Intel: We will lead the world to 10nm microprocessors

V3ctor

Moderador
Staff
Intel: We will lead the world to 10nm microprocessors

Intel Corp. said on Tuesday that it would be the first company to start volume production of chips using 10nm fabrication technology. The company has already demonstrated the first wafers processed using 10nm tech, now it revealed that it will gradually increase its investments in the forthcoming technology in the coming quarters.

“We have led the world to 14nm and plan to do the same with 10nm process technology,” said Stacy Smith, chief financial officer of Intel, during the company’s quarterly conference call with investors and financial analysts.

Back in September the company showcased its first wafers processed using 10nm fabrication technology, but it did not reveal any details about the process or its roadmap. This time the company said that it would gradually increase spendings associated with the 10nm ramp up starting the fourth quarter and over the next two years, which indicates that the first commercial 10nm chips could emerge on the market in late 2016.

“In the fourth quarter, you are seeing the front edge of the startup costs associated with the 10nm and that is kind of right in-line with the historical timing of what you would expect,” said Mr. Smith. “We [will] talk about how that [costs] might look over the next couple of years but we are seeing at least the front edge at the time I think you would expect.”

intel_ireland_semiconductor_chip_fab_1-1024x693.jpg


It is noteworthy that Intel did not reveal anything about possible setbacks for its 10nm because it is getting harder and harder to adopt new process technologies. Earlier the chip giant had to delay its code-named Broadwell microprocessors by about a year because of issues with 14nm manufacturing technology and yields.

The only thing currently known about Intel’s 10nm production tech is that it will continue to use FinFET transistors and will not rely on EUV [extreme ultraviolet] lithography.
 
Não penso que daqui a 5 anos será assim rir, pois a bem pouco tempo ainda tinha um Quard Core que andava nas horas! PC com 5anos! Claro com um ssd, e mudei apenas 2 novos PC's agora este ano. Claro que o que tenho é muito melhor, e melhor ainda é que estes novos serem mais eficientes! Mas tipo passei de sata1 para sata3, etc...não olho para o antigo e não começo a rir! lol

Sei que a tecnologia salta cada vez mais rápido, mas na verdade levamos tempo a ter que mudar, existe muitos entusiastas, mas a maioria do mercado não funciona assim, logo a tecnologia leva tempo a ser adotada, pois nem imaginamos muitas das coisas já em testes mas que não sairá assim tão cedo por muitos motivos, não só comerciais!

Quero ver agora é que os softwares saibam aproveitar tudo o potencial, pois sinto uma grande lacuna! Nota-se avanços, mas acho que ainda é muito pouco em relação ao hardware! enfim vamos ver!


10nm é algo interessante, pois quero começar a ver algo do tipo, um pc super pequeno, tipo intel nuc mas com poder de um pc gamer ou de processamento de video e imagem de topo atual numa maquina tão pequena, e se possível ao consumo destes intel nuc :P :P :P isso sim, se haver daqui a 3 a 5 anos :P e acredito que será possível :P

veremos :P
 
Pah o que mais me passo com a tecnologia é que temos um bigmonster em plataforma 1150 os i7 4790K que ainda não á grafica que consiga tirar proveito desses cpus e já pensam em processadores melhores em vez de esperarem que as graficas assumem o seu papel com esses cpus não! vem mais cpus e provavelmente mudança de plataforma grrrrrrrrrrrrr..............

Ah já sei é para nós brincar-mos aos benchs esqueci-me desse pormenor :D
 
Pah o que mais me passo com a tecnologia é que temos um bigmonster em plataforma 1150 os i7 4790K que ainda não á grafica que consiga tirar proveito desses cpus e já pensam em processadores melhores em vez de esperarem que as graficas assumem o seu papel com esses cpus não! vem mais cpus e provavelmente mudança de plataforma grrrrrrrrrrrrr..............

Ah já sei é para nós brincar-mos aos benchs esqueci-me desse pormenor :D

Há tipos de trabalho que precisam/podem usar processadores o mais rápidos possível. Só porque nos jogos pode não ser bem assim por agora, não quer dizer que não tenham utilidade... "Brincar aos benchs" é o menos importante para quem precise deles.
 
isso é porque nao sabes o que vem ai xD

Só se vão começar a fazer CPU em grafeno, aí mais depressa me rio com os actuais! Isso sim será maior o salto sem precedentes ;) Mas como disse estes saltos tem sido impressionantes, mas se o software não acompanha :S podem até afirmarem que tem acompanhado, mas simplesmente não penso o mesmo, é muito mais lento a evolução, e não falo de versões lançadas, mas sim de melhorias.

Já encaminhamos para PC's que ao carregar no botão, segundos depois temos tudo carregado e pronto a trabalhar, isso é simplesmente fantástico, mas notei essas diferença foi no SSD não com novos CPU etc, agora levo 9s :P por isso se algo me fez rir foi ver os arranques de pc antigos (~5anos) com um simples SSD pareciam outro PC, isso sim, ri de alegria pois de um momento para outro pareceu ter um pc bem melhor e novo! mudei este ano de pc's dois deles, a nivel de CPU e GPU não digo não ter notado o salto, mas em relação ao HDD para o SSD aí sim foi demais na altura ;) Também era dos componentes que mais precisava existir algo mais rápido, pois era o que atrasava os pc's.

Não digo que daqui a 5 anos não possa até rir com esses novos CPU's a 10nm mas só o tempo dirá, se derem um salto como do hdd para o ssd deu, vou rir contigo ;) e decerto com muitos outros.

Aliais, não vou rir se tiver que gastar assim tanto como agora loll isto de esvaziar bolsos loll mas se é para melhor e na altura ter necessidade de melhor, terá de ser ;)

Abraço
 
Há tipos de trabalho que precisam/podem usar processadores o mais rápidos possível. Só porque nos jogos pode não ser bem assim por agora, não quer dizer que não tenham utilidade... "Brincar aos benchs" é o menos importante para quem precise deles.


Concordo mas acho que está a evoluir muito rápido pah lembro-me que saida uma plataforma e durava na boa agora não podes confiar em plataformas ou vem o 1150 depois passa para o 1151 e por ai vai é dessa forma que me refiro.
 
A lei de Moore continua viva e de boa saúde.

Mas lá porque estão testando 10 nm, não quer dizer que "amanhã" tens CPU's e afins 10nm nas prateleiras. Ainda vai ter muito R & D para ter bons yields, eficiencia, etc. Alem do broadwell ainda tem o skylake a 14 nm!

E sobre durabilidade, o meu irmão ainda tem o Q6600 dele a bombar já a 7 anos! Está algo "lento é verdade", mas ainda é uma maquina jeitosa para algumas coisas...

A ponto que a caixa está a apodrecer, uma board, fonte e grafica já deram o estoiro, mas o cpu continua rijo!
 
Última edição:
Intel 10nm Yield Issues

Conclusion
I believe Intel's comment on multi-patterning issues is probably the driver of their yield problems. They were more aggressive in their shrink than others and getting to 36nm minimum metal pitches with SAQP and multiple block layers is in my opinion the likely problem.

Cobalt may also be a contributor but I don't think it is the main problem
https://www.semiwiki.com/forum/content/7433-intel-10nm-yield-issues.html


Intel delays mass production of 10nm CPU to 2019
Intel blames a very high transistor density and consequent heavy use of multipatterning for low yields. Brian Krzanich has said that in certain cases the company needs to use quad (4x), penta (5x), or hexa (6x) patterning for select features as they need to expose the wafer up to six times to “draw” one feature. This not only lengthens Intel’s manufacturing cycle (which by definition rises costs) and the number of masks it uses, but also has an effect on yields.
https://www.anandtech.com/show/12693/intel-delays-mass-production-of-10-nm-cpus-to-2019
 
TechInsights has found the long-awaited Cannon Lake - the Intel 10 nm logic process inside the i3-8121U CPU, used in the Lenovo IdeaPad330.

