Internet Satélite VS Router 4G

Olá,
Mudei de casa (nos arredores de Odivelas) e não tenho nenhum serviço de ISP na minha zona, a única solução até ao momento é por Internet/TV por satélite ou comprar um router 4g mas qual delas a melhor? Já me disseram que as pessoas do meu prédio estão a por satélite em casa e que estão satisfeitas mas depois vou ao forum da NOS e só vejo pessoas com queixas em relação a internet por satélite. Cheguei a falar com uma senhora da NOS e ela disse me que apesar da velocidade da internet por satélite seja mais pequena que a do 4G é mais estável que o 4G, mas será mesmo assim?
Dou valor a uma boa internet pois televisão vejo pouco prefiro ver streamings e fazer downloads filmes/series/musica por outro lado também não tenho a certeza quando é que tenho fibra na minha zona (Ou será MEO ou NOS não acredito que tenha logo as duas disponíveis) mas diria que no máximo dentro de um ano já devo de ter (espero que seja antes).

NOS Satélite:
24 meses fidelização - 44€ - Tv e Internet (ilimitado - 40mb/s)

Router 4G
12 meses fidelização - 15€ - Internet 4G (ilimitado)

Agradeço vos desde ja toda ajuda.

Cumprimentos,
João Cabaço
 
Última edição:
não há Internet por satélite ponto, a TV recebes por satélite, e a net por rede móvel 4G...

agora sim o ter net em condições e estável isso já