Internet com variação de atenuação.

Humax Turbo

Membro
Boas Pessoal,

É normal o nível de atenuação de downstream subir quando chove? É que em dias secos o meu nível de atenuação mantém-se a 30db e quando chove 2 ou mais dias seguidos o nivel de atenuação vai ate 35db o que faz com que à noite a ligação caia pela descida do nível de ruído. Num dia seco e com atenuação a 30db tenho cerca de 14db de margem de ruído (chegando a 8db à noite), mas quando chove e a atenuação vai até 35 db o nível de ruido mantém-se a 9db e á noite a ligação cai por baixar o ruido até 1db. Já fix testes com 3 tipos de modem: O speedtouch da sapo (o que perde a ligação mais rapidamente), com um linksys wag200g (o segundo a perder a ligação mais rapidamente), e um 2Wire 2700HGV-2 (o que melhor se aguenta).
Acontece o mesmo com mais alguém? Ou devo informar a PT disto para eles reverem o cabo que vem do poste ate minha casa?
P.S. - A minha velocidade de downstream é de 12287kbps e o upstream a 511kbps

Desde ja obrigado e cumps,

Humax Turbo
 
Última edição:
Como é que é possivel medir os niveis de atenuação, caso o modem nao tenha esse software disponivel? Vi por aqui algures que há uma mini-formula que permite saber a distância da antena através do valor da atenuação, e agora estou curioso para saber a minha :D

Cumps.
 
Como é que é possivel medir os niveis de atenuação, caso o modem nao tenha esse software disponivel? Vi por aqui algures que há uma mini-formula que permite saber a distância da antena através do valor da atenuação, e agora estou curioso para saber a minha :D

Cumps.

Se não tens o valor da atenuação de downstream não tens como saber isso. A atenuação aumenta com a distância à central / repetidor (condicionada também por condições de manutenção, qualidade da cablagem, interferências externas...)
 
Se não tens o valor da atenuação de downstream não tens como saber isso. A atenuação aumenta com a distância à central / repetidor (condicionada também por condições de manutenção, qualidade da cablagem, interferências externas...)

Sim sim, isso eu sei. Mas tal como, por exemplo, no speedtest, se pode saber a velocidade de download, upload e ping, pensei que existisse tambem algum site que apresentasse outros valores, tais como a atenuação.
 
Back
Topo