais tarde quando houverem motherboards mais baratas b e h. (digo isto porque considerei mesmo comprar um 8400 para uma segunda build mas fiquei um pouco desiludido com os resultados que vi)
 
Última edição:
Eu tenho esta build há 1 mes:

MSI B350M
Ryzen 7 1700 @3.6ghz Stock Cooler 1.225 vcore
16GB Aegis @ 3066mhz
GTX 1060 @ 1080

Os 3.6 são o máximo que consigo estáveis devido a temperaturas e voltagem necessária para os 3.7ghz


A minha utilização. VMs Edição de Vídeo e imagem adobe suites e 2 jogos (CS e PES) e claro o típico uso normal do pc.


Se fosse hj ia sem dúvida para o i78700 e Z370. Ficava me em mais uns 75 euros mas de resto é melhor em tudo. Mesmo em uso normal do PC em que denoto menor agilidade do Ryzen mesmo quando comparado com o meu I74700hq do Laptop (mais lento na net a abrir apps a abrir o Windows etc).
 
Tens alguma coisa mal ai, é impossivel achares o teu 1700 a 3.6GHz mais lento em uso "normal" que o teu i7 4700hq lol. Mas impossivel mesmo.

Por acaso não passaste o sistema que tinhas no laptop para a nova maquina como algumas pessoas fazem, pois não?
 
Eu tenho esta build há 1 mes:

MSI B350M
Ryzen 7 1700 @3.6ghz Stock Cooler 1.225 vcore
16GB Aegis @ 3066mhz
GTX 1060 @ 1080

Os 3.6 são o máximo que consigo estáveis devido a temperaturas e voltagem necessária para os 3.7ghz


A minha utilização. VMs Edição de Vídeo e imagem adobe suites e 2 jogos (CS e PES) e claro o típico uso normal do pc.


Se fosse hj ia sem dúvida para o i78700 e Z370. Ficava me em mais uns 75 euros mas de resto é melhor em tudo. Mesmo em uso normal do PC em que denoto menor agilidade do Ryzen mesmo quando comparado com o meu I74700hq do Laptop (mais lento na net a abrir apps a abrir o Windows etc).


Não me parece que nessa utilização o cpu seja o fator limitativo, aponto mais para a drive onde ambos os sistemas estão instalados, ou mesmo algum driver do chipset que não está atualizado ou algo desse género. A plataforma am4/ryzen tem vindo a ter updates constantes, a nível de bios/drivers chipset etc.

Essa feel de falta de snapier, muito sinceramente deve vir de outros lados.
 
Não me parece que nessa utilização o cpu seja o fator limitativo, aponto mais para a drive onde ambos os sistemas estão instalados, ou mesmo algum driver do chipset que não está atualizado ou algo desse género. A plataforma am4/ryzen tem vindo a ter updates constantes, a nível de bios/drivers chipset etc.

Essa feel de falta de snapier, muito sinceramente deve vir de outros lados.
Não digo q nao. Um esta num samsung 850 pro com 3 anos e meio e outro num crutial 275gb. Mas mesmo assim o 8700 é melhor em tudo. Para mim continua a ser a melhor opção.



P.S Não o suficiente para perder mais uns 70 euros numa revenda usada a somar aos 75 do i7 e ir para ele.
 
Um esta num samsung 850 pro com 3 anos e meio e outro num crutial 275gb

Vou mandar uma para o ar e dizer que o 850 pro, è o que tens no portátil. Agora dizes-me que não porque sim :p

Vou te dar uma dica, existe uma razão desses ssd´s serem tão bons, não è apenas pela endurance, acredita em mim. Esses ssd´s em escrita/leituras random são os melhores, ou lá perto.
 
Eu já vi foi muito pessoal pelo reddit a se queixar de problemas de performance e depois quando se veio a descobrir tinham feito uma imagem do sistema intel e usado no sistema AMD :facepalm:
 
Vou mandar uma para o ar e dizer que o 850 pro, è o que tens no portátil. Agora dizes-me que não porque sim [emoji14]

Vou te dar uma dica, existe uma razão desses ssd´s serem tão bons, não è apenas pela endurance, acredita em mim. Esses ssd´s em escrita/leituras random são os melhores, ou lá perto.
True :)

Tirando isso tenho tudo updated. Bem mas fiz a escolha pq precisava mesmo do pc, agora é viver com ela, daqui a 5 anos escolho novamente.
 
No meu caso não noto quaisquer diferença do sistema antigo intel com um i5 6400 com OC para 4.6ghz para este Ryzen em uso normal como navegar na net e etc... algo de estranho se passa e estás a atribuir as culpas a algo que pode nem estar relacionado.
(mantive todo o hardware desde que troquei tirando motherboard e CPU, formatei o disco também e passados uns tempos troquei a ram porque surgiu uma promoção)
 
Última edição:
Eu já vi foi muito pessoal pelo reddit a se queixar de problemas de performance e depois quando se veio a descobrir tinham feito uma imagem do sistema intel e usado no sistema AMD :facepalm:

Ou então não instalam drivers de chipset para Ryzen (o qual inclui o plano de energia Ryzen Balanced).
 
Eu vou fazer upgrade na proxima semana, e apesar de saber que a intel é melhor para jogar, vou escolher ryzen. Porque? (apenas a minha opinião)

1- Só quero voltar a fazer upgrade daqui a uns 5 anos ou mais;
2- Preço
3- O numero de cores/threads não me puxou muito para a compra do intel, a longevidade do ryzen vai ser superior sem duvidas.

E sempre fui Intel, e gosto bastante da marca comparativamente com a AMD, contudo e comparando o 8400 ao 1600, o 1600 sai vitorioso.

Minha opinião, cumps


Em fazer renderização o 1600 é capaz de ser algo melhor (mas nem sempre) já em jogos tipo GTA e por ai fora o 8400 está no pódio em 1º lugar.
 
Isso é outra questão. As boards Z vêm com opção de MCE. Mas mesmo sem essa opção continua a ser possível tu mexeres no multiplicador do CPU, que no caso se um processador não K, está limitado ao máximo que ele atinge num core. Neste caso 46. Mas podes fazê-lo em todos os cores, é o multi limite do CPU em questão. A opção MCE é para automatizar tudo e na Asus vem de origem, mas não é assim em todas. De qualquer forma dúvido que retirem o MCE de uma board Z, não faria sentido. Quando muito não vem com ele ativado por defeito.

Mesmo em algumas boards H e B é possível mexer-se no multiplicador do CPU para cada core (MSI por exemplo).

@Logi_pt lembras-te onde viste essa informação? É que ainda não consegui perceber bem se isto é possível ou não mas em todo o lado que vejo toda a gente diz que os CPU non K estão bloqueados e mesmo com o MCE não consegues pôr os turbos todos no clock máximo ao mesmo tempo. Queria era uma review "fiável" para ver se chega a ser possível, é na internet cada um diz para o lado que calha XD
 
A ser possivel e a Intel sabendo disso, com certeza vai lançar um microcode para bloquear o oc em cpu´s non K, como sucedeu com a anterior geração.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo