Internet na garagem. Como?

e um AP outdoor na minha varanda?
Só mesmo com passagem cabo utp.
Tens 3 soluções, passas pela conduta do prédio de telecomunicações, pela ventilação dos Wc , se o prédio tiver menos de 20 anos, pela caleira técnica.
No meu caso passei pela caleira técnica até ao --3. Onde coloquei o router Wifi e um amplificador GSM, para ter rede movel na garagem
 
Estou a pensar comprar 2 CPE210 da TP-Link, em que um fica na varanda do meu apartamento, e o outro junto à janela da minha garagem.

Já tenho o switch ligado ao router da Vodafone e 2 Deco M5 a cobrir toda a área do apartamento. A ideia é através dos CPE210 fazer um link para passar rede para a garagem, e depois colocar o outro Deco M5 para cobrir a garagem também com rede, conforme podem ver pela imagem abaixo.

BXJvYOD.png


O que vos parece esta solução?
Existe algum problema de um dos CPE210 estar colocado na grade da varanda e o outro dentro da janela da garagem (20 metros sem linha de vista entre ambos)?
 
Estou a pensar comprar 2 CPE210 da TP-Link, em que um fica na varanda do meu apartamento, e o outro junto à janela da minha garagem.

Já tenho o switch ligado ao router da Vodafone e 2 Deco M5 a cobrir toda a área do apartamento. A ideia é através dos CPE210 fazer um link para passar rede para a garagem, e depois colocar o outro Deco M5 para cobrir a garagem também com rede, conforme podem ver pela imagem abaixo.

BXJvYOD.png


O que vos parece esta solução?
Existe algum problema de um dos CPE210 estar colocado na grade da varanda e o outro dentro da janela da garagem (20 metros sem linha de vista entre ambos)?

Se conseguisses fixar o segundo AP na fachada do 1º andar, seria o ideal, ficarias com linha de vista entre os 2 APs.
Com o cenário que tens, pode funcionar, como não. Ou podes ter boa ou má performence.
Cumps
 
Aqui fica sugestão.
Passar pela coluna montante ate exterior, cabos vão para fachada, com uma saida junto a entrada do edifico.
Seguir a cablagem no exterior, descer junto ao portão, fazer um furo com uma torna.
Se tiver interesse, arranjo-lhe quem faz isso. mando valor MP

 
Última edição:
Aqui fica sugestão.
Passar pela coluna montante ate exterior, cabos vão para fachada, com uma saida junto a entrada do edifico.
Seguir a cablagem no exterior, descer junto ao portão, fazer um furo com uma torna.
Se tiver interesse, arranjo-lhe quem faz isso. mando valor MP

Se for por cabo, posso ver se consigo passar pela conduta de telecomunicações...

Estava a ver se existe uma solução mais em conta. Por exemplo cada um dos CPE210 que sugeri custa menos de 40eur, o que ficaria bem mais em conta!
 
Vai investir numa solução que não ira conseguir sinal na garagem.
Relativamente a solução cpe210, não ira conseguir ligação estável, por ter dezenas de redes wifi na rua, cria ruido.
Pode receber sinal, mas vai ser instável, quando começa fazer download, cai a ligação ou debito fica 1 Mbps
Melhor e mesmo experimentar, tente comprar num local onde pode devolver o equipamento.
Para não ficar com investimento perdido
Só tem 2 soluções, passa cabo UTP ou um PLC , que poderá não ter sinal plc na garagem, visto ser um contador diferente.
Mas pode sempre adquirir kit devolo na worten, se não funcionar devolve.
 
Se for por cabo, posso ver se consigo passar pela conduta de telecomunicações...

Estava a ver se existe uma solução mais em conta. Por exemplo cada um dos CPE210 que sugeri custa menos de 40eur, o que ficaria bem mais em conta!
Terá que passar pela conduta telecomunicações, terá que ser cat5, pelo diâmetro do mesmo .
Possivelmente terá que retirar fibra da conduta e passa utp mais fibra junta.
na caixa do r/c poe uma uniao e passa cabo para Cat6E Exterior Preto, ate a garagem.
Outra solução será fazer link em todo em fibra.
Se tiver Vodafone, fibra e dupla, usa essa fibra ate PDO ou ate flowerbox e passa a fibra dai ate garagem.
Coloca-se 2 conversores RJ45 FIBRA 1 Gbps e tem sinal na garagem
 
Só mesmo com passagem cabo utp.
Tens 3 soluções, passas pela conduta do prédio de telecomunicações, pela ventilação dos Wc , se o prédio tiver menos de 20 anos, pela caleira técnica.
No meu caso passei pela caleira técnica até ao --3. Onde coloquei o router Wifi e um amplificador GSM, para ter rede movel na garagem

preciso de algum tipo de autorização?

