Internet Data Center

edferreira

Power Member
Boas,
Estou aqui para pedir ajuda para um projecto que a minha empresa esta a desnvolver.
Nós (eu e o meu sócio), recentemente formados, temos uma loja de informática, pretendendo lançarnos num novo projecto, o desenvolvimento web.
Mas aqui surgiu um problema, o desenvolvimento propriamente dito não é problema, visto que temos conhecimentos para tal, mas o projecto pretende ir mais alem.
A ideia é criar um hosting para as páginas por nos desenvolvidas, e este sim é o verdadeiro problema. Já tentei procurar na net mas não encontro nada sobre o assunto, nada sobre o hardware e software necessário para criar um IDC.
Se calhar estou a pedir demais mas se alguem me poder ajudar a obter informação sobre o assunto agradecia imenso. Na nossa empresa somos ambos jovens, e com vontade de aprender e arriscar novos projectos. Mas para isso é preciso ajuda. E sobre este assunto estamos os 2 um bocado perdidos.
Agradeço desde já a ajuda.
Um abraço, fikem bem
 
Oi pessoal...

Já por aí andei... e desisti, mas por teimosia lá irei de certeza mais tarde voltar.

Condições de acessibilidade e velocidades de ligação... compra/aluguer de ip's à RIPE... etc etc

Podes especificar melhor o que vocês realmente pretendem??

Na minha opinião a melhor coisa é começar por alugar espaço de revenda, como fiz, e depois em caso de necessidade passar a alugar um espaço num rack por exemplo da nfsi ou outro...

Cumps,
 
Boas e desde já agradeço a resposta.
O que pretendemos realmente, em linguagem leiga, é conseguir armazenar as paginas web, base de dados e essas coisas dos nossos clientes.
Estive a ler mais um pouco e já sei que preciso de uma máquina com SO(linux), servidor web (apache), sevidor de e-mail e servidor proxy. suponho que posso instalar estes software's todos numa so máquina. Para alem disso preciso de um routeur com firewall. Se estiver errado agradecia correcção.
Mas tenho duvidas que com apenas estes recursos fique a funcionar. Acho simples demais.
Mas já deixei bem claro o que prenetdo, um hosting para os meus clientes, com todos os recursos que os hosting's existentes no mercado proporcionam.
 
Eu também ja me estive a informar sobre essa solução. Mas sendo um bocadinho teimoso, e mesmo não sabendoa certeza se vou fazer o datacenter ou nao, gostaria de saber como se faz. Gostaria de pelo menos experimentar nem que seja uma coisa pequena.
Se alguem me poder dizer onde posso encontrar mais informação sobre o assunto agradecia.
 
Viva novamente!

Sim isso chega perfeitamente para começar. IP fixo? É importante, sinceramente aconselho que aluguem, tenho server próprio nas nossas instalações mas apenas usado para intranet.

Podem por apenas USD $6,5 ter mais que sufeciente para os vossos clientes, o up-time deles é excelente, tem over-selling (ou seja mesmo que ultrapasse as definições do pacote escolhido nada será afectado) gestão WHM... etc etc... são cerca de apenas 5 euros por mês num bom data-center! Note-se que se por exemplo o pacote escolhido der para 200 dominios podem ter 500 até se necessário desde que não ultrapasse por exemplo a largura de banda disponível. Além de que este preço tem 2 IP's para os nameservers em vosso nome! Tudo fica escondido e será sempre a vossa marca a trabalhar!

Foi preciso muito tempo para achar mas estou satisfeito à bastantes anos.

Vejam a mensagem privada que vos enviei.

Se mesmo assim precisarem de testar o quiserem avançar com o vosso servidor antão sim, isso que disseram chega perfeitamente. Podem sempre fazer umas bricadeiras... por exemplo usar o XP Pro com o IIS (asp e access disponíveis) e por exemplo o Apache em windows com Mysql etc etc, a funcionar na porta 81 por exemplo... assim tem uma plataforma completa e barata... Para o apache em windows aconselho o Apache2Triad (traz mysql, Postgree etc etc e bons servidores de mail)

Não se esqueçam que devem ter atenção ao reverse-dns do vosso IP mesmo que este seja fixo!

