1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Intel’s Next-Generation “Nehalem” Processors (32nm)

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por CrazyMonkeyTM, 29 de Março de 2007. (Respostas: 10; Visualizações: 1271)

1. CrazyMonkeyTM

CrazyMonkeyTM Banido

Intel’s Next-Generation “Nehalem” Processors to Feature Graphics Core, Memory Controller.

Intel Corp., the biggest maker of x86 microprocessors in the world, on Wednesday unveiled previously unknown details about its forthcoming microprocessors which are expected to be produced in 2008. The new chips code-named Nehalem will not only have new micro-architecture, but will also use new platform architecture and feature built-in memory controllers as well as graphics cores.

The first mentions about Nehalem processors and micro-architecture were made in 2002 and at that time it was believed that the chip would succeed the NetBurst micro-architecture sometime in 2006 – 2007 timeframe. However, at some point the company decided to spend more time with the drawing board and development of the next-generation micro-architecture took quite a long time, which made the world’s largest chipmaker to come up with the Core 2 chips, which were still much faster compared to those based on the NetBurst micro-architecture. But next year Intel’s Nehalem is set to shine, as currently it seems that Nehalem is more than just a new micro-architecture, it is a fully-new concept for both microprocessors and platforms.
    Intel claims that Nehalem as well as Westmere central processing units will use a new platform architecture and while the company does not directly state it, the new platform will hardly use processor system busses, but rather will feature point-to-point serial bus (which is currently referred to as Common Serial Bus or CSI) similar to Hyper-Transport or PCI Express.
    The Nehalem chips themselves, as well as their derivatives, will feature so-called dynamically scalable architecture, which means that Intel will be able to tailor its processor designs according to needs of various market segments. It remains to be seen whether the company plans to create multi-chip modules, thanks to high-speed serial point-to-point bus, or would rather tailor its monolithic chips easily enough to offer a very broad lineup of solutions.
    Intel says that Nehalem processors will have from one to eight (or even more) cores, each of which will support simultaneous multi-threading capability akin to the well-known Hyper-Threading. The company does not go into details and reveal whether all Nehalem central processing units will have monolithic of multi-chip designs, but says that the processors will have shared caches, which points to at lease a number of monolithic implementations in the lineup.
    Another important innovation of Nehalem architecture is on-chip memory controller, something available now on microprocessors by Advanced Micro Devices.
    But, perhaps, the most important feature of Nehalem will be “high performance integrated graphics” core on certain Nehalem designs, which, in conjunction with CSI, on-chip memory controller and some other innovations of Nehalem, will allow the company to create very small mobile and pretty powerful, yet cost-efficient, microprocessors for mainstream markets.
    Intel plans to start production of various Nehalem processors using high-k 45nm process technology in 2008, whereas in 2009 the company intends to manufacture Nehalem-derivative code-named Westmere using 32nm fabrication process.

Fonte: http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20070328135645.html

2. Kursk_crash

Kursk_crash Banido

Exacto..pessoal daqui a dizer que o Fusion eram só sonhos sem nexo.. e que não interessava e tal..

e eis que o nehalem é parecido..

acho bem..boas ideias podem e DEVEM ser copiadas

3. Ansatsu

Ansatsu Power Member

devem ser copiadas? Só porque a AMD anunciou primeiro? lol

Sabes lá há quanto tempo não está a Intel a preparar isto... Achas que isso se faz em 1 ano? Leva bastante anos a fazer este tipo de arquiteturas ;)

E eu continuo á espera, quero ver se este tipo de soluções é para low end, ou se consegue competir contra um CPU dedicado + GPU dedicada.

4. Kursk_crash

Kursk_crash Banido

Exacto..acabaste por não dizer nada de jeito no teu post..

caso pra dizer,

Isn't a good idea, until is our ideia..then is a great ideia..

Neste momento sabe-se menos do nehalem que do fusion...
    portanto ...

5. Ansatsu

Ansatsu Power Member

E?

