1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Internet no trabalho

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Snedcor, 16 de Novembro de 2008. (Respostas: 3; Visualizações: 723)

  1. Tenho uma pequena empresa em Lisboa em que um dos nossos colaboradores que já tem contracto permanente anda a utilizar proxys anónimas para sacar filmes (ocupa a rede por vezes e prejudica os outros) passa a vida a ver sites porno no trabalho... ou seja passa a vida a brincar.
    Ele já foi avisado pelo chefe dele (verbalmente), mas continua a fazer o mesmo. Infelizmente a lei é muito dúbia quanto ao uso da internet no trabalho, pois aparentemente não podemos formalizar nenhum processo disciplinar porque segundo a lei "não podemos ver o que ele está a ver" ou seja é considerado invasão de privacidade mesmo que isso ponha em causa a segurança informática da empresa (será?). O individuo em causa como já tem contracto permanente práticamente "goza" conosco porque realmente pouco podemos fazer. Já o convidamos a saír mas não aceita, só com uma choruda indeminização.
    Conhecem casos idênticos? O que podemos fazer? Que legislação existe? Como nos podemos defender disto? Quais os riscos?

    Preciso imenso de ajuda pois não sabemos o que fazer, o que é certo é que este individuo abusa e está a ocupar um lugar que outra pessoa podia pegar com muito mais dedicação e respeito pelos outros.
     
  2. WarLock

    WarLock Power Member

    corta o acesso directo à net.

    instala um proxy com black lists de forma a poder navegar mas só por em sites "seguros" usa as estatisticas do proxy para sabers que sites deves de cortar.
     
  3. kazuza

    kazuza Power Member

    Informem-se melhor.

    A lei é justa mas tem que ser para ambos os lados

    Se o colaborador está a usar recursos vitais da empresa e dispensáveis ao cumprimento das suas funções , e se tais situações sejam possiveis de monitorizar, isso dá direito a despedimento por justa causa.
     
  4. amjpereira

    amjpereira Folding Member

    Não podes ver o que ele faz, mas sendo a rede da empresa, podes condiciona-la como bem entenderes.

    Como foi dito anteriormente, instala uma proxy sendo que nessa proxy estão bloqueados todos os sites p0rn, P2P, entre outros que não queiras que sejam visualizados pelos teus colaboradores no horario laboral.

    Está tudo dito.

    Cumprimentos
     

Partilhar esta Página