Internet por satélite

Tenho um colega que usa.

A vantagens é que não há limite de velocidade, ou melhor, a velocidade está limitada à capacidade de recepção da tua placa net-satélite.
Tens 2 hipóteses tanto quanto sei. Unidirecional e bidirecional.
Na unidirecional recebes via satélite e envias via outro acesso qualquer (modem analógico [56k], adsl, net móvel). Ou seja, necessitas sempre de um qualquer outro acesso à net para o envio de pedidos. Isto traz o correspondente lag. O teu pedido vai por uma via (p.ex. o click num link para um download/visualização de uma página/etc.) e a resposta vem por outra (satélite). Há sempre ali uns milisegundos ou mesmo, às vezes uns 2 ou 3 segundos, até vir a resposta ao pedido.
Na bidireccional as comunicações vão e vêm por satélite. Tens de ter uma cabeça emissora satélite, que acho que é bastante cara, mas estou a falar de cor.

As únicas limitações são a capacidade de recepção da placa (depende do modelo) e a ligação do servidor de onde estar a retirar/consultar informação. A maioria dos ISPs satélite fornecem aos clientes um espaço temporário em disco nos seus servidores, para onde podem deixar a descarregar coisas durante a noite p.ex., para não estarem à espera limitados pela velocidade dos servidores. e depois sacarem tudo à veocidade máxima. Isto é muito útil, p.ex, se usarem unidireccional com modem analógico. Assim, em vez de estarem online (com o modem ligado à linha telef. €€) à espera que as coisas cheguem, mandam para a vossa área temporária, desligam o modem/PC, e no dia seguinte é só irem à vossa área no ISP e zupt, num instantinho transferirem as coisas para o PC.

Há vários ISPs na Europa (a apanharem PT), mas quase todos compram serviço a este: http://www.europeonline.com que também vende directo aos utilizadores.
Se quiserem alternativas.. google is your friend :) Aparecem logo vários.


Edit: Para os preguiçosos, a título de exemplo, estive agora a consultar a página. Estão a vender a placa de 2Mb/s interna por 60€ (ou placa USB por 110€) e o serviço de acesso por 15,75€/mês (pago ao ano, i.e, 189€/12meses).
 
Última edição:
O que é caro é o equipamento. O ar depois não tem limitação de velocidade.
Claro que quem compra placas mais "pujantes" são normalmente estações TV para recepção do streaming dos directos dos correspondentes no estrangeiro e outras emissões video, que actualmente já são feitas via net.
 
O que é caro é o equipamento. O ar depois não tem limitação de velocidade.
Claro que quem compra placas mais "pujantes" são normalmente estações TV para recepção do streaming dos directos dos correspondentes no estrangeiro e outras emissões video, que actualmente já são feitas via net.

o ar não tem limitações mas a capacidade dos satélites tem... e como em todos os serviços mais largura de banda = mensalidade mais cara...
 
Back
Topo