Interferência no sinal de TV, HELP!

Moliko

Power Member
Boas

Estou com um problema e não queria chamar o ppl da tvcabo porque acho que o prob é meu :)

Tenho um cabo de TV ligado a uma Powerbox, em que o video é enviado para um projector de tecto e o audio para uma mesa de mistura, que depois saí para um amplificador e daí para as colunas.

Mas tou com um problema. Sempre que o cabo da antena está ligado à Powerbox tenho interferências na imagem, com umas pequenas barras horizontas que esbranquiçam a imagem.

Este tipo de interferência até afecta o leitor de dvd :wow: Ex: tou a ver um dvd que tem o video a sair para o projector e o audio directamente ao amplificador. Ligo a Powerbox só com a alimentação (transformador) e o cabo da antena (sem qualquer ligação de audio à mesa de mistura ou de video ao projector) e tb tenho as barras horizontais na imagem.. desligo o cabo da antena e a imagem fica perfeita no DVD :wow: isto sem haver qualquer tipo de conexão entre a powerbox e o leitor de DVD, apenas partilham a mesma tomada de electricidade. Daí penso que esteja a haver alguma interferência electrica no meio disto tudo... a tomada tem ligação terra. Será que existe algum "filtro" que me resolva isto?

BTW o sinal da Powerbox está a 90% em todos os canais. A powerbox sem o cabo de antena dá uma imagem perfeita (aquela mira técnica da box). Mal lhe encosto o cabo da antena aparecem logo as barritas esbranquiçadas horizontais >(

Se não fui muito explicito, por favor perguntem à vontade! Só peço uma ajudinha. Obrigado desde já.
 
Usas uma conexão em forma de T para distribuir o sinal de antena? Essa tal peça em T é uma peça de plastico? É que existem peças para conexões metálicas algo pesadas que tem lá dentro uns condesadores ou coisas assim e que dão uma imagem limpa sem problemas......

Eu ao usar uma T de conexão de plastico tive problemas de imagem....mas depois mudei para a tal peça e volilá resolvi.
 
Não há T's envolvidos no cabo de antena.. tem é uma união no meio porque teve de se fazer uma extensão do cabo e a união é daquelas metálicas em rosca (estilo as ligações de antena aos cablemodems da netcabo).

O esquema da ligação é o seguinte (o jeito no Paint não é grande :) )

1sy0.jpg


*Atenção* apesar de no esquema estarem 2 fontes de video ligadas ao mesmo sitio, na realidade é apenas 1 cabo que eu alterno quando quero ver TV ou DVD. No futuro irá ter 1 selector mas primeiro tenho de resolver este problema.
 
Pequena nota: Apesar de no esquema haver sempre um elemento que interliga todos os aparelhos (a mesa de mistura), mesmo desligando o cabo de audio que liga a powerbox à mesa de mistura continuo a ter as interferências quando estou a ver DVD... o que me leva a pensar que o problema reside na parte da electricidade e/ou no próprio sinal da antena.
 
que tipo de cabos estás a usar para ligar a powerbox e o leitor de dvd's ao projector ?

Cabo RGB? É aqueles que são iguais aos RCA de audio mas amarelos (que no meu caso são dourados porque são daqueles banhados a ouro? ) na powerbox uso um adaptador de SCART para RCA.


Experimenta desligar da corrente a powerbox mas deixa o cabo de antena la ligado a ver se a interferencia continua la.

A VER DVD:
Se tiver tudo montadinho como está no esquema, ao desligar a corrente da powerbox mantem-se as barras horizontais brancas na imagem do dvd. Se de seguida desligar a saída de audio da powerbox a interferência desaparece... porque deixa de haver qualquer ligação da powerbox ao resto do sistema.

A VER TV:
Se tiver a ver tv e desligar a antena as barras desaparecem.. e fico com aquela mira técnica da box a dizer que não há sinal blá blá blá, mas sem qualquer interferência.
 
Última edição:
Isso parece-me ser um problema de massa,tens ligação a terra na tomada?quais os aparelhos que teem terra na ficha da alimentação?
Ja agora experimenta afastar a power box dos outros aparelhos e ve que acontece,as barras são horizontais tipo uma clara e outra mais escura alternadamente?
Experimenta tb em vez de enfiares o cabo de antena na power box encosta so a parte da massa.
 
