Interferencias sinal tvcabo provocadas pelo plasma!!!

Balthar

Power Member
Pois, parece que não á bela sem senão.

Estranhamente acabei de descobrir que a causa das interferencias no sinal analogico da tvcabo é o plasma.

Quando adquiri o plasma notei que ligando ao sintonizador digital em alguns canais me aparecia umas linhas brancas meio transparentes a deslocarem-se de baixo para cima. Pensando que seria um problema de sinal, aluguei uma segunda powerrbox e as interferencias na imagem do plasma acabaram ( pensava eu ). Ontem ao ver uma tv crt ligada por analogico reparei que também tinha as mesmas linhas brancas, decidi procurar a causa do problema.
Após algumas horas de investigação, na caixa da tvcabo de casa, nas varias tomadas, etc, cheguei á conclusão que a causa é mesmo o Plasma ( 507XD ) que por alguma razao que desconheço também contamina as restantes tv's. O mais estranho é que mesmo tendo ligado a powerbox ao plasma apenas por scart o problema mantem-se. Se desligar o plasma da corrente, ou a scart do plasma, o problema desaparece. Ou seja não posso ter nenhuma ligação ainda que indirecta, do plasma ao cabo coaxial da tv.

Hoje ainda comprei um cabo coaxial com supressores de interferencias da profigold, mas o problema subsiste. Já só me resta trocar o cabo que vai do escritorio para a sala ( trata-se de uma extensão DIY ) por um de melhor qualidade a ver se o problema desaparece.

E não me parece que seja problema do meu Plasma porque enquanto não me entregaram o meu tive um igual emprestado pela loja e o problema era igual.

Se alguém souber o que possa ser agradeço, não é que tenha intenções de ver muita tv no plasma ( á excepção de um ou outro jogo de futebol ), aliás na altura ainda ponderei comprar apenas um painel profissional sem sintonizador, mas gostava de descobrir o que raio se passa com o sinal.

Por curiosidade a powerbox acusava ligada ao plasma na sala entre 26db e 30db de sinal dependendo do canal, o que é bastante razoavel visto que na sala de cima ( mais perto do distribuidor do sinal ), tenho entre 28db e 35db.
 
Experimenta colocar ferrites nos cabos coaxiais e de corrente (plasma e PB). Costuma resolver interferências de sinais de TV.

É capaz de haver na Radipeças (Laranjeiro).
 
Já experimentei de tudo, ligar o plasma directamente á entrada da tvcabo em casa, liguei com um cabo profigold com dois filtros ( penso que ferrites )e continua a fazer a mesma coisa se bem que um pouco menos ( parece, já nem tenho certezas ).

Que se lixe, com a powerbox funciona sem interferencias no plasma por isso siga, mas lá que é estranho é. Parece ser mesmo o plasma que provoca as interferencias no sinal analogico da Tv. O mais engraçado é que alguns canais não têm problema enquanto que noutros sim.
 
O meu trazia uma ferrite para por no cabo de alimentação onde se liga ao plasma. O estranho é que até mudei de sitio, e aparentemente estar lá a ferrite ou não não influncia no meu problema.

Hoje tenho que experimentar desligar tudo em casa da corrente menos o plasma e ver se melhora, se sim, talvez tenha que adquirir um "power conditioner" para eliminar ou pelo menos minimizar possiveis problemas na corrente electrica. O estranho é que isto só me acontece no plasma ou com ele ligado/stand by. As outras Tv's não me fazem isto, se bem que são antigos CRT.

O plasma que tive emprestado também fazia o mesmo, e na loja ligado á cabovisão não me lembro de ter este problema.

Edit: Surgiu-me agora esta duvida? Será pelo facto de a tomada não ter terra ( ainda não confirmei se tem ou não ) mas se não tiver vou experimentar uma extensão a uma tomada que tenha a ver se o problema desaparece.
 
Última edição:
Finalmente consegui "descobrir", ou pelo menos acabar com o problema.

Não posso ter o plasma ligado á terra, ou seja uma vez que a tomada tem terra ( E decidi investigar porque pensava que não tinha, e já que tinha aberto a tomado também lembrei-me de experimentar sem terra ), uso uma segunda tomada ligada a primeira com supressor de picos onde na segunda tomada arranquei numa das fichas os conectores de terra e voilá, imagem 0 interferencias.

Agora, tenho algum receio de não ter o plasma ligado directamente á terra. Será que o problema é da massa no cabo coaxial da tv??? Resta-me comprar um "filtro ground breaker" para ver se posso então ligar o plasma a uma tomada com terra.

De qualquer forma vou enviar um mail á pioneer a perguntar se não faz "muito mal" ter o plasma ligado sem terra.

Edit: Após "exaustiva" investigação pela net descobri que o meu problema tem nome: "ground loop" no meu caso provocado pela tomada da tvcabo que ao ter uma terra diferente da corrente electrica de casa, faz interferencias na imagem e noutros casos no som tipo um "hummmmm" ( agora descobri o raio do som que o homecinema da sala de cima faz de vez em quando ). Basicamente e pelo que percebi ao ter duas terras diferentes ligadas entre si com geram interferencias. Resta saber de a tvcabo e os seus tecnicos tém filtros para eliminar isto, ou vou ter que mandar vir um de fora, visto precisar um que vá até aos 1300mhz senão corro o risco de o cable modem se passar tal como as powerbox's. Um filtro destes custa por volta de 80 dolares já com portes o que dará mais ou menos 55€, o meu problema são possiveis taxas alfandegárias, é que não consigo encontrar cá á venda destes com 1300, apenas encontrei de 1000mhz.
 
Última edição:
Back
Topo