Internet mais rápida,segura e inteligente :)


Eu até me estava a abster de postar nesta thread, mas não resisto mais....

Será de todo conveniente lembrar a quem não se lembre ou não saiba o que raio faz um servidor de DNS. Faz name resolution. A internet não trabalha com www.sapo.pt, trabalha com um numero (endereço ip) xxx.xxx.xxx.xxx . Quando escrevem um URI no browser, é o servidor de DNS que "resolve" esse nome para um numero que possa ser utilizado no resto da comunicação.

Não vou aqui dizer que o OpenDNS seja inseguro, ou que até resolva endereços para os ip's errados. Nem que seja menos bem protegido que os DNS servers dos ISP's. Mas o facto é que se eles forem comprometido ou por má fé forem "alterados", vocês não vão saber disso. O URI resolve á mesma, o ip destino é que já não é o que devia ser. Para o user não se nota nada.

E se forem parar a um downloads.com ou tucows.com que não são propriamente o que deviam ser e só vos servem malware? Ou a um fake site que rouba os vossos uname/passwords?

É que sinceramente, não querendo por em causa o OpenDNS e respectiva seriedade, é a isto que vocês se habilitam. O vosso ISP, melhor ou pior, tem uma certa medida de responsabilidade em caso de tais eventos, um 3rd party não tem resp absolutamente nenhuma. Se acontecer, aguentem-se.

A parte mais cómica é o serviço ser destinado a mitigar phishing e fraudes, quando em análise, tem o potencial para as tornar ainda mais fáceis de executar.

Uma vez mais, sem querer denegrir o OpenDNS, que provavelmente é um serviço bastante legitimi, é a onda de aceitar de um desconhecido ajuda para meter uma fechadura na porta. O gajo pode ser um tipo honesto ou um ladrão, e só se vai saber quando a coisa der (ou não der) para o torto.

Mas, obviamente, se acham que um name resolve ocasionalmente mais rápido compensa confiarem ás cegas num server que não tem responsabilidade nenhuma perante vós, então força... Se acham que não há risco suficiente...
 
Quero partilhar convosco este serviço que descobri: OpenDNS, que oferece um servidor DNS gratuito,
Com uma simples configuração a Internet fica mais rápida, segura e inteligente.

Estou a usar e recomendo :)
 
eu penso k isto deia para adsl.... como se faz??
tenho um speedtouch...
quando vou às propriedades nao encontro o tal TCP (protocolo de internet)
x(...
 
Última edição:
Back
Topo