Internet em "paralelo" com o DHCP server

kuman

Power Member
Saudações Eu possuo uma ligação á internet por cabo em casa kom 1 modem multimedia Thompson THG540 no PC de casa que corre o WINXP.SP3. Recentemente adquirim um portatil HP Pavillion dv5-1050ep com o Windows Vsita e gostaria de os ligar em rede. Como nao possuo router para partilhar a ligação a internet decidi usar 1 switch D-Link DES-1024R 10/100 para partilhar a ligação. Eis um esque representativo da ligaçao que pretendo

O DHCP server que uso provem deste site: http://ruttkamp.gmxhome.de/dhcpsrv/dhcpsrv.htm

O meu problema prende-se em partilhar a ligação de internet com os 2 PC's. Tentei configurar o DHCP metendo o gateway como sendo o IP privado do modem mas nao consegui nada. Devo frisar que em lan sem internet o DHCP funciona bem a atribuir IP's.

Um excerto do .ini das configurações do DHCP:
[General]
SUBNETMASK=255.255.255.0
ROUTER_1=192.168.100.1 <- IP Privado do modem
DNS_1=212.113.164.26
DNS_2=213.190.193.2
DNS_3=212.113.161.227 <- DNS's da NETcabo
DNS_4=212.113.161.226
DNS_5=213.190.193.46
DNS_6=195.8.0.53
NODETYPE=8 ; Hybrid <- Unknown :confused:
LEASETIME=86400 ; lease time of 1 day


Espero que me posso ajudar e desde ja o meu obrigado! :)

Atentamente
Kuman
 
Modem != Router != Switch

Ora bem, como podes ver neste pequeno diagrama que fiz acima todos os aparelhos sao diferentes, logo com funçoes diferentes. O modem por si nao consegue dar internet a mais que um pc, que normalmente é o primeiro a ser ligado a ele, directamente, ou indirectamente. Para resolver o teu caso precisas de um router e nao de um Switch. Router sim serve para partilhar a ligação entre vários pc's...

Cumps
 
mete Apenas o Thompson THG540 a fazer DHCP e o problema fica resolvido! Abraço!
Infelizmente o Thomson THG540 nao possui DHCP server integrado.

Modem != Router != Switch

Ora bem, como podes ver neste pequeno diagrama que fiz acima todos os aparelhos sao diferentes, logo com funçoes diferentes. O modem por si nao consegue dar internet a mais que um pc, que normalmente é o primeiro a ser ligado a ele, directamente, ou indirectamente. Para resolver o teu caso precisas de um router e nao de um Switch. Router sim serve para partilhar a ligação entre vários pc's...

Cumps
A minha intenção é partilhar a ligação da internet usando o Desktop como router. O switch server apenas para ligar os aparelhos todos visto ter apenas 1 placa de rede no Desktop. Ou seja o Desktop distribui IP's pelo switch e redireciona tudo para o modem/internet.

Eu sei que não é a maneira mais eficaz d partilhar uma ligação d internet, bastava ligar um router ao modem e estava pronto. Mas apenas posso trabalhar com o que tenho e não tenho um router. :) Logo tenho que improvisar.

Segundo informações de um colega de faculdade a dificuldade encontra-se na configuração do DHCP de maneira comunicar com o modem.

Uma sugestão de configuração era bem vinda.

Atentamente
Kuman
 
Infelizmente o Thomson THG540 nao possui DHCP server integrado.

A minha intenção é partilhar a ligação da internet usando o Desktop como router. O switch server apenas para ligar os aparelhos todos visto ter apenas 1 placa de rede no Desktop. Ou seja o Desktop distribui IP's pelo switch e redireciona tudo para o modem/internet.

Eu sei que não é a maneira mais eficaz d partilhar uma ligação d internet, bastava ligar um router ao modem e estava pronto. Mas apenas posso trabalhar com o que tenho e não tenho um router. :) Logo tenho que improvisar.

Segundo informações de um colega de faculdade a dificuldade encontra-se na configuração do DHCP de maneira comunicar com o modem.

Uma sugestão de configuração era bem vinda.

Atentamente
Kuman

Para fazeres tal coisa, das 2, uma, 1ª o modem tem USB para ligar ao desktop e depois partilhas pela placa de rede. 2ª tens duas placas de rede no desktop e ligas modem numa, o outro pc/switch na outraComo estás a fazer de momento nao te irá resultar, pelo que se o modem nao tiver USB, terás que adquirir uma placa de rede para o desktop.

Cumps
 
Última edição:
Saudações Eu possuo uma ligação á internet por cabo em casa kom 1 modem multimedia Thompson THG540 no PC de casa que corre o WINXP.SP3. Recentemente adquirim um portatil HP Pavillion dv5-1050ep com o Windows Vsita e gostaria de os ligar em rede. Como nao possuo router para partilhar a ligação a internet decidi usar 1 switch D-Link DES-1024R 10/100 para partilhar a ligação. Eis um esque representativo da ligaçao que pretendo

O DHCP server que uso provem deste site: http://ruttkamp.gmxhome.de/dhcpsrv/dhcpsrv.htm

O meu problema prende-se em partilhar a ligação de internet com os 2 PC's. Tentei configurar o DHCP metendo o gateway como sendo o IP privado do modem mas nao consegui nada. Devo frisar que em lan sem internet o DHCP funciona bem a atribuir IP's.

Um excerto do .ini das configurações do DHCP:
[General]
SUBNETMASK=255.255.255.0
ROUTER_1=192.168.100.1 <- IP Privado do modem
DNS_1=212.113.164.26
DNS_2=213.190.193.2
DNS_3=212.113.161.227 <- DNS's da NETcabo
DNS_4=212.113.161.226
DNS_5=213.190.193.46
DNS_6=195.8.0.53
NODETYPE=8 ; Hybrid <- Unknown :confused:
LEASETIME=86400 ; lease time of 1 day


Espero que me posso ajudar e desde ja o meu obrigado! :)

Atentamente
Kuman
Não podes colocar o modem ligado directamente no switch. Dado ser um equipamento layer 2, não existe forma de meteres o IP externo dentro do tráfego interno da tua rede via DHCP com o esquema que utilizas actualmente.

Para fazeres isso dessa forma, ou utilizas IP's fixos ou instalas uma segunda placa de rede, instalas um SO com serviço de DHCP e configuras um scope específico para a rede interna. A rede pública (a ligação do modem) é feita na primeira placa de rede e a rede DHCP fica na segunda placa de rede que liga ao switch onde se ligam os restantes equipamentos da rede interna.

Numa boa pesquisa, consegues por pouco mais de 50€ um router potente com switch de 4 portas que te faz tudo num só equipamento sem trocas e baldrocas!
 
Tanta confusão!
1º Tens o thomson, que deves ligar ao desktop por usb.
2º Compras ou fazes se puderes um cabo com fichas rj45 cruzado
3º ligas os dois pc's com o cabo de rede, vais a iniciar/painel de controlo/ligações de rede e crias uma rede de pequeno escritório ou doméstica, sendo que o desktop acede á net e o portátil acede á net através de outro pc.

Tens o problema resolvido sem grandes custos!

como fazer o cabo de rede cruzado: procura no google por: cabo de rede cruzado que encontras muitas imagens e informações!

Um abraço, rui4175!
 
Agradeço a todos as vossas sugestoes. Pelos visto o meu esquema n tinha pernas para andar. Terei de optar por uma outra solução.

Muito Obrigados a todos!
Kuman




P.S. Topico pode ser fechado
 
Back
Topo