Internet NOS (problema)

Boas goncalo, eu aderi ao serviço NOS por telefone e nunca assinei nada sequer, talvez isto ajude ? Alem disso foi-me garantido internet de 500mbs pela casa toda (eu sei que nunca iria acontecer mas foi o que me foi dito e prometido) cumps
 
@Ivan Dias
A maior parte das instalações só vai revelar os defeitos depois mesmo estando muito atentos.

No momento da instalação para além da atenção ao equipamento a instalar ser o combinado e ser cumprido o que está estipulado, muitas vezes nem dá tempo para fazer um speedtest antes de sairem. Claro que eles tem que assumir a qualidade da instalação feita e se não estiver nos conformes corrigir - mas lá está quase só o conseguimos saber depois com alguma calma.
Mal vai quando os problemas são tão graves que se detetam com o instalador ainda lá. Nesse caso é quase caso para trancar a porta para não sair ou confirmar que volta rapidamente para corrigir o que falta.
Às vezes os despistes que têm que fazer com o apoio são tantos que eles nem têm tempo para afinar coisas básicas. E para cúmulo muitos equipamentos - quase todos - vem com firmwares desatualizados que levam tempo a atualizar, se e quando conseguem... É raro o instalador que aqui veio que não se queixe disso e não deveria ser difícil à NOS tentar pelo menos limitar o atraso dos updates do equipamento que lhes distribui.

Claro que depois há o fator humano do técnico que está predisposto a fazer um serviço profissional mesmo no tempo limitado que lhe atribuem ou do tarefeiro que vem com o fogo no dito e só quer guia de marcha... e telefonar diria...

Agora vendo a questão acima: temos que compreender que estas instalações tem custos e devendo ser feitas corretamente e completamente, não será justo esperar que pensemos que estamos num pronto a instalar que pode ser devolvido sem mais; é certo que se o cliente reclamar e tiver razão o valor a pagar pela instalação revertida vai ser proporcional ao tempo usado e não o valor total que lhe é atribuído para fins de indemnização. Já andou por aqui um exemplo de decisão do tribunal que julga estes processos que referia isso.

E em ralação à situação em si talvez seja possível melhorar a dita instalação por forma a chegar aos valores que o utilizador efetivamente pretendia sem grande stress - com a colaboração da própria NOS, pressionando-os com o período de ponderação legal se for o caso, mesmo que não seja usado.

E mais uma nota para este testamento sobre os powerlines: julgo que até a NOS te consegue por isso melhor sem investires nada extra, por exemplo colocando-te mais uns plumes sem te cobrar - faz o pedido sendo ponto de partida a nega, se justificares "pode acontecer"

A alternativa powerline tendo os inconvenientes drásticos que o @Jocazeze aponta, não é assim tão má em todas as instalações.

Na minha assegura 200Mbps de download em quase todos os cantos. Vai depender dos equipamentos - sempre acima do AV1000 e com portas gigabit.... - do valor que puderes / quiseres dispender e dos objetivos: se pretenderes ter wifi nos pontos powerlines possivelmente poderás gastar mais porque o wifi incluído faz aumentar os preços assim como algumas marcas.
Se o orçamento for generoso e tendo a ideia que não terás equipamentos poderás investir nuns DEVOLO Magic2 que sendo caros e diferentes do protocolo powerline mais conhecido devem dar uma boa cobertura com alguma margem - não são capazes de tudo e possivelmente não irão além dos 500Mbps - se lá chegarem... Já excluo o Magic1 pois os que tem wifi nos elementos com wifi e nos minis tem portas de rede 10/100 e ainda limitam mais a velocidade disponível apesar de toda a publicidade exagerada que a marca faz...
 
Boas goncalo, eu aderi ao serviço NOS por telefone e nunca assinei nada sequer, talvez isto ajude ? Alem disso foi-me garantido internet de 500mbs pela casa toda (eu sei que nunca iria acontecer mas foi o que me foi dito e prometido) cumps
O valor da instalação terá de ser sempre pago. Funciona assim em todas as operadoras.

Quanto a essa garantia, não está contratualizada, a velocidade garantida será sempre via cabo, dado que há demasiados fatores externos que influenciam o WiFi. Um simples espelho ou um móvel mais "corpulento" podem inutilizar uma rede WiFi
 
Sendo a adesão por telefone tens a garantia do direito de livre resolução de 14 dias com a ressalva que possivelmente foi aceite a instalação para poder ser concretizada. Mas mesmo que isso assim seja o cliente terá de poder usar o direito de livre resolução dentro do tempo - mesmo que seja alegada a tal autorização que o anularia - mas sempre com a possibilidade de lhe ser imputado um valor a definir pela instalação e uso temporário do serviço.

Por muito que custe ao atingido temos que compreender que se já somos um país de chamados brandos costumes mas com algum aproveitamento de alguns se for garantido que se pode instalar e desinstalar sem qualquer prejuízo para o cliente temporário, viravamos um país de "instalações artísticas temporárias" porque muitos se aproveitariam da facilidade.

Há que ter bom senso como há que o pedir da operadora também...
Mas acho que o problema até pode ter solução com a colaboração da NOS
* o link é só para veres um resumo do que pode ser aplicável embora não seja específico para o caso mas para outras compras...
 
Eles ate me podem dar mais 5 plumas, mas entre a pluma receptora(escritório) e a que tenho na sala logo depois das escadas nao consigo colocar mais nenhuma pois nao tenho nenhuma tomada nas escadas para colocar uma intermédia. foi-me dito que a unica soluçao seria colocar uma pluma entre a receptora e a que tenho na sala para o wi-fi ser melhor distribuido e assim conseguir maior velocidade na sala, mas que culpa tenho eu de nao ter como colocar outra pluma no caminho intermédio destas 2 ? Tou entalado com isto .. Entretanto ja escrevi para a provedoria, estou a espera de alguma resolução deste problema, vamos a ver o que me dizem
 
Eles ate me podem dar mais 5 plumas, mas entre a pluma receptora(escritório) e a que tenho na sala logo depois das escadas nao consigo colocar mais nenhuma pois nao tenho nenhuma tomada nas escadas para colocar uma intermédia. foi-me dito que a unica soluçao seria colocar uma pluma entre a receptora e a que tenho na sala para o wi-fi ser melhor distribuido e assim conseguir maior velocidade na sala, mas que culpa tenho eu de nao ter como colocar outra pluma no caminho intermédio destas 2 ? Tou entalado com isto ..
Tubagem de tv existe? Podes tentar passar cabo de rede entre a tomada do router e uma tomada no outro piso e assim o sinal chega à 2ª tomada por cabo e potencialmente intacto.
Não sei se a NOS o fará, mas podes tentar conversar com eles que não é possível melhorar sem isso e como foi "prometido" e não tens culpa de não conseguirem cumprir por wireless teria de ser efetuada essa instalação... Com os powerlines consegues mas estava a tentar evitar uma sugestão em que o custo é do teu lado. Acho que deves insistir com a NOS porque em boa parte o que prometem é um exagero.
Nem me refiro ao teu caso mas à publicidade:
"Novo Power Wi-Fi - Liga-te a uma net à prova de tudo e todos" "Giga Router - Liga-te a uma net sempre no máximo"
Eu diria antes "não está a acontecer..."
 
@jarvaz De qualquer das maneiras se eles me conseguissem resolver a situaçao eu pretendia ter wifi melhor espalhado pela casa, ja que no quarto logo em frente (e nos outros ao lado) ao escritorio onde tenho o router e o pluma receptor, so me chega uns 100mbs, se colocar um powerline nesse 1º andar no hall será que me iria "espalhar" melhor o wifi pelos quartos ?
 
Pelo que percebi, o 2º plume já está ligado por cabo!!!!
Qual a área desse piso ? Mais plumes seriam para dar cobertura ao restante piso e não para por a meio!!!! Isto se o 2º plume já estiver por cabo.

Já testaste a ligação nesse cabo, ligando um computador para veres se aí tens a velocidade contratada ?
 
Acho que deves primeiro despistar possiveis problemas, como por exemplo problemas nesse cabo ou fichas,... Nada que não me tenha acontecido recentemente num dos cabos que alimentavam um dos plumes de um dos pisos!!!!

Uma ficha de parede com cabos trocados ou mal cravados é o suficiente para haver grandes limitações!!!!
 
@jarvaz De qualquer das maneiras se eles me conseguissem resolver a situaçao eu pretendia ter wifi melhor espalhado pela casa, ja que no quarto logo em frente (e nos outros ao lado) ao escritorio onde tenho o router e o pluma receptor, so me chega uns 100mbs, se colocar um powerline nesse 1º andar no hall será que me iria "espalhar" melhor o wifi pelos quartos ?
Vai pelo @Jocazeze
Os plumes tem vantagens mas um dos defeitos que lhes vejo - e não é o único e quero ver se os mantenho longe daqui - é levarem a que seja desativado o wifi do router para funcionarem melhor...
Depois o que acontece é que tens uma rede wifi mesh que por principio pretende unificar o teu wifi - se colocas outro sistema não vai combinar com ele e pode até implicar... reduzir a possível performance do mesmo. se insistires com eles para te porem cabo de rede onde precisas resolves melhor isso e podes até pedir uns plumes extra de borla para assegurar a boa cobertura devido à extensão da habitação por causa das necessidades do agregado. Se não for para cobrarem os plumes ainda tens alguma vantagem, senão mais vale melhorares a rede por ti e investires ou nos cabo de rede ou em powerlines com wifi ou powerlines a servir routers com wifi.
Como já alguém disse atrás não há receitas milagrosas para o wifi e o powerline sendo uma boa solução só pode ajudar se a rede eletrica da casa o permitir - se criar problemas tens mais um para solucionar... Nesse aspeto mesmo numa instalação que considero razoável para o powerline - estou a falar da minha - sei que há tomadas e powerlines que não são adequados para todas as solicitações - não tenho uma que não permita ligação mas tenho algumas com velocidades muito cortadas pela instalação eléctrica
Atualmente embore eu goste da solução hibrida - powerline com wifi se possível mesh - o mais exposto comercialmente são os equipamentos que funcionam com os plumes criando uma rede wifi meshentre eles com ou sem um canal de apoio - backhaul - em wifi, cabo de rede ou powerline.
Daí indicar se continuares a apostar na rede dos plumes e esta ser acessivel, sem custos mensais - por compensação dos problemas por exemplo - ser o mais lógico para o teu caso

