[Internacional] Engenharia informatica

JVE12

Membro
Ola, Me chamo Eduardo, Sou Brasileiro e irei para portugal ano que vem, tenho algumas duvidas em relação ao curso de Engenharia informatica.
-Aqui no Brasil o curso de Tecnologia da informação tem uma duração de 5 anos, porém ai vi que dura 3, como funciona essa grade curricular do curso ?
-Eu pretendo ir para o Politécnico de leiria ou o Politécnico do porto, como são vistas essas instituições ai ? tem um bom nome no mercado ?
-Eu ouvi falar que não se pode trabalhar e estudar devido a algumas leis, essa informação procede ?
-Se for possivel trabalhar e estudar, como é a aceitação de estrangeiros no mercado de trabalho ai(em qualquer area no caso, como construição civil) ?
-Como é o curso em si na parte da programação ? vi em um forúm que eles não ensinam a programar as linguagens (C, Java, C#. C++ etc...) e sim a base para que você possa aprender sozinho as linguagens em si, essa informação procede ?
- o que seriam ECTS ?


Agradeço a todos que puderem me ajudar, desculpem se alguma pergunta fugiu do contexto do forúm, tenham um otimo dia :)
 
Olá :)

Sobre as perguntas:

-Aqui no Brasil o curso de Tecnologia da informação tem uma duração de 5 anos, porém ai vi que dura 3, como funciona essa grade curricular do curso ?
Em Portugal temos o chamado processo de Bolonha que coloca a licenciatura como tendo 3 anos (anteriormente também eram 5 anos) e depois se quiseres fazer o mestrado são mais 2 anos.

-Eu pretendo ir para o Politécnico de leiria ou o Politécnico do porto, como são vistas essas instituições ai ? tem um bom nome no mercado ?
Eu estudei no ISEP, que faz parte do politécnico do Porto e tem bom renome. Sobre Leiria, não faço ideia.

-Eu ouvi falar que não se pode trabalhar e estudar devido a algumas leis, essa informação procede ?
Nunca ouvi falar disso e sempre trabalhei durante o curso em part-time, até existem algumas regalias a nível de exames para poderem ser repetidos na chamada época especial de setembro caso tenhas o estatuto de trabalhador-estudante.

-Se for possivel trabalhar e estudar, como é a aceitação de estrangeiros no mercado de trabalho ai(em qualquer area no caso, como construição civil) ?
Uma área que está sempre à procura de trabalhadores em Portugal e que é o mais indicado para estudantes é a área de restauração. Não é das melhores, mas costumam ser "kinda" amigáveis para estudantes.

-Como é o curso em si na parte da programação ? vi em um forúm que eles não ensinam a programar as linguagens (C, Java, C#. C++ etc...) e sim a base para que você possa aprender sozinho as linguagens em si, essa informação procede ?
No isep sei que ensinam o básico para cada uma das linguagens que mencionastes e todos os semestres tens um projecto para fazer usando tudo o que aprendestes durante esse tempo.

- o que seriam ECTS ?
Dá uma vista de olhos aqui: https://www.ipportalegre.pt/static/sites/guia/sobre_ects.htm
 
Estudo Engenharia Informática no ISEP (Politécnico do Porto, a meio do segundo ano quase) e posso dizer que até agora aprendi JAVA, C, Assembly e PL-SQL e não é só o básico..
 
Boas,

----Eu ouvi falar que não se pode trabalhar e estudar devido a algumas leis, essa informação procede ?
- Já trabalhei com colegas brasileiros e eles estavam a estudar

----Eu pretendo ir para o Politécnico de leiria ou o Politécnico do porto, como são vistas essas instituições ai ? tem um bom nome no mercado ?
- Em Engenharia Informática a instituição em que fazes a Licenciatura (3 anos) não é preponderante para a entrada no mercado de trabalho. Mas em particular, o pessoal que sai dessas instituições é muito bem reconhecido e aceite pelos empregadores.

---- o que seriam ECTS ?
-
Basicamente é o preço que cada disciplina vale. Teóricamente esse preço é reconhecido em toda a União Europeia.
 
Back
Topo