Antes do Core 2 Duo sair, já se sabia mto mais do K8L do que do core2duo. E um já está cá há meses e sempre a pontuar e o k8L agora K140 nem se cheira.

E algo me diz que este processador da Intel vai sair bem primeiro que o Fusion da AMD.

E como eu disse, para mim essa solução é para low.ends, não em acredito minimamente que bate um CPU de topo + uma GPU de topo.

6. Zarolho

Zarolho Power Member

Eu acho que a informação recentemente disponivel sobre o Nehalem, já é suficiente para termos a percepção da "maravilha" que vem ai... :wow:

7. Kursk_crash

Kursk_crash Banido

maravilha ??

Quando saiu a info do Fusion é de que iria servir de pouco..que era complicado..que era não sei quê.. e mais não sei quê.. que não iria dar certo.. que o mercado já tin ha tentado isso á 10 anos trás e falhado..

e agora, é maravilha ??

isso de virar a camisola como quem muda de meias é sempre a mesma coisa..

8. Zarolho

Zarolho Power Member

Agora fizeste-me recuar 1 ano atrás... Estavamos a poucos meses do lançamento do Conroe e já havia indicações claras sobre a capacidade destes sobre a concorrência e os CPUs da altura...

Eu por acaso recordo-me bem da tua opinião e postura...

Oh tempo... Volta para trás!... :-D

9. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Segundo o documento:

Isto é um bomba para a Nvidia. Ou inventam uma coisa qualquer rápido, ou daqui a 2 anos vê a AMD e a Intel a comerem-lhe o mercado que representa uns 90% das vendas da Nvidia que é o Mid e Low-end.
    Claramente estas soluçoes de CPU/GPU vao imediatamente ganhar o mercado mobile a uma velocidade gigantesca, evoluindo depois para os desktop.

Não sei se vai ser uma maravilha ou não, dependendo da implementação mas sabendo que a AMD tem a ATI atrás nao é muito dificil advinhar que a AMD pode fazer muito mais numa escala muito maior....

Alias os GPU´s da ATI neste momento executam folding e executam código em C e C++ a uma velocidade alucinante coisa que a Intel nem sequer sonha.
    http://www.theinquirer.net/default.aspx?article=38533
    http://www.peakstreaminc.com/product/free_trial_download.php

O desenvolvimento dos GPU´s ATI já está a um nível tão avançado que é completamente impossível a Intel chegar lá. Até a Nvidia com a 8800 e o tal "Cuda" neste momento ainda não tem nada....
    A AMD neste momento com o desenvolvimento que houver até 2008 praticamente ja so precisa de "juntar as peças" porque todo o trabalho arquitectural e implementação ja vem feito muito de trás.
    Inclusive já a generalização de aplicações que tiram partido dos GPU´s. Em entrando o Fusion no mercado, está como peixe na água.

Última edição pelo moderador: 30 de Março de 2007
  10. Zarolho

Zarolho Power Member

Se considerarmos e acreditarmos que a AMD vai ter resposta altura do Nehalem com o K10, então é facil acreditar também que a AMD também vai ter "maravilhas" no mercado. Logo nós consumidores estamos já a ganhar...

O teu problema tal como alguns por aqui, na minha opinião é que ajuizam e entram em suposições ridiculas e parciais como se esta industria seja tão previsivel como uma simples soma de 2+2=4.

11. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Sobre a AMD não é nenhuma suposição porque ja tem soluções a funcionar. Aquela máquina que a peakstreaminc apresenta a correr software que tiram proveito do GPGPU é simplesmente fantástico. Nem imagino o dinheiro que a AMD vai começar a fazer com máquinas destas.
    Acabavam-se os Time Limit Exceed do mooshack dos meus programas em 2 tempos :D
    Vou mandar o link ao professor dos concursos de programação la do Dei, para ver se arranja uma máquina daquelas la para o Departamento :002:

Sobre a Intel é uma suposição, mas axo que é bastante claro que a Intel a nível de GPU´s nao poderá fazer muito contra a ATI tendo esta ja soluções no mercado.

Partilhar esta Página