@Ivan Dias
A maior parte das instalações só vai revelar os defeitos depois mesmo estando muito atentos.
No momento da instalação para além da atenção ao equipamento a instalar ser o combinado e ser cumprido o que está estipulado, muitas vezes nem dá tempo para fazer um speedtest antes de sairem. Claro que eles tem que assumir a qualidade da instalação feita e se não estiver nos conformes corrigir - mas lá está quase só o conseguimos saber depois com alguma calma.
Mal vai quando os problemas são tão graves que se detetam com o instalador ainda lá. Nesse caso é quase caso para trancar a porta para não sair ou confirmar que volta rapidamente para corrigir o que falta.
Às vezes os despistes que têm que fazer com o apoio são tantos que eles nem têm tempo para afinar coisas básicas. E para cúmulo muitos equipamentos - quase todos - vem com firmwares desatualizados que levam tempo a atualizar, se e quando conseguem... É raro o instalador que aqui veio que não se queixe disso e não deveria ser difícil à NOS tentar pelo menos limitar o atraso dos updates do equipamento que lhes distribui.
Claro que depois há o fator humano do técnico que está predisposto a fazer um serviço profissional mesmo no tempo limitado que lhe atribuem ou do tarefeiro que vem com o fogo no dito e só quer guia de marcha... e telefonar diria...
Agora vendo a questão acima: temos que compreender que estas instalações tem custos e devendo ser feitas corretamente e completamente, não será justo esperar que pensemos que estamos num pronto a instalar que pode ser devolvido sem mais; é certo que se o cliente reclamar e tiver razão o valor a pagar pela instalação revertida vai ser proporcional ao tempo usado e não o valor total que lhe é atribuído para fins de indemnização. Já andou por aqui um exemplo de decisão do tribunal que julga estes processos que referia isso.
E em ralação à situação em si talvez seja possível melhorar a dita instalação por forma a chegar aos valores que o utilizador efetivamente pretendia sem grande stress - com a colaboração da própria NOS, pressionando-os com o período de ponderação legal se for o caso, mesmo que não seja usado.
E mais uma nota para este testamento sobre os
powerlines: julgo que até a NOS te consegue por isso melhor sem investires nada extra, por exemplo colocando-te mais uns plumes sem te cobrar - faz o pedido sendo ponto de partida a nega, se justificares "pode acontecer"
A alternativa powerline tendo os inconvenientes drásticos que o
@Jocazeze aponta, não é assim tão má em todas as instalações.
Na minha assegura 200Mbps de download em quase todos os cantos. Vai depender dos equipamentos - sempre acima do AV1000 e com portas gigabit.... - do valor que puderes / quiseres dispender e dos objetivos: se pretenderes ter wifi nos pontos powerlines possivelmente poderás gastar mais porque o wifi incluído faz aumentar os preços assim como algumas marcas.
Se o orçamento for generoso e tendo a ideia que não terás equipamentos poderás investir nuns DEVOLO Magic2 que sendo caros e diferentes do protocolo powerline mais conhecido devem dar uma boa cobertura com alguma margem - não são capazes de tudo e possivelmente não irão além dos 500Mbps - se lá chegarem... Já excluo o Magic1 pois os que tem wifi nos elementos com wifi e nos minis tem portas de rede 10/100 e ainda limitam mais a velocidade disponível apesar de toda a publicidade exagerada que a marca faz...