Última edição:
Update:

De facto era um problema de massa. Ao encostar apenas a massa do cabo da tvcabo apareciam logo as barras, abri a ficha, removi toda aquela malha que faz de massa e ficou apenas o fio condutor central... liguei e pronto.. foram-se as barras :) Agora a pergunta é: qual é o mal de ter retirado essa malha? A powerbox fica sujeita a algum risco? estilo algum pico q venha pelo cabo de TV? (sorry pela pergunta mas é mesmo noobice neste campo)

Nenhum aparelho tem ligação de terra, apesar de a tomada ter. O amplificador tem uma cena atrás para ligar o GROUND mas ainda não liguei porque vou ter de fazer um cabo só com o fio de terra para ligar nessa parte e assim ligar à tomada da electricidade.

Liguei o DVD à Powerbox por SCART, assim poupo a compra do selector de video. Agora surgiu outro prob: quando tou a ver TV e ligo o DVD ele muda logo para o DVD, mas se sem querer carregar num botão do comando da powerbox ele volta à TV e depois não consigo mudar para DVD... o comando da powerbox tem lá um botão TV/AV mas por baixo do mesmo botão diz TV/Radio e sempre que carrego nesse botão ela alterna entre TV e Rádio e nunca entre TV e AV... tenho de carregar noutro botão antes? é que perdi o manual da box por isso não sei como se faz:007:
E outra coisa: o som do DVD vem pelo cabo SCART mas depois eu quero que ele saía pelas saídas RCA da powerbox... onde é que posso configurar? é que só me saí som pela saída SCART da powerbox... e eu quero a saída RCA para ligar directamente à mesa de mistura

Gatohumano, muito obrigado pela ajuda e agradeço que me possas ajudar no resto desta minha cruzada :)
 
Bem,ao desligares a malha do cabo alem de diminuires o sinal estas mais sujeito a interferencias externas,quanto a estragar não.

Ok obrigado. Mas neste caso com a malha tenho muita interferência.. prefiro sem malha e ter uma imagem sem as barras. Até agora ainda não notei interferências externas.
Em relação ao meu prob do comando da Powerbox, parece que a indicação de TV/AV está lá só para enfeitar. Um amigo meu que tb tem uma powerbox disse-me que tb não funciona na dele.... paciência :(
 
Liguei o DVD à Powerbox por SCART, assim poupo a compra do selector de video. Agora surgiu outro prob: quando tou a ver TV e ligo o DVD ele muda logo para o DVD, mas se sem querer carregar num botão do comando da powerbox ele volta à TV e depois não consigo mudar para DVD... o comando da powerbox tem lá um botão TV/AV mas por baixo do mesmo botão diz TV/Radio e sempre que carrego nesse botão ela alterna entre TV e Rádio e nunca entre TV e AV... tenho de carregar noutro botão antes? é que perdi o manual da box por isso não sei como se faz:007:
E outra coisa: o som do DVD vem pelo cabo SCART mas depois eu quero que ele saía pelas saídas RCA da powerbox... onde é que posso configurar? é que só me saí som pela saída SCART da powerbox... e eu quero a saída RCA para ligar directamente à mesa de mistura
/quote]


Essa função é feita por um dos pinos da ficha SCART, se não queres que isso aconteça podes simplesmente desligar o pino sem que isso afecte a imagem.
Não tenho a certeza pq. agora não consegui voltar a encontrar a página onde li isso, mas penso que é o pino 16 (no SCART), não sei se se pode simplesmente desligar o cabo ou se terás que enfiar em serie uma resistência, porque acho que a comutação que é feita nesse pino não é simplesmente on/off, tem vários resultados dependendo da voltagem.
 
Eu até não me importo que ele comute para o AV automaticamente... agora eu gostava era de conseguir fazê-lo manualmente com o comando da box... e pura e simplesmente não dá :(
 
Tá. Sobre a box já não opino, nunca mexi em nenhuma, nem sei se ela tem essa funcionalidade ou se está simplesmente escrito no comando...
 
net ou telefone ou tv

boas tenho um problema semelhante tenho um fio da tv cabo que vem da tomada principal para o meu quarto que depois é distribuido num T para o quarto ao lado onde tenho um pc de secretaria e um telefone tambem da zon e no meu quarto tenho uma tv com powerbox só que sempre que a internet é utilizada ou o telefone o sinal da tv da powerbox fica tdo bem ..lixado lol cheio de ruido e "quadradinhos"na imagem mas so acontece mesmo com a utilizaçao da net ou do telefone de resto o sinal da powerbox ta uma maravilha..alguem que me possa dar uma luzinha ao problema lol
 
Boas.
Estou com um problema semelhante a esse. Antes tinha o zonhub na sala e no meu quarto uma box e lcd, funcionava tudo bem. Agora meti o zonhub no quarto e o que acontece é que sempre que a net esta a ser utilizada (basta fazer refresh numa pagina) faz interferencia na televisao. Aparecem uma barras/quadrados.

Alguma sugestao de onde vem esta interferencia?

Cumps.
 
Back
Topo