This innovation boasts the following:

  • Logic transistor density of 100.8 mega transistors per mm2, increasing 10nm density 2.7X over the 14nm node
  • Utilizes third generation FinFET technology
  • Minimum gate pitch of Intel’s 10 nm process shrinks from 70 nm to 54 nm
  • Minimum metal pitch shrinks from 52 nm to 36 nm
Process Highlights:
  • Deepest scaled pitches of current 10 nm and upcoming 7 nm technologies
  • First Co metallization and Ru usage in BEOL
  • New self-aligned patterning schemes at contact and BEOL
Design Highlights:
  • Hyperscaling via 6.2-Track high density library
  • Contact on active gate (COAG) cell-level usage
http://techinsights.com/technology-intelligence/overview/latest-reports/intel-10-nm-logic-process/

Retirado de outro forum pelo user Hans de Vries
"Just a tidbit: The "cell-size" MMP x CPP of Intel's process is actually 40 x 54 = 2160 nm2 (using M0) or even 44 x 54 = 2376 nm2 (using M2)

This is because the M1 lines run in parallel with the gates, with a pitch ratio of 36:54 = 2:3. You can see it in this photo over at Dick's article where M1 is just visible at the top of the image.

In Intel's 14nm they used M2P x CPP = 52 x 70 = 3640 nm2 and M2 scaled from 52nm to 44nm.

This makes the Track number 7.65 (=272:36) a bit odd. A better number, using M2 as in your example image the track count would be 272:44 = 6.2 tracks"

The odd thing is the track size 272:36 = 7.55. The only 36nm (M1) lines run parallel with the gates...
Maybe they relaxed some layers from an original 36 nm to 44 nm and went from a 7.5 track design to a 6 track design to keep the Logic cell size equal...

That would look like this I presume:


Isto deve andar perdido nalgum tópico, mas como pago o mesmo:

IEDM 2017 - Intel Versus GLOBALFOUNDRIES at the Leading Edge
 
no fim de contas vamos ter todos mais ou menos no mesmo barco para o ano os 7nm são mais ou menos identicos aos 10nm da intel, provavelmente vai ser facil fazer cpu 8 cores relativamente baratos, quando digo baratos digo mais baratos que os atuais, e vamos continuar a ter competição, só espero é por ganhos de ipc na intel que ja não os tem ah anos
 
no fim de contas vamos ter todos mais ou menos no mesmo barco para o ano os 7nm são mais ou menos identicos aos 10nm da intel, provavelmente vai ser facil fazer cpu 8 cores relativamente baratos, quando digo baratos digo mais baratos que os atuais, e vamos continuar a ter competição, só espero é por ganhos de ipc na intel que ja não os tem ah anos

Achas ganhos ipc? claro que não com estes problemas todos de vulnerabilidades vais ter é uma queda na performance quando eles derem patch a tudo e se os próximos vierem com hardware fix então nada ipc gains.
 
Tenho todos os updates de bios/Windows, e em utilização normal "caseira", não notei nenhuma perda de performance. Incluindo em benchmarks
 
Intel guts 10nm to get it out the door
What Intel is not telling you, or the analysts, is that the 10nm you may get in late 2019 is not the 10nm they had intended to come out in 2015. More importantly this new process is a significant step backward from the 10nm they promised, as touted in their manufacturing day. How much of a step backwards? Several of SemiAccurate’s moles are saying it is effectively a 12nm process rather than a 10nm process, and the technical changes more than back that claim up. Don’t expect this to ever be publicly admitted to, it is still ’10nm’ and always will be even if the tech doesn’t back that name up.
https://semiaccurate.com/2018/08/02/intel-guts-10nm-to-get-it-out-the-door/
 
Back
Topo