1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Intel: We will lead the world to 10nm microprocessors

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por V3ctor, 16 de Outubro de 2014. (Respostas: 27; Visualizações: 3666)

1. V3ctor

V3ctor Moderador
    Staff Member

Intel: We will lead the world to 10nm microprocessors

Intel Corp. said on Tuesday that it would be the first company to start volume production of chips using 10nm fabrication technology. The company has already demonstrated the first wafers processed using 10nm tech, now it revealed that it will gradually increase its investments in the forthcoming technology in the coming quarters.

“We have led the world to 14nm and plan to do the same with 10nm process technology,” said Stacy Smith, chief financial officer of Intel, during the company’s quarterly conference call with investors and financial analysts.

Back in September the company showcased its first wafers processed using 10nm fabrication technology, but it did not reveal any details about the process or its roadmap. This time the company said that it would gradually increase spendings associated with the 10nm ramp up starting the fourth quarter and over the next two years, which indicates that the first commercial 10nm chips could emerge on the market in late 2016.

“In the fourth quarter, you are seeing the front edge of the startup costs associated with the 10nm and that is kind of right in-line with the historical timing of what you would expect,” said Mr. Smith. “We [will] talk about how that [costs] might look over the next couple of years but we are seeing at least the front edge at the time I think you would expect.”

It is noteworthy that Intel did not reveal anything about possible setbacks for its 10nm because it is getting harder and harder to adopt new process technologies. Earlier the chip giant had to delay its code-named Broadwell microprocessors by about a year because of issues with 14nm manufacturing technology and yields.

The only thing currently known about Intel’s 10nm production tech is that it will continue to use FinFET transistors and will not rely on EUV [extreme ultraviolet] lithography.

2. miguelbazil

miguelbazil Moderador Ninja
    Staff Member

Já 10nm? Possa, vão com fogo no rabo :biglaugh:

3. em 5 anos vamos olhar para a actual tecnologia e rir.

4. igorcoelho

igorcoelho Power Member

Não penso que daqui a 5 anos será assim rir, pois a bem pouco tempo ainda tinha um Quard Core que andava nas horas! PC com 5anos! Claro com um ssd, e mudei apenas 2 novos PC's agora este ano. Claro que o que tenho é muito melhor, e melhor ainda é que estes novos serem mais eficientes! Mas tipo passei de sata1 para sata3, etc...não olho para o antigo e não começo a rir! lol

Sei que a tecnologia salta cada vez mais rápido, mas na verdade levamos tempo a ter que mudar, existe muitos entusiastas, mas a maioria do mercado não funciona assim, logo a tecnologia leva tempo a ser adotada, pois nem imaginamos muitas das coisas já em testes mas que não sairá assim tão cedo por muitos motivos, não só comerciais!

Quero ver agora é que os softwares saibam aproveitar tudo o potencial, pois sinto uma grande lacuna! Nota-se avanços, mas acho que ainda é muito pouco em relação ao hardware! enfim vamos ver!

10nm é algo interessante, pois quero começar a ver algo do tipo, um pc super pequeno, tipo intel nuc mas com poder de um pc gamer ou de processamento de video e imagem de topo atual numa maquina tão pequena, e se possível ao consumo destes intel nuc :P :P :P isso sim, se haver daqui a 3 a 5 anos :P e acredito que será possível :P

veremos :P

5. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

Olhe que não. :p :D
    O meu CPU saiu à 5 anos. É a 45nm. Hoje vamos nos 22 e quase a entrar nos 14.
    No entanto, olhando para ele, não me rio com desdém, rio apenas pelo estupendo CPU que continua a ser... ;)

6. isso é porque nao sabes o que vem ai xD

7. insolito

insolito Power Member

Quando está a saida dos novos cpus de 14nm??

8. insolito

insolito Power Member

Pah o que mais me passo com a tecnologia é que temos um bigmonster em plataforma 1150 os i7 4790K que ainda não á grafica que consiga tirar proveito desses cpus e já pensam em processadores melhores em vez de esperarem que as graficas assumem o seu papel com esses cpus não! vem mais cpus e provavelmente mudança de plataforma grrrrrrrrrrrrr..............

Ah já sei é para nós brincar-mos aos benchs esqueci-me desse pormenor :D

9. Hellgardia

Hellgardia Power Member

Há tipos de trabalho que precisam/podem usar processadores o mais rápidos possível. Só porque nos jogos pode não ser bem assim por agora, não quer dizer que não tenham utilidade... "Brincar aos benchs" é o menos importante para quem precise deles.

