Intel's "Penryn" Mobile Processor Schedule Revealed

mascarilha

I folded Myself
Intel's "Penryn" Mobile Processor Schedule Revealed

Model numbers for Intel's upcoming mobile chips leaked

Intel shows no signs of slowing down when it comes to its mobile processors. Intel's Core-based architecture has being doing remarkably well in the marketplace with Celeron-M, Pentium Dual Core, Core 2 Duo and Core 2 Extreme processors covering the vast spectrum between budget and high-end notebooks.

Intel will up the ante again on January 6, 2008 with its new 45nm Penryn-based Core 2 Duo and Core 2 Extreme dual core processors.

It's highly plausible that the chips could make their first appearance at CES 2008 (January 7, 2008) with further unveils at MacWorld 2008 in Apple’s oft-rumored tablet, revamped MacBook Pros or refreshed iMac desktops.

Apple's current MacBook Pro makes use of the Core 2 Duo T7500, T7700 and T7800 65nm Merom processors which will be phased out in favor of the new T8300, T9300 and T9500. Likewise, the current iMac uses Core 2 Duo T7250, T7700 and Core 2 Extreme X7900 processors which are being replaced by the T8100, T9300 and X9000.

mobile45nmpenryn.jpg



Apple isn't the only company that stands to benefit from the new Penryn-based notebook chips -- expect a slew of announcement from PC manufacturers on new or revamped notebooks features the faster, cooler-running processors.

Initial Penryn mobile processors will launch exclusively with a 35W thermal envelope. Existing Merom mobile processors (T7000-series) also fit inside the 35W envelope at standard voltage. However, with the Montevina Centrino refresh in the second half of 2008, new Penryn mobile processors will receive a 25W TDP rating instead.

Looking further into the future, Q3 will see the addition of another group of 45nm Penryn-based processors using Intel's Montevina platform. These processors will feature 6MB of L2 cache in Core 2 Duo form and 12MB of cache for Core 2 Extreme models -- both will feature 1066MHz FSBs along with support for DDR3 memory.

Source: DailyTech


:thumbsup:
 
Interessante deve demorar um pouco a fazer os "Santa Rosa" a desaparecer e os primeiros a aparecerem devem ser as versões de 3MB que é menos que muitos Santa Rosa (como o meu T7500) têm (4MB).
 
Nao era suposto ser quad core? sorry eu nao percebo muito de informatica, tenho o meu portatilzinho penso comprar um novo em 2009 ou 2008 quando houver usb3 e quad-core
 
o problema disto tudo, é que depois é complicado arranjar uma loja tuga a vender apenas o cpu para o portatil...

No meu caso é perfeito. Como ando interessado num laptop novo (apesar de não ser num futuro imediato), estes T9x00 parecem ser excelentes. Não estará na calha outro chipset, um G35M, ou do género?
 
pelo que sei os santa rosa serão capazes de user esses novos processadores apenas com uma actualização da bios. pelo menos para um acer 5920g será possivel pelo que sei. esperar para ver :D.

cumps
 
pelo que sei os santa rosa serão capazes de user esses novos processadores apenas com uma actualização da bios. pelo menos para um acer 5920g será possivel pelo que sei. esperar para ver :D.

cumps

Ías gastar muito dinheiro no upgrade (as CPU's de portáteis não são tao baratas e fáceis de encontrar como as CPU's de desktops) e ficar com uma performance real que não será assim tão distante dos actuais Core 2, especialmente se for um modelo da série T7xxx com 4MB de L2.
 
por min o upgrade justifica-se se for notorio o aumento de autonomia e mais performance...
eu ponderava caso arranja-se comprador para o meu C2D t7500.... isto porque tenciono nao comprar novo portatil por alguns/muitos anos....
 
Então quer dizer que o T9300 só vem para o Q3 2008?

Já agora a quem tiver ideia e me puder dizer, entre um T7700 e um T8300, qual deles é superior?
 
O T7700 em desempenho deve ser superior (4MB vs 3 do T8300). Em bateria, deve ser inferior (45nm vs 65nm do T7700)

Não percebo nada da poda, mas não sei se será bem assim... Os penryn têm um FSB superior, mais umas instruções e suportam (via Montevina) DDR3. Se calhar, ponderando tudo isto o T8300 deverá ser tão ou mais rápido que o T7700. Aliás, não faz muito sentido a Intel lançar processadores que de uma forma genérica são mais lentos que a geração anterior, para os mesmos clocks. Isso levaria os consumidores a optarem pelas gerações anteriores, tanto mais que a diferença de consumos entre uma geração de CPUs e outra não deverá ser tão grande qt se pensa. Não te esqueças que o CPU não é dos componentes que mais energia consome, isso é o ecran. Julgo que alguém já colocou aqui q o consumo energético do CPU no consumo total de um portátil ronda os 25%-30%. Se pensares que estes CPUs consomem menos uns 25% (acho eu...), tens 25%*30%=7.5% de diminuição global de consumo energético. Numa hora são cerca de 5 minutos, ou seja, é muito pouco. Mesmo que sejam 10m continua a ser muito pouco.
 
Última edição:
por min o upgrade justifica-se se for notorio o aumento de autonomia e mais performance...
eu ponderava caso arranja-se comprador para o meu C2D t7500.... isto porque tenciono nao comprar novo portatil por alguns/muitos anos....

Tens comprador para o teu T7500. Vê a caixa de PMs sffv. :)
 
Back
Topo