1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Interface de rede movel com rede fixa

Discussão em 'Telemóveis' iniciada por Koncaman, 10 de Novembro de 2007. (Respostas: 5; Visualizações: 3298)

1. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

Boas pessoal

Comecei recentemente a trabalhar em telecomunicações, e estava aqui à procura de sistemas que possibilitem o interface da rede movel com a rede fixa.

Um interface deste tipo, deve permitir ligar a rede fixa de uma casa, a uma rede movel, sem trocar de telefones.
    A pessoa mete um cartão SIM no interface, liga o interface à rede fixa de casa, e desliga a casa da rede da fixa. É facil perceber qual é o interesse disto.

Ora bem, as minhas pesquisas pelo google, ja me permitiram encontrar qualquer coisa. Os brazileiros, pelos vistos usam muito este tipo de soluções.

No entanto, como um dos produtos que tenho vendido é o optimus home, o interesse de um interface deste tipo torna-se evidente.
    Muitas pessoas resistem à substituição do telefone fixo, por um telefone movel, ou por deixarem de poder ter mais que um telefone em casa, ou porque não conseguem ouvir o telefone, enfim... uma serie de coisas.
    a Sonae não disponibiliza nenhum equipamento deste tipo, mas tenho quase a certeza que este tipo de interfaces existem no mercado, nem que seja em soluções tipo RDIS (conheço centrais RDIS [da Beltronica, se interessar a alguém] que são capazes de telefonar sem usar a rede fixa, mas essas soluções são evidentemente dispendiosas)

Eu gostava de saber se este tipo de equipamento se vende ca em portugal, e gostava de saber se posso ter esperanças em encontrar um dispositivo deste tipo até valores na ordem dos 100€

obrigado desde ja.

Última edição: 10 de Novembro de 2007
  2. turbilha0

turbilha0 Banido

Existe um equipamento: o SAGEM RL300, à venda na Vodafone Casa (por €79.90) e no Optimus Home.

Permite ligar um telefone tradicional (ficha RJ-11) a esta caixa, que no fundo é um telemóvel GSM com um cartão SIM.

+ info em http://www.sagem.com/index.php?id=1161&L=0
    e http://software.stoitsov.com/img/gsm/fl_RL300.pdf

Para ligar à rede de casa, não sei como tens isso ligado: se já tens um Armário de Telecomunicações ATI ou se ainda é um fio da PT que entra em casa e liga ás outras tomadas da casa).
    — se tiveres um ATI, basta teres um par de cobre em que numa das pontas é cravada uma ficha RJ-11 e que liga ao RL300 e na outra ligas ao primário do ATI;
    — Se tiveres uma instalação "à antiga" será mais complicado, pois depende do fio usado. Se for um simples fio de par de cobre para uma simples tomada, derivando outras a partir da primeira, podes desligar o fio que liga ao derivador da PT (no meu caso uma caixa redonda) e cravar-lhe uma ficha RJ-11, ligando esta ao Sagem. Se tiveres vários fios de várias tomadas a ligar ao derivador da PT, terás de fazer uma marosca, juntando os vários pares num dado de junção e ligando a um fio com uma ficha RJ-11 na outra pobnta, que vai ligar ao Sagem.

Deende agora é do operador GSM que escolheres, visto que estas caixas estão bloqueadas ou à Vodafone ou á Optimus.

Última edição: 11 de Novembro de 2007
  3. turbilha0

turbilha0 Banido

Adicionado: tens mesmo a certeza que a Optimus não tem uma coisa destas??? Eu parecia-me ter visto isto na Optimus do Colombo... Não reparei no preço.

O site do Optimus Home é que precisava de uma remodelação...

4. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

Agradeço-te imenso a informação, porque seria precisamente uma coisa dessas que au andava à procura, e principalmente nessa gama de preço. o que tinha encontrado até agora, andava na casa dos 150€

De facto, não tenho conhecimento de haver gateway gsm disponibilizada pela optimus.

A solução mais recorrente tem sido optar por um telefone mais "tradicional", que é o GDP 02.

Mas uma GSM Gatway, era de facto a solução da minha preferencia.
    Acredito que esse tipo de prodtos comece a aparecer com mais frequencia no mercado. Mas vou procurar melhor, sendo assim.

As instalações que encontro mais habitualmente, são instalações com tomadas em paralelo... a ideia era desligar a linha fixa da PT, e passar a alimentar o circuito das tomadas, com a saida da RJ11 da Gateway GSM. espero que a saida tenha cabedal para por pelo menos 2 telefones a tocar.

A minha preferencia era encontrar uma Gateway bloqueada ào home... mas se puder ser desbloqueada (comprada directamente ao fabricante) também ha de servir

Obrigado

Última edição: 11 de Novembro de 2007
  5. turbilha0

turbilha0 Banido

De nada!

Quanto ao equipamento, achava por bem ires a uma loja da Optimus (oficial, não das lojas autorizadas) ou, se trabalhas num revendedor ligares para a linha de apoio a agentes: certamente eles têm agora isso à venda.
    De qualquer das formas posso tentar passar amanhã pelo Colombo ou pelo Vasco da Gama para saber mais informações - contudo tenho a certeza que esse equipamento já está disponível em Optimus Home.

6. turbilha0

turbilha0 Banido

Boas notícias, Koncaman:
    Passei hoje pela Loja Optimus do Vasco da Gama e...

Nao perguntei nada, mas dá para ver que o preço é o mesmo que na Vodafone.
    Boas Compras!

Partilhar esta Página