IntelBurnTest 2.54... Quem tem mais GFlops?

lfbb

Power Member
IntelBurnTest 2.54

Ponham na imagem um programa para medir as temperaturas. Eu usei o Core Temp, mas há outros.

i7 3770 @ 3.9 GHz

intelburnt.jpg
 
É engraçado que neste tipo de testes o HT é prejudicial. Obtive estes resultados com HT off:

Peço desculpa de ainda não meter resultados, mas realmente os teus GFops estão um bocado baixos, eu com o mesmo CPU que tu mas a 4.6 tenho em media 108 GFlops...e isto com HT ligado...
 
Independentemente da versão do IBT ( que é um interface um bocado tanga... ) que vocês usem o que interessa é a versão do Linpack. Essa versão é que pode estar mais ou menos optimizada podendo alterar a quantidade de Gflops.
 
fui correr isto no meu portátil e disse que o sistema não está estável...

isso já eu sabia xD
tou mesmo a precisar de um upgrade, mas a troika não deixa :(
 
É engraçado que neste tipo de testes o HT é prejudicial. Obtive estes resultados com HT off:

Neste caso em particular não te sei dizer, talvez seja o que o St0ned disse, mas podes acreditar que o HT prejudica o desempenho em algumas aplicações/jogos. Provavelmente não bem preparadas para HT. Há programas que confudem os cores lógicos com físicos e dão-lhes tarefas que não é suposto, com um core físico ao lado a poder fazer esse trabalho. O VMware, por exemplo, os próprios Devs recomendam desligar o HT (wtf) para ter mais performance. E o BF3 em alguns testes apresentou mais fps com o HT desligado.

Pessoalmente, nunca fui fã do HT, prefiro 6 cores físicos/6 threads do que 4 físicos/8 threads, mas também vai das optimizações (ou falta delas) das aplicações.
 
É preciso ter em conta que durante a utilização de um CPU, o normal é que cerca de 2/3 das unidades de execução do CPU estejam inativas, por não terem trabalho para fazer.
O hyper threading é uma tecnologia que permite que uma thread seja iniciada no pipeline de execução de um CPU, antes de uma primeira thread esteja terminada, ao utilizar unidades de execução do CPU que não estão a ser usadas no momento.
Por causa disto, partes que ficariam normalmente desligadas, passam a ficar ligadas pois estão a fazer trabalho. Isto faz com que as temperaturas e os limites de TDP sejam atingidos mais depressa. No caso de overclock, o HT vai reduzir a capacidade de um chip em fazer OC, pois aquece mais e gasta mais vore.
No caso dos Sandy e IvyBridge, existe uma especie de ECC dentro do chip, que repete os cálculos sempre que estes estejam errados, evitando erros de sistema, sacrificando desempenho e logo reduzindo o valor de GFlos produzidos.
Se aumentares o Vcore deves começar a ter mais estabilidade, mesmo com o HT ligado.

No caso do BF3 o problema do HT era se este fosse usado num sistema que tivesse o SpeedStep desligado. Este erro não aparecia em todos os sistemas, eu nunca o tive, mas sei que pessoas que tiveram este problema conseguiram resolve-lo ativando o Speedstep. Para mais info: Guru3d

A questão do HT e do desempenho que consegue aumentar dependerá sempre de como um programa for feito. Se este for optimizado para usar o pipeline de uma forma mais eficiente, a utilização de HT trará pouco aumento de desempenho, mas fazer isto é complicado e caro e por isso, o HT consegue trazer bons aumentos de desempenho, sem aumentar o numero de transistores de um chip, ficando este mais barato de fazer ou podendo o espaço ser usado para outra unidades ou cache.
 
Última edição:
Back
Topo