Internet na Aldeia

Sakhi

Membro
Boa noite a todos.

Mudei-me há pouco tempo para uma aldeia que não tem fibra e estou a tentar perceber qual é a melhor solução para mim.
Dependo muito da internet para trabalhar (e ver HBO, Netflix) e o meu filho joga muito online. A solução que arranjei foi um hotspot da Vodafone (Router 4G Vodafone Zte R219 Z), que me dá velocidades de cerca de 35MB (varia entre os 30 e os 40). No entanto, embora a minha casa não seja muito grande, tenho paredes muito grossas e se tenho o hotspot na sala, não chega ao quarto. Este hotspot não permite extensores de sinal. Fiz há pouco uma experiência e através da rede 4g do meu telefone (também vodafone), consigo chegar quase aos 90MB de download (com o hotspot do telefone ligado ao computador) e chego aos 188MB no telefone (Iphone XS). Estive a pesquisar e vi que existem vários routers no mercado que devem ser mil vezes melhores que este aparelho que utilizo, já que o meu Iphone dá-me mais velocidade que o hotspot da vodafone. Tenho uma antena Vodafone/NOS no monte em frente à minha casa. Experimentei colocar o cartão num HUAWEI 4G Router B310 e acho que ainda ficou pior que o Zte R219 Z.

Vi vários routers (TP-Links, Huawei, etc), mas não sei o que será melhor para mim. Tenho um budget de cerca de 200/300€. Será que se comprar um bom router e ligar um ou dois repetidores de sinal na casa (90m2), consigo ter uma net estável acima dos 50MB na casa toda?

Estou um bocado perdido, não percebo nada disto. O que fariam na minha situação? O que comprar?

Desde já agradeço qualquer ajuda que me possam dar! :)
 
Eu também tenho uma casa em Sobral da Adiça onde acabei com contrato de ADSL da Meo e comprei um router 4G da TP Link modelo MR600 e consigo ter net em casa fixa e wifi, com velocidades de cerca de 100 / 65 no local instalação do router, depois tenho outro router a funcionar como AP na sala modelo TP Link Archer C20 ligado por cabo ethernet a distribuir rede fixa e wifi com velocidades de 85 / 40.
Podes sempre usar um sistema POE - Powerline (várias marcas) ligado por cabo ethernet ao router 4G MR600 ou outro, há vários modelos e marcas, que também funciona apesar de ter velocidades inferiores, no meu caso uso este sistema para distribuir rede no andar de cima.
Há ainda os sistemas mesh que incluiem routers ou AP (acess point) em conjuntos de 2, 3 ou mais que distribuem rede por várias áreas, aqui neste forum podes ver vários tópicos sobre tudo o que acima refiro, deve ajudar.
 
Boas

Não sei se ja resolveu o seu problema, mas a solução que encontrou é a pior possivel:
foi um hotspot da Vodafone (Router 4G Vodafone Zte R219 Z), que me dá velocidades de cerca de 35MB
Esses equipamentos não têm CPU suficiente, não têm conectores de antena e RJ45.
Tenho usado com muito êxito o router Huawei B310 alterado para poder escolher qual das bandas LTE tem mais velocidade e com 2 antena direccionais para colocar no telhado. Note o 310, porque o 311 é muito mau
 
Back
Topo