Intel's future graphics tech is Power VR

Zarolho

Power Member
Shader-like SGX licensed

INTEL'S NEW
graphics offering is on the way and, as we expected, it'll be based on the on/off Power VR marchitecture.

Intel licensed Imaginations Technologies' SGX programmable Shader core marchitecture and is using it in its G965. These boards and the graphics capability inside are expected to arrive shortly and they will be Vista premium ready.


Intel prevailed in its fight to achieve Vista premium compatibility and is able to finally wave goodbye to ATI’s entry-level chipset. Intel simply doesn’t need it any more.
So some next-generation Intel graphics - possibly even the discrete graphic will certainly be Imagination Technologies' Power VR based.


The next one is Muse, actually stands for Media Unified Shading Engine and is the way to use more of the SGX cores in parallel and make a powerful devices, even the multi-pipeline graphic core.
We expect Intel Power VR offerings to be introduces certainly towards the middle of the next year - if not even earlier

http://www.theinquirer.net/default.aspx?article=33318
 
Boas...

Muito boa noticia...

Sempre apoiei esta tecnologia e foi com pena quando vi a powerVR a se afundar, quando a 3dfx continuava galopante com o voodoo 1 e 2...

No entanto sempre achei que era uma tecnologia com potencial, caso tivesse um parceiro com força que pudesse dar um impulso á mesma...

Vimos que em termos gráficos o powerVR consegue dar cartas, exemplos como maquinas de arcade da sega e mesmo a dreamcast, provaram que é possivel ter boa performance com uma economia de largura de banda interessante.

Neste caso a intel foi esperta e com a merger da amd/ati, arranjou um bom parceiro, que concerteza vai ter um core logic bem mais potente e interessante para apresentar no futuro chipset integrado da intel.

Acredito que este avanço vai permitir alem de ter a performance correcta no vista, um aproveitamento interessante em aplicações 3d...

Vamos ver o que vem por ai...

Para já estou espectante...

Cumprimentos

LPC
 
eu creio que a intel ja tinha usado tecnologia da powerVR no GMA 950.
pelo menos, foi o que se disse quando se falou aqui no lançamento dele.

mas sendo assim, pode-se concluir que isso ja tem um desempenho ao nivel dos X300 onboard que a ATi costuma usar, mas com suporte para windows vista (e eventualmente DX10 como o GMA 950)... o que me parece bom, se calhar até da para uns joguito (not FPS!!)

ja agora, parabéns Lord Paulus Cobris
 
Koncaman disse:
eu creio que a intel ja tinha usado tecnologia da powerVR no GMA 950.
pelo menos, foi o que se disse quando se falou aqui no lançamento dele.

mas sendo assim, pode-se concluir que isso ja tem um desempenho ao nivel dos X300 onboard que a ATi costuma usar, mas com suporte para windows vista (e eventualmente DX10 como o GMA 950)... o que me parece bom, se calhar até da para uns joguito (not FPS!!)

ja agora, parabéns Lord Paulus Cobris

Boas, se eles usarem a tecnologia deles de renderização por tiles e a defered rendering, para poupar largura de banda, é capaz de ainda termos umas surpresas, pois o trabalho será praticamente interno e recorrendo o menos possivel ao bus e á ram...

Vamos ver...

BTW, Obrigado! é verdade hoje sou um pouco mais pequeno!!! :P ai a PDI!!!! 26 já enfiados no C.U.!!!

Cumprimentos

LPC
 
eu comprei uma 3dprophet 4500 (PowerVR kyro II) ha uns tempos atrás, tentado por essa tecnologia... mas fiquei um pouco decepcionado. não sei se o problema era dos drivers, se era mesmo no refinamento da tecnologia, mas aquilo tinha problemas com muitos jogos na altura. aquilo não tinha de forma alguma o rendimento de uma GeForce 2 GTS (que era o que era apregoado pelo fabricante)

para quem não sabe, aquilo basicamente aposta numa tecnologia inteligente, que antecipa o que não vai ser visto pelo utilizador, sendo que esses dados são descartados, e como tal, não faz calculos relacionados com esses dados.
teoricamente a ideia é boa, mas ainda exige algum trabalho em cima. espero que o trabalho que falta seja desenvolvido agora.
 
A intel já usou a tecnologia da PowerVR nos cpus para PDAs (mais especificamente, o chip gráfico 2700G que acompanha os XScale 27x é na prática um MBX lite).
O GMA900 não tem nada a ver com powervr, não é um tiler.


Largura de banda é exactamente a maior falha dos cpus em relação aos gpus, portanto se a intel usasse um tile-based renderer num futuro gpu integrado em cpu, era capaz de conseguir bons resultados.
 
Back
Topo