10. igorcoelho

igorcoelho Power Member

Só se vão começar a fazer CPU em grafeno, aí mais depressa me rio com os actuais! Isso sim será maior o salto sem precedentes ;) Mas como disse estes saltos tem sido impressionantes, mas se o software não acompanha :S podem até afirmarem que tem acompanhado, mas simplesmente não penso o mesmo, é muito mais lento a evolução, e não falo de versões lançadas, mas sim de melhorias.

Já encaminhamos para PC's que ao carregar no botão, segundos depois temos tudo carregado e pronto a trabalhar, isso é simplesmente fantástico, mas notei essas diferença foi no SSD não com novos CPU etc, agora levo 9s :P por isso se algo me fez rir foi ver os arranques de pc antigos (~5anos) com um simples SSD pareciam outro PC, isso sim, ri de alegria pois de um momento para outro pareceu ter um pc bem melhor e novo! mudei este ano de pc's dois deles, a nivel de CPU e GPU não digo não ter notado o salto, mas em relação ao HDD para o SSD aí sim foi demais na altura ;) Também era dos componentes que mais precisava existir algo mais rápido, pois era o que atrasava os pc's.

Não digo que daqui a 5 anos não possa até rir com esses novos CPU's a 10nm mas só o tempo dirá, se derem um salto como do hdd para o ssd deu, vou rir contigo ;) e decerto com muitos outros.

Aliais, não vou rir se tiver que gastar assim tanto como agora loll isto de esvaziar bolsos loll mas se é para melhor e na altura ter necessidade de melhor, terá de ser ;)

Abraço

11. insolito

insolito Power Member

Concordo mas acho que está a evoluir muito rápido pah lembro-me que saida uma plataforma e durava na boa agora não podes confiar em plataformas ou vem o 1150 depois passa para o 1151 e por ai vai é dessa forma que me refiro.

12. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

A lei de Moore continua viva e de boa saúde.

Mas lá porque estão testando 10 nm, não quer dizer que "amanhã" tens CPU's e afins 10nm nas prateleiras. Ainda vai ter muito R & D para ter bons yields, eficiencia, etc. Alem do broadwell ainda tem o skylake a 14 nm!

E sobre durabilidade, o meu irmão ainda tem o Q6600 dele a bombar já a 7 anos! Está algo "lento é verdade", mas ainda é uma maquina jeitosa para algumas coisas...

A ponto que a caixa está a apodrecer, uma board, fonte e grafica já deram o estoiro, mas o cpu continua rijo!

Última edição: 24 de Outubro de 2014
  13. Dark Kaeser

Dark Kaeser Power Member

Intel 10nm Yield Issues

https://www.semiwiki.com/forum/content/7433-intel-10nm-yield-issues.html

Intel delays mass production of 10nm CPU to 2019
    https://www.anandtech.com/show/12693/intel-delays-mass-production-of-10-nm-cpus-to-2019

14. hug0b0ss

hug0b0ss Banido

15. Dark Kaeser

Dark Kaeser Power Member

TechInsights has found the long-awaited Cannon Lake - the Intel 10 nm logic process inside the i3-8121U CPU, used in the Lenovo IdeaPad330.

http://techinsights.com/technology-intelligence/overview/latest-reports/intel-10-nm-logic-process/

Retirado de outro forum pelo user Hans de Vries

Isto deve andar perdido nalgum tópico, mas como pago o mesmo:

IEDM 2017 - Intel Versus GLOBALFOUNDRIES at the Leading Edge

16. 2_kamikaze_2

2_kamikaze_2 Power Member

no fim de contas vamos ter todos mais ou menos no mesmo barco para o ano os 7nm são mais ou menos identicos aos 10nm da intel, provavelmente vai ser facil fazer cpu 8 cores relativamente baratos, quando digo baratos digo mais baratos que os atuais, e vamos continuar a ter competição, só espero é por ganhos de ipc na intel que ja não os tem ah anos

17. hug0b0ss

hug0b0ss Banido

Achas ganhos ipc? claro que não com estes problemas todos de vulnerabilidades vais ter é uma queda na performance quando eles derem patch a tudo e se os próximos vierem com hardware fix então nada ipc gains.

18. Pedro_1

Pedro_1 Power Member

Tenho todos os updates de bios/Windows, e em utilização normal "caseira", não notei nenhuma perda de performance. Incluindo em benchmarks

19. erdnagama

erdnagama Power Member

Aqui também não senti nada.

Não quer dizer que a redução em performance não esteja lá.

20. Dark Kaeser

Dark Kaeser Power Member

Intel guts 10nm to get it out the door
    https://semiaccurate.com/2018/08/02/intel-guts-10nm-to-get-it-out-the-door/

Partilhar esta Página