Dúvidas Internet por cabo em quarto com ficha coaxial

Olá a todos, desculpem desde já se este for o sub errado para se perguntar isto.

Eu quero colocar Internet fixa num quarto que apenas tem uma ficha coaxial com dois conectores, não faço ideia para o que é que cada um é a não ser para televisão. Estive a procurar soluções e deparei-me com algo que se chama MoCA no entanto também mal fiquei a perceber como funciona.

No meu prédio existe um pequeno armário (está mais para buraco numa parede com uma tampa) onde, eu assumo, todos os coaxiais do apartamento entram (pelo menos uma altura que veio cá um técnico da NOS ele foi até lá ajustar alguma coisa , e na minha entrada do meu apartamento já por dentro tem o que eu assumo que é os coaxiais da minha casa, o meu modem recebe internet através de coaxial. A minha dúvida é:

É possível, de alguma forma, utilizar a cabelagem coaxial para internet fixa ou terei que passar um cabo de rede do meu modem até onde eu quero ter a internet?
 
Sim, podes utilizar o cabo coaxial para levares dados (Internet).


Cumps

Já estive a ver esse vídeo um pouco antes deste post, não consigo encontrar o dispositivo que ele menciona sem ser na amazon dos EUA.

Eu assumo que "podes utilizar o cabo coaxial para levares dados (Internet)." se refira a utilizar o dispositivo no vídeo, correto?
 
Já estive a ver esse vídeo um pouco antes deste post, não consigo encontrar o dispositivo que ele menciona sem ser na amazon dos EUA.

Creio que já tenha visto à venda pelo menos na Europa...

Eu assumo que "podes utilizar o cabo coaxial para levares dados (Internet)." se refira a utilizar o dispositivo no vídeo, correto?

Não! Dados - Internet.

No caso da NOS, o serviço de acesso à Internet é atraves da rede coaxial e não, por ADSL ou Fibra Ótica. Obviamente que também têm serviço por Fibra Ótica.

Cumps
 
RuiCardona

tenta mas é outra opção tentar passar um cabo ethernet junto com o de tv ou recorrer a poweline, essas soluções são extremamente caras e ficas com um pisa papeis caro se algum dia mudares de operador.
 
RuiCardona

tenta mas é outra opção tentar passar um cabo ethernet junto com o de tv ou recorrer a poweline, essas soluções são extremamente caras e ficas com um pisa papeis caro se algum dia mudares de operador.
Faz todo o sentido, primeiramente vou verificar a possibilidade de passar um cabo pelo menos cat6 de onde está o modem até ao comodo que quero meter a ficha, caso não dê talvez tente o MoCA já que a powerline não funciona muito bem com os cabos de eletricidade do meu apartamento.
 
se não conseguires passar um cabo cat6, que normalmente sao mais grossos, tenta um cabo 5e, basicamente e a mesma coisa, e mais fino.
 
Vou ver o que dá para fazer, um eletricista pode fazer este tipo de serviços?
electricista ou não, ate tu podes tentar fazer...

ou convence algum amigo a ajudar-te!! não e necessario ter grandes conhecimentos de electricidade.


basta:
- 1 guia (para meter pelo tubo onde tens a net / router instalado, até chegar ao quarto)
- cabo de rede, que se podes comprar em qualquer loja de material electrico... tens que saber quantos metros sao.
A lógica seria de meteres a guia pelo tubo da sala, ate chegar ao quanto, e medires os metros.
Imagina que o tubo sao 8 metros (eu fiz uns riscos na minha guia de 2 em 2 metros, para me orientar)
dás mais alguns metros de desconto, por exemplo da caixa onde ela sai, ate ao sitio onde queres o computador, se queres o fio solto, ou se o vais colar a parede.
No outro lado, onde tens o router, tambem nao deves querer o fio a solta,logo sao mais uns metros.
Somas tudo e compras xx metros de cabo de rede.
Tambem na loja de artigos electricos, ou numa casa de informatica, podes comprar as fichas para cravar no cabo de rede.

Depois o pior e mesmo, um alicate especifico para cravares as pontas.
V50-KITUTP25.jpg

Não sei de que zona do pais es, mas podes pedir um emprestado, se nao quiseres estar a comprar um.
depois os cabos rede cravam-.se da sefuinte forma:

www.profelectro.info/wp-content/uploads/RJ_45_3.jpg

geralmente utiliza-se a norma b na sequencia dos fios
2367913300_1372963718.png




www.profelectro.info/wp-content/uploads/RJ_45Cores.gif
 
electricista ou não, ate tu podes tentar fazer...

ou convence algum amigo a ajudar-te!! não e necessario ter grandes conhecimentos de electricidade.


basta:
- 1 guia (para meter pelo tubo onde tens a net / router instalado, até chegar ao quarto)
- cabo de rede, que se podes comprar em qualquer loja de material electrico... tens que saber quantos metros sao.
A lógica seria de meteres a guia pelo tubo da sala, ate chegar ao quanto, e medires os metros.
Imagina que o tubo sao 8 metros (eu fiz uns riscos na minha guia de 2 em 2 metros, para me orientar)
dás mais alguns metros de desconto, por exemplo da caixa onde ela sai, ate ao sitio onde queres o computador, se queres o fio solto, ou se o vais colar a parede.
No outro lado, onde tens o router, tambem nao deves querer o fio a solta,logo sao mais uns metros.
Somas tudo e compras xx metros de cabo de rede.
Tambem na loja de artigos electricos, ou numa casa de informatica, podes comprar as fichas para cravar no cabo de rede.