Não desde que seja passado em conduta ou caminho técnico não

Sim, é preciso autorização, mas é a autorização do condomínio, pois tudo que é conduta ou fachada pertence á zona comum do prédio.
 
Sim, é preciso autorização, mas é a autorização do condomínio, pois tudo que é conduta ou fachada pertence á zona comum do prédio.
Autorização para passar um cabo telecomunicacoes numa coluna montante? Quanto vão a sua casa, também tem que pedir autorização para passar cabo telecomunicacoes para sua casa? 😄😄. Se cabo ficar em algum sitio a mostra ai sim. Relativamente ao exterior, visto que vai seguir caminho dos cabos que ja existe, sao os cabos que servem edifício de telecomunicacoes , nao tem que pedir qualquer autorização. Operadores que os passam os cabos tambem pediu autorização ao Condomínio? Não.
 
Olhe que sim, tem de pedir, a coluna não é de um individuo, é comum...
Tal como, quando foi para colocar fibra dentro do prédio, os operadores tiveram de comunicar à administração e esta teve de assinar um documento em como aceitava. Passar o cabo da coluna para dentro de cada fracção já está contemplado nesse documento.

Penso que respondi às suas perguntas, há que saber fazer as coisas bem feitas, para não haver chatices no futuro...

Sim, eu sei que alguns instaladores (não falo só nas telecomunicações) têm a má pratica de conseguir fazer tudo para desenrascar o cliente, mesmo que mal. E por um lado até os compreendo, se "eu disser que não possível de X maneira perco o trabalho pois vem outro menos honesto e ganha-me o trabalho" é o muitos me dizem, não exatamente por estas palavras.
 
Explique melhor esta solução sff...
Solução e simples, fazer um link de fibra.
Na sua casa tem um conversor rj45/SC e na garagem outro igual.
Fica com link 1 Gbps. Como ja tem fibra passada dentro de casa, se tiver vodafone tem fibra dupla, logo ja tem fibra disponível ate R/C. Depois passar fibra ate garagem . Simples.
Precisa dos conversores, maquina fusão e fibra monomodo
 
Solução e simples, fazer um link de fibra.
Na sua casa tem um conversor rj45/SC e na garagem outro igual.
Fica com link 1 Gbps. Como ja tem fibra passada dentro de casa, se tiver vodafone tem fibra dupla, logo ja tem fibra disponível ate R/C. Depois passar fibra ate garagem . Simples.
Precisa dos conversores, maquina fusão e fibra monomodo
tenho de comprar isto? https://www.*****.pt/informatica/re...ink-media-converter-1x1000tx-1x1000lx-mc210cs

Mas eu só tenho um cabo de fibra da vodafone que liga directamente no router. Como faço depois?
 
Solução e simples, fazer um link de fibra.
Na sua casa tem um conversor rj45/SC e na garagem outro igual.
Fica com link 1 Gbps. Como ja tem fibra passada dentro de casa, se tiver vodafone tem fibra dupla, logo ja tem fibra disponível ate R/C. Depois passar fibra ate garagem . Simples.
Precisa dos conversores, maquina fusão e fibra monomodo
Este é o tubo que vem do meu apartamento até à caixa de telecomunicações do meu patamar:
b7jWq3v.jpg


O que tenho na caixa de telecomunicações do meu patamar:
7EWsxNE.jpg


Será que este tubo/cabo que tenho na minha garagem é o que vem da caixa de telecomunicações do piso 1 para o piso -1?
n4sGmzs.jpg
 
Este é o tubo que vem do meu apartamento até à caixa de telecomunicações do meu patamar:
b7jWq3v.jpg


O que tenho na caixa de telecomunicações do meu patamar:
7EWsxNE.jpg


Será que este tubo/cabo que tenho na minha garagem é o que vem da caixa de telecomunicações do piso 1 para o piso -1?
n4sGmzs.jpg
sim e bem possivel, que venha da coluna montante do edificio.
 
Back
Topo