Internet NOS (problema)

Ivan Dias

Power Member
Boas pessoal,
Mudei-me recentemente para uma moradia e nessa zona nao há fibra, a unica soluçao que consegui foi serviço por cabo coaxial.
Hoje foi um técnico da NOS instalar o serviço, e nao foi nada do que eu estava a espera..
Tenho a sala na parte de baixo da casa e no 1º andar fica o escritório (logo quando subo as escadas é a primeira porta á direita) onde foi instalado o router.
Quando aderi disse que queria que me fosse garantido internet por toda a casa e sugeriram-me o power wi-fi (plumes), deixaram 1 plume no meu escritorio junto com o router (receptor) e o outro foi para a sala, e foi colocado na tomada mais perto das escadas para nao ficar muito longe do escritorio (plume receptor).

Resumindo, no escritorio por wifi tenho 400 e tal mbs, quando vou para os outros quartos desce para 100 e pouco, até aqui nada de anormal, quando desço e faço um speedtest na sala nao me passa dos 30mbs mesmo com o plume por perto..

Liguei para a NOS e disseram que os 2 plumes estariam um pouco longe um do outro e precisaria ter um terceiro plume no caminho intermédio entre os 2, o problema é que o espaço intermedio sao as escadas e nas escadas nao tenho tomadas. Tambem nao vou colocar uma extensao no meio das escadas so para colocar um plume..
Ja estou a pensar desistir do serviço, nao sei o que fazer.. Ja ouvi falar em powerlines mas nao entendo muito do assunto..

Se alguem me puder ajudar agradecia bastante pois ja tou pior que estragado com estes gajos ..
Abraços e desculpem o "testamento" ;D
 
Tens alguma possibilidade de ligar o 2º plume (receptor) ao router ? Não tens cabo de rede metido nas paredes, ou possibilidade de o passar, por exemplo pelos tubos onde passa a rede telefónica ?

Eu experimentei dessa maneira (tenho 4 pisos), e só consegui ter valores já melhores ligando os Plumes aos router da NOS através de um switch!!!!

Mas há aqui mais experientes e conhecedores de tecnologia do que eu!!!!
 
Boas, nao amigo o router esta no 1º andar e o 2º plume está na sala, tenho de ver se consigo ligar por cabo de rede na parede o 2º plume que está na sala.. De qualquer das maneiras gostava de conseguir ter pelmo menos 200mbs em todos os quartos e sala/cozinha .. Tem alguam experiencia com powerlines ? será que powerline resolvia todos estes problemas ? Era top .. Cumps.
 
Quanto tens contratados, 500 mbps ?

Se os ligares por cabo terás no máximo 350mbps, que é a limitação dos plumes, mas isso por cabo. Mas acredito que consigas ter até mais de 200, mas certamente não em todos os quartos!!!!

Há anos usei os Powerlines, mas na altura tive muitos problemas e não foram a solução (por exemplo tenho rede elétrica trifásica, o que pode dar problemas),... Acabei por resolver na altura colocando em cada um dos pisos outro router,...Todavia a vantagem dos plumes é que quando mudo de piso não tenho que mudar a net no portátil ou no telefone. Posso por exemplos mandar imprimir em qualquer zona da casa e não apenas na rede onde está a impressora!!!!

Penso haver outras soluções na TP-link e outras marcas, similares e com mais potência que os Plume,... Mas disso não tenho experiência,....
 
Fazer o backhaul em wireless? Assim estás em modo wifi extender. Esquece isso

Para conseguires a velocidade contratada nos plumes tens que os ligar por cabo
 
Quanto tens contratados, 500 mbps ?

Se os ligares por cabo terás no máximo 350mbps, que é a limitação dos plumes, mas isso por cabo. Mas acredito que consigas ter até mais de 200, mas certamente não em todos os quartos!!!!