Depois o pior e mesmo, um alicate especifico para cravares as pontas.
V50-KITUTP25.jpg

Não sei de que zona do pais es, mas podes pedir um emprestado, se nao quiseres estar a comprar um.
depois os cabos rede cravam-.se da sefuinte forma:

www.profelectro.info/wp-content/uploads/RJ_45_3.jpg

geralmente utiliza-se a norma b na sequencia dos fios
2367913300_1372963718.png




www.profelectro.info/wp-content/uploads/RJ_45Cores.gif

Obrigado por toda a informação, não é que eu não saiba fazer eu tenho formação em redes o meu único problema é que eu não tenho a certeza da esquemática dos tubos onde andam os coaxiais. Eu sei que no meu hall de entrada eu tenho dois pequenos quadrados, um em cima da porta de entrada (chamemos este de #1) e outro próximo ao chão (#2) (Eu moro num prédio como já referido)

No #1 apenas passa um cabo que está extremamente esticado e no #2 eu verifiquei que há um tubo coaxial que vem e é divido em 2 com um splitter. De facto não custa nada andar a experimentar a verificar onde exatamente é que está tudo mas agora eu já falei com um eletricista que me vai ver isto, caso ele não o saiba fazer eu lá vou cuscar e ver o que se arranja.

Deixo anexado umas imagens para exemplificar o que disse no segundo parágrafo

Imagem dos coaxiais #2:

8BqFBCo.jpg


"Esquema" de como os cabos estão no meu hall de entrada:

8yrBxiY.png


Outra teoria que eu tenho é que talvez o coaxial entre no meu apartamento pela linha vermelha e uma delas vá dar à minha sala (onde tenho o modem) e a outra vá dar aos quartos onde ela é novamente repartida.
 
Obrigado por toda a informação, não é que eu não saiba fazer eu tenho formação em redes o meu único problema é que eu não tenho a certeza da esquemática dos tubos onde andam os coaxiais. Eu sei que no meu hall de entrada eu tenho dois pequenos quadrados, um em cima da porta de entrada (chamemos este de #1) e outro próximo ao chão (#2) (Eu moro num prédio como já referido)

No #1 apenas passa um cabo que está extremamente esticado e no #2 eu verifiquei que há um tubo coaxial que vem e é divido em 2 com um splitter. De facto não custa nada andar a experimentar a verificar onde exatamente é que está tudo mas agora eu já falei com um eletricista que me vai ver isto, caso ele não o saiba fazer eu lá vou cuscar e ver o que se arranja.

Deixo anexado umas imagens para exemplificar o que disse no segundo parágrafo

Imagem dos coaxiais #2:

8BqFBCo.jpg


"Esquema" de como os cabos estão no meu hall de entrada:

8yrBxiY.png


Outra teoria que eu tenho é que talvez o coaxial entre no meu apartamento pela linha vermelha e uma delas vá dar à minha sala (onde tenho o modem) e a outra vá dar aos quartos onde ela é novamente repartida.
Outra hipótese é usar isto.
https://www.dahuasecurity.com/pt/search/products?keyword=lr1002
https://www.alliedtelesis.com/en/products/media-converters/mmc6006
https://www.planet.com.tw/storage/products/49072/C-VC-232G_s.pdf
https://www.axis.com/pt-pt/products/media-converters/axis-t8640
https://www.veracityglobal.com/products/ethernet-over-coax-devices/highwire.aspx
Há muitos anos que é usado na migração de sistemas de cctv analógicos para IP, funciona bem.
 
Última edição:
Desde já obrigado a todos pelas sugestões

O serviço está feito e deu para passar um Cat6 pelos tubos, da sala até o meu quarto, sendo que o cabo em si vem do tubo inferior direito (ver imagem citada), entra no inferior esquerdo e termina numa ficha coaxial. Depois disso foi abrir um buraco do quarto com a ficha para o outro onde eu puxo o cabo que depois liga a um Router. Pensei em terminar numa ficha mas com medo que houvesse perda nas velocidades eu decidi manter o cabo.

Deixo aqui uma foto de como ficou, falta agora de alguma forma deixar isto mais bonito:
5ZPaBIw.jpg

 
Back
Topo