A optares por powerline já sabes que deve ser acima de AV1000 comportas gigabit e mesmo no wifi quanto mais capaz for melhor. Não penso ter sentido ter uma boa rede para depois o wifi ser 2.4Ghz ou limitado a ligação N300 como vejo por aí...
 
@goncalo0305 sim gonçalo tenho algumas saídas de rede espalhadas pela casa, nao sei passar cabo de rede mas é uma questao de pedir a alguem conhecido que o faça .. obrigado :victory:
Se já tens as saídas, assumo que o cabo já esteja passado. Sendo assim deves ter um quadro ATI aí em casa. Se não fizeres mesmo a mínima do que estás a fazer, e se as portas de rede que queres não estão funcionais, chama um eletricista ou um conhecido que perceba.
Irá ficar mais barato que um powerline e é muito mais fiável
 
A melhor.. liguei agora para a nos para me desisntalarem tudo, ja que estou na fase exprimental, e dizem-me que se quero desistir, tenho de pagar 400euros da instaçao dos tecnicos, mas está tudo maluco ? Prometeram-me um serviço que nao foi nem de perto o esperado e ainda me dizem uma coisa destas..
400 euros nalguns casos pode ser considerado ilegal. Depende da situação.

Das minhas contas que já publiquei noutro tópico o valor legal seria sempre à volta dos 50 até 100 euros. Como digo, depende. Mas não estejas à espera de não pagar nada. Pagas sempre qualquer coisa.
 
@jarvaz podes-me indicar uma boa powerline ? nao ligando a valores, obg
Devolo dLAN® 1200+ WiFi ac - wifi mesh da Devolo compatível no wifi com os Magic
Devolo Magic2 com wifi ou sem
Tplink TL-WPA8631P -já tem wifi OneMesh ou TL-WPA8630P - tem wifi - ainda não tem OneMesh mas eles dizem que vai ter
TPLink TL-PA8010P - sem wifi a base do meu sistema

De preferência escolhe equipamentos com tomada integrada para não perderes a tomada - não deves colocar powerlines numa extensão porque afeta a ligação até podendo ser impossível se a extensão tiver circuitos de proteção de picos ou outros
 
NA altura para a potência que necessitava só mesmo trifásico (20 anos atrás). Hoje ainda não me decidi porque sei que para fazer a mudança tenho de pagar cerca de 350€, e depois não sei se não tenho problemas com falta de potência, que me aguente por exemplo o forno eletrico, Ar condiconado e ferro de engomar!!!!

É uma questão a analisar, mas mesmo a EDP já tem sugerido e depois faz-me as contas e diz que pode ser arriscado!!!!
Quaisquers 6,9Kva monofasicos aguentam isso e mais algumas coisas. Tenho forno eléctrico, ferro de engomar, aquecedor, ar condicionado, cilindro, além de TV's, portáteis, servidores e outras coisas ligadas e não se passa nada. Trifásico é só para indústria, hoje em dia não se justifica ter em casa.
 
Por wireless nenhum operador dá garantias de nada. Quanto ao valor pedido correspondera aos custos já incorridos pelo operador para te prestar o serviço.

Quando vais a um restaurante se pedires bife e quando chega à mesa afinal queres bacalhau também te vão debitar o bife.
Mas ele quer bife, mas bife em condições. Essa analogia é... Enfim... É o mesmo que dizer que ele queria NOS e foram instalar MEO!
 
Se já tens as saídas, assumo que o cabo já esteja passado. Sendo assim deves ter um quadro ATI aí em casa. Se não fizeres mesmo a mínima do que estás a fazer, e se as portas de rede que queres não estão funcionais, chama um eletricista ou um conhecido que perceba.
Irá ficar mais barato que um powerline e é muito mais fiável
Quando misturam electricistas e redes, até me arrepio. Chame alguém profissional da área, não se meta com curiosos de chave na orelha!
 
Back
Topo