Cumps,
 
acabei de instalar o xampp.. não dá para fazer a mesma coisa? já traz o apache, smtp, php e servidor de e-mail. agora tenho é de aprender a onfigurar aquilo. estou a testar na minha maquina so para ver o resultado.
 
Boas e desde já agradeço a resposta.
O que pretendemos realmente, em linguagem leiga, é conseguir armazenar as paginas web, base de dados e essas coisas dos nossos clientes.
Estive a ler mais um pouco e já sei que preciso de uma máquina com SO(linux), servidor web (apache), sevidor de e-mail e servidor proxy. suponho que posso instalar estes software's todos numa so máquina. Para alem disso preciso de um routeur com firewall. Se estiver errado agradecia correcção.
Mas tenho duvidas que com apenas estes recursos fique a funcionar. Acho simples demais.
Mas já deixei bem claro o que prenetdo, um hosting para os meus clientes, com todos os recursos que os hosting's existentes no mercado proporcionam.

Na minha opinião o que tens que fazer é comprar uma reseller account (com Cpanel) de uma empresa qualquer (americana ou outra) para começar. Aí tens tudo o que precisas com um custo muito baixo (9$ por mês).

Depois se a coisa correr bem compras um VPS (40$ mês) ou um semi-dedicated server. E depois, sim, alugas um servidor completo.

Com isto poupas dinheiro e tempo, na minha opinião.
Boa sorte.
 
Criar um servidor em WINDOWS é super facil...

Se tiveres um ligaçao de upload de 512/1024.

Penso que seja muito bom.

Apenas precisas de usar o apatche triad.

Ficas com um FTP.
SE o teu ip n for dinamico, usas uma DNS.


Muito facil de fazer..

:-D
 
Depois de discutir mais uma vez o problema, estou mesmo interessado em montar o meu proprio servidor.
Agradeço toda a ajuda que me têm dado até agora.
Eu ja estive a ler mais umas coisas e voltei a ler que tanto no windows como num SO unix basta instalar o apache e um dns.
Tentei instalar numa maquina com windows mas depois não o consegui configurar correctamente.
Alguem me pode dar a certeza de que apenas é necessário o pache e um DNS para ficar a funcionar? Já agora como poso conseguir um dns?
E depois o painel de controlo? também existem progamas para isso? eu já ouvi falar em alguns que são pagos como o directadmin e o cpanel. Também li que seria necessário um software de gestao de serviços clientes, como exemplo foi dado o clientexec. Tentei experimentar os demos destes programas nos sites mas não funcionou.
Alguem sabe de outros que façam o mesmo serviço?
Obrigado mais uma vez
Abraço
 
edferreira:

Sinceramente, olha que o xupetas tem razão. A onda DIY é muito boa, mas tens de ter tempo, paciência e muita capacidade para ler manuais e "desenrascar".

Por enquanto o que estás a tentar é simples, box *nix, apache e um client para dynamic dns.

Claro que se entras a sério começas a ter de te preocupar com ips fixos, servidores de DNS, virtual hosts, redundancy, backups, a cangalhada toda. E na questão de webhosting raramente ou nunca compensa. Os preços por ai praticados (/mês) são muito menores do que tu vais conseguir.
 
estas threads começam a lembrar-me da explosão dos isps de-vão-de-escada quando apareceram as primeiras ligações de net 24/7 caseiras....

Será por agora existir uma base de upload interessante? Ou pelo menos melhor que há uns anos?
 
Viva.

Se quiseres alojar apenas o Vosso site ou um par deles sem qualquer
responsabilidade um servidor caseiro chega perfeitamente.

Agora se é para alojar n clientes com responsabilidade de serviço,
uptimes, etc., aconselho, tb. por experiência, a seguires o conselho
do letas.
Começas por revendedor c/ CPanel ou similar , depois dás o salto
para um VPS e se a coisa correr bem acabas num dedicado.

Será difícil ofereceres um serviço caseiro decente aos preços que
se econtra este serviço no mercado.
 