Há anos usei os Powerlines, mas na altura tive muitos problemas e não foram a solução (por exemplo tenho rede elétrica trifásica, o que pode dar problemas),... Acabei por resolver na altura colocando em cada um dos pisos outro router,...Todavia a vantagem dos plumes é que quando mudo de piso não tenho que mudar a net no portátil ou no telefone. Posso por exemplos mandar imprimir em qualquer zona da casa e não apenas na rede onde está a impressora!!!!

Penso haver outras soluções na TP-link e outras marcas, similares e com mais potência que os Plume,... Mas disso não tenho experiência,....
se configurares os routers como deve ser ficam todos na mesma rede e por isso não tens de ter a impressora numa rede e os routers noutra. Eu tenho isso em casa, com o WAP na sala ligado ao router 5 por powerline. Tem é o inconveniente de mudares de rede sempre que se muda de local, mas para evitar isso só com mesh.
 
Porque é que não mudas para Monofásico? Tens algum equipamento trifásico em casa? Trifásico só é bom para empresarial, agricultura / indústria...

NA altura para a potência que necessitava só mesmo trifásico (20 anos atrás). Hoje ainda não me decidi porque sei que para fazer a mudança tenho de pagar cerca de 350€, e depois não sei se não tenho problemas com falta de potência, que me aguente por exemplo o forno eletrico, Ar condiconado e ferro de engomar!!!!

É uma questão a analisar, mas mesmo a EDP já tem sugerido e depois faz-me as contas e diz que pode ser arriscado!!!!
 
Junto a esse plume que velocidade tens ?
Tem calma que os plumes são um pouco lentos a "aprender" e captar o máximo da sua performance,...

Podes também testar nessa ficha antes de ligar o plume, ligando diretamente o computador e testar!!!
 
NA altura para a potência que necessitava só mesmo trifásico (20 anos atrás). Hoje ainda não me decidi porque sei que para fazer a mudança tenho de pagar cerca de 350€, e depois não sei se não tenho problemas com falta de potência, que me aguente por exemplo o forno eletrico, Ar condiconado e ferro de engomar!!!!

É uma questão a analisar, mas mesmo a EDP já tem sugerido e depois faz-me as contas e diz que pode ser arriscado!!!!
O meu eletricista fez-me isso por 40 euros e a parte da EDP foi grátis
 
A melhor.. liguei agora para a nos para me desisntalarem tudo, ja que estou na fase exprimental, e dizem-me que se quero desistir, tenho de pagar 400euros da instaçao dos tecnicos, mas está tudo maluco ? Prometeram-me um serviço que nao foi nem de perto o esperado e ainda me dizem uma coisa destas..
 
A melhor.. liguei agora para a nos para me desisntalarem tudo, ja que estou na fase exprimental, e dizem-me que se quero desistir, tenho de pagar 400euros da instaçao dos tecnicos, mas está tudo maluco ? Prometeram-me um serviço que nao foi nem de perto o esperado e ainda me dizem uma coisa destas..
Por wireless nenhum operador dá garantias de nada. Quanto ao valor pedido correspondera aos custos já incorridos pelo operador para te prestar o serviço.

Quando vais a um restaurante se pedires bife e quando chega à mesa afinal queres bacalhau também te vão debitar o bife.
 
Mas se pedir bife e o mesmo não estiver em condições (imaginemos estragado), não só não paga como pode e deve apresentar queixa no livro de reclamações!!!
Aquilo que quer o cliente quer o instalador não deveriam ter permitido e feito era testar tudo bastante bem até tudo estar conforme prometido,...

Mas infelizmente muitos dos instaladores estão pressionados para despachar trabalho ( e outros nada sabem dos plumes) e o cliente confia no serviço e também não tem tempo para testar enquanto o instalador espera!!!
Não são situações fáceis, mas se o serviço contratado não está conforme o contratado, só têm é que resolver a situação!!!!
 
Mas neste caso o restaurante, pelo contrato que assinaste, apenas te garante a velocidade por cabo, à saída do router da operadora, o que se verifica.
Também tal como assinaste, se quiseres sair nos primeiros 15 dias, terás de pagar o valor da instalação conbrado pela empresa externa ao serviço da NOS
 
Back
Topo