Interesse da criação de um negócio

Joker1903

Membro
Boa tarde a todos, é o seguinte, estou interessado em fazer um negocio de gaming para venda de jogos, consolas, etc. com loja fisica ja em vista, no entanto para vos ser sincero não estou muito dentro do mercado, não tenho muito a noção do que é, tanto a nivel de fornecedores (nao sei onde os encontrar) e lucros a ter perante os preços dos mesmos. Alguem que tenha mais noção em relaçao a isto que me possa ajudar? Estou um pouco perdido apesar de adorar o gaming, nao tenho noçao do que É a nivel de negocio, desde já obrigado a quem me poder dar umas luzes em relaçao a este tipo de negocio
 
muito honestamente esquece isso, é um mercado com tanta concorreria isso era um negocio condenado logo à nascença, hoje é fácil adquirir jogos nas lojas online das consolas e físicos para quem quiser a preços acessíveis em lojas online dentro e fora de portugal já para não falar das grandes superfícies que vendem os títulos quando saem, e venda de consolas então é o ver se te havias...

porque é que julgas que não existe esse tipo de lojas...
 
Acrescento ainda algo ao que já disseram (ao qual concordo a 100%): Não te metas num negócio no qual não percebas nada, seja jogos ou qualquer outra coisa. O facto de gostarmos de algo não nos ajuda em nada, pelo contrário...até podes deixar de gostar por adicionares stress a algo que gostas.
 
Reitero o que foi dito, tu próprio dizes que não percebes nada do negócio, logo num ramo já de si bastante difícil devido à concorrência será impossível conseguires ter sucesso.
 
Concordo com o que foi dito acima e acrescento o facto das grandes lojas como a Worten estarem quase de 15 em 15 dias a fazer promoções de leve 3 pague 2 e afins, até para eles deve ser difícil manter as vendas.
 
E têm volume para conseguir negociar melhores preços, as lojas de gaming que se vão vendo fazem parte de cadeias de lojas e mesmo assim.
Acresce os custos de inventário (duvido que façam à consignação), e o valor de stock de um produto que vai desvalorizando rapidamente ao longo do tempo.

Só para meter stock na loja é uma fortuna, imagina 5 unidades de 20 títulos a 69€, 8 unidades de 30 títulos a 39€, 10 unidades de 30 títulos a 20 €, tinhas uma loja mal recheada pois a dividir por 4 plataformas é muito pouco, e imaginando uma margem de lucro de 50% (duvido que seja isto) mesmo assim tinhas 11000€ empatados só nos jogos.
 
É um negócio demasiado arriscado, acho que o principal já foi dito. O senhor corre/corria o risco de ficar a arder, passando pouco tempo.
 
Se nos USA, a GameStop que era uma cadeia enorme de lojas está à beira da falencia... não te metas nisso cá em PT. Seria enterrar dinheiro até ao fecho inevitável uns meses depois.
 
Se nos USA, a GameStop que era uma cadeia enorme de lojas está à beira da falencia... não te metas nisso cá em PT. Seria enterrar dinheiro até ao fecho inevitável uns meses depois.
Eu nem sei como a GR aguenta. Antes haviam bastante lojas agora nem por isso e cada vez a tendência tem a diminuir. Isto aliado aos preços dos jogos vs a situação do nosso país. Muitos que gostam de coleccionar e compram físico aproveitam sempre promoções, usados e a vir de fora.
 
Como já disseram, ir para um negócio destes por muito boa que seja a paixão e gosto pela coisa, isso por si só não chega. Além do conhecimento, a zona também conta muito, ou fica num sitio onde esta lojas não existem e até pode dar. Ou então é muito complicado.
 
Última edição pelo moderador:
Se te dedicares ao retro até pode dar mas mais que o jogo em sí são as máquinas, fazer máquinas ou alterá-las etc.
Por esse lado até lhe vejo potencial, mas tens um problema as modas agora existe uma auge de retro mercado e o que existe é pouco para o tanto que querem os possíveis compradores etc.

Nos anos 90 havia uma grande quantidade de lojas nos grandes centros que vendiam consolas foram desaparecendo, agora as poucas que há têm fila para compras ou recuperação de consolas por exemplo.

A Tecvia por exemplo é uma dessas lojas, vista como um templo do videojogo em Espanha, uma dessas poucas lojas que chegou até hoje, é um negócio muito volátil e muito de modas e os stocks são de dificil gestão.

https://www.tecviajuegos.com/

Mas claro existe sempre certo ponto de uso como negócio basta veres a quantidade de pessoas que por exemplo faz máquinas arcade com Raspberrys, ou que quer ressuscitar uma Game Gear ou Nes, ou quer alterar uma PS2, ou quer reviver um cartucho de jogo avariado etc ... pela zona do retro existe um potencial.

Tanto assim é que empresas como a Atgames vivem disso por exemplo agora segundo vi no youtube vão lançar máquinas arcade tamanho real no mercado.

https://arstechnica.com/gaming/2019...ends-arcade-cabinet-could-thread-that-needle/

Deixo videos da Tecvia.

[youtube]

[youtube]

Tudo isso dito, no geral opino como os demais acima se tens desconhecimento do sector, se não dominas as questões técnicas de reparação, solda, montagem de consolas, será difícil obter sucesso porque fora do que é a massificação do video-jogo (woltens, distribuidores) o único factor que apresenta potencial pelo interesse dos últimos anos é o nicho do retro e dos coleccionistas e para ter stock coleccionista o tempo já passou tinha de ter sido feito no tempo de vida das antigas consolas (stock jogos, stock componentes) quem poderia adivinhar... No entanto o retro parece ser um potencial negócio mas ao alcance de poucos que por alguma razão dispõem de recursos técnicos e stock antigo.
 
Última edição:
Back
Topo