Discussão Internet em zona rural (Vila Viçosa, Alentejo)

Manuel M.

Membro
Boa tarde,

O meu pai reformou-se e vai sair de Lisboa. Vai viver para uma casa no meio do campo(sem fibra) perto de vila viçosa a 10km da fronteira espanhola.
Ele precisa da internet mais rápida possível(apesar de "reformado" vai continuar a trabalhar em edição de vídeo e coisas do gênero).
Falou com a MEO de vila viçosa, mas evidentemente que os senhores da MEO não vão recomendar a concorrência mesmo que seja melhor.
Um vizinho(na casa nova que eu não conheço nem tenho maneira de contactar enquanto o meu pai não se mudar mesmo) recomendou internet "pelo telefone" não sei bem o que está a recomendar na verdade.

Portanto a minha questão seria, como descobrir a melhor internet? Ele está disposto a pagar cara a internet porque não pode falhar

PS: desculpem a minha total ignorância sobre o tema
 
Boa tarde,
assunto que não exista cobertura nem da Meo Fibra, nem vodafone fibra, nem NOWO, certo?

Seria só ADSL (por "telefone"), ou 3G/4G (rede movel).


A questão não é fácil de resolver. A ADSL depende muito da distância à central. Se for possível ter 16 megas, eu diria para ficarem com ADSL (se ainda conseguirem fazer contrato. a MEO acho que descontinuou ADSL).
Senão a vossa hipótese será Internet Movel fixa da NOS (com TV, net e telefone fixo), simplesmente porque tem tráfego ilimitado na rede móvel. A vodafone impõe 100GB de limite a clientes residenciais de Net Móvel fixa. A meo, não estou a par, honestamente.

Tenho um familiar que mora em zona rural e não tem nem fibra nem HFC da NOWO. A solução encontrada foi net móvel fixa (usa a rede móvel).
Dependendo dos dias, tem entre 10 e 35 megas. Varia muito, e está dependente de quantos utilizadores estão registados nessa antena, o que não há como saber. Não optámos por ADSL porque tinha 4Mbps, e com alguma sorte. Grande maioria das vezes tinha-se 3.

Abraço e boa sorte.
 
Obrigado pela resposta, NOS, MEO e Vodafone não têm fibra. NOWO honestamente nem sei o que é mas vou investigar agora.
o que me foi aconselhado pela MEO local é a opção da rede móvel. Antes de fazer o post a pedir ajuda estava entre esta opção da MEO e da NOS
 
Mas a habitação é numa aldeia, ou num monte? É que todas as aldeias dispõem de ADSL da PT/Meo. Podem é não estarem interessados em instalar somente a internet e forçarem a assinatura de um pacote com tv. Normalmente o ADSL é mais estável que o 4G, mas poderá ter menos velocidade. Tive durante muitos anos ADSL, muito estável e sempre perto do máximo: 24 Mb, mas como já disseram cada caso é um caso, e há que testar no local, perguntar aos vizinhos, etc.
No 4G normalmente a Vodafone é a melhor, e a Nos a pior, mas tudo depende do local. Poderás ter velocidade muito superior à ADSL mas haverá, com alta probabilidade, variação ao longo do dia, dependendo da distância e propagação da antena, dos clientes "pendurados" na mesma, etc. etc. Mais, uma vez: só testando e/ou perguntando
No caso da Vodafone há a que ter em conta que tem um limite de 100Gb mensais, e se vai haver muito tráfego isto pode ser insuficiente.
 
Muito obrigado pelas respostas. Não é numa aldeia é mesmo num terreno isolado(nem nome de rua tem).
Como testo que operadora tem melhor rede no local? O que fiz foi ir a cada operadora ver que cobertura têm no concelho mas existe uma maneira mais precisa?

Ps: nos e Vodafone dizem mesmo a velocidade máxima e mínima no concelho enquanto a Meo apenas diz "boa"
 
Isso de informação no site e na loja não é de fiar. Tem de ser no terreno testar com um cartão de cada operador.
Aliás, se encomendares o serviço pela Internet podes devolver durante os primeiros 15 dias.

Arranjas um cartão dos operadores que não tens e testas. Por exemplo, da NOS basta mandar vir um cartão WOO grátis que tem 10GB durante 1 mês.
 
Moro num aldeia que só ha uns meses teve fibra. Na minha casa o ADSL chegava a uns míseros 4Mbps. Durante cerca de 6 anos usei net fixa sobre 4G (Vodafone e mais tarde Meo). Tinha necessidade de grande volume de dados, porque trabalhava com video (como parece o caso do teu pai). Precisava de upload elevado para enviar alguns trabalhos. O ADSL nunca seria solução.

Não havendo fibra, arranja cartões de dados das operadoras e testa (na Meo tens o Meo Enjoy por exº). Na minha zona a NOS tinha velocidade boa mas o serviço era uma porcaria. Vodafone e Meo fucnionaram sempre bem, na ordem dos 40 a 60Mbps.

Outra hipotese, caso o teu pai ainda mantenha actividade nas finanças é contactar a PT Empresas. Eles podem ter algum empresa aí perto com fibra/PDO e em troca de uma fidelização e de uma mensalidade mais cara, meterem fibra empresarial.
 
Back
Topo