Visto que tudo me aconselha isso acho que é o que vou fazer, depois de falar com o meu sócio.
Podiam dar-me informações sobre vários server's onde posso ser revendedor?
Não há nenhum português? E ja agora podiam explicar-me melhor como isso funciona? É como se fosse fazer um hosting para mim, mas estou a fazer para o cliente? Se o cliente for directamente ao site consegue os mesmos preços que eu?
Obrigado
 
edferreira:

Sinceramente, olha que o xupetas tem razão. A onda DIY é muito boa, mas tens de ter tempo, paciência e muita capacidade para ler manuais e "desenrascar".

Por enquanto o que estás a tentar é simples, box *nix, apache e um client para dynamic dns.

Claro que se entras a sério começas a ter de te preocupar com ips fixos, servidores de DNS, virtual hosts, redundancy, backups, a cangalhada toda. E na questão de webhosting raramente ou nunca compensa. Os preços por ai praticados (/mês) são muito menores do que tu vais conseguir.

acrescento apenas um pequeno pormenor que é o ter MUITO DINHEIRO para abrir um datacenter. :D
 
Visto que tudo me aconselha isso acho que é o que vou fazer, depois de falar com o meu sócio.
Podiam dar-me informações sobre vários server's onde posso ser revendedor?
Não há nenhum português? E ja agora podiam explicar-me melhor como isso funciona? É como se fosse fazer um hosting para mim, mas estou a fazer para o cliente? Se o cliente for directamente ao site consegue os mesmos preços que eu?
Obrigado

121 euros/mês e tens um sempron c/ 512 RAM e disco de 80GB. Isto se quiseres um servidor dedicado cá em pt (nfsi).

Se queres algo lá fora, arranjas uma máquina similar por +- uns 80 euros/mês.


Se não quiseres um servidor inteiro, mas uma vps te servir, podes sempre procurar preços por aí, mas do que vi, ja arranjas algo como por exemplo 10 ou 15GB de espaço, 1TB de trafego, 256 RAM, por +- 20 euros/mês.


tudo depende das tuas necessidades/possibilidades.
 
Fazer um datacenter custa muitos milhões de euros, e não é uma tarefa simples. Existem empresas que desenham datacenters e te fazem um plano (uma espécie de arquitectos) que por uns bons milhares de euros (a tender para os milhões) te fazem isso. Como deves compreender não é uma tarefa fácil, envolve diversos estudos e conhecimentos e não me parece que encontres aqui alguém especializado nessa àrea.

Explorar um já custa bem menos, mas julgo que não é isso que quererás. No teu caso o ideal é algo do género de conta de revenda. É isso que a maioria das empresas de webdesign faz. Adquire uma conta de revenda e deixa o trabalho de gestão por conta de quem gere a máquina.

Utilizar servidor em casa é inutil. Os datacenters ainda estão longe de ser obsoletos, e existem por alguma razão.

Se queres ser mais aventureiro, a ideia do spastikman é a mais acertada. Alugar um servidor baratinho em Portugal. Não menosprezes no entanto o trabalho de gestão da máquina, pois não é instalar e andar. Este é um trabalho que te vai exigir dedicação todos os dias... tempo que vais gastar a gerir a máquina e que poderias usar para, por exemplo, o webdesign.
 
Viva novamente!

Para começares uma conta de revenda serve-te perfeitamente. A PM que te enviei indica-te sem sombra de dúvidas a melhor qualidade/preço que podes obter, foram semanas à procura...

Estou com outro tópico aberto que te pode ajudar no projecto do datacenter vosso, mas atenção, apenas é um tópico de investigação e nem eu próprio tenho intenção em fazer algo do género aqui. Podes ir vendo o tópico aqui.

Uma das contas que tenho nos servidores que anteriormente te indiquei tem cerca de 30 sites alojados dos quais 3 são de tráfego já bastante jeitoso... (uma média de 200000 visitas mensais cada) Nada do outro mundo mas por 6,95 USD???

Uso 2 servidores dedicados mas apenas para serviços e software especial que não posso alojar numa conta de revenda. Se não fosse isso, essas contas que uso de revenda chegariam perfeitamente!

Cumps,
 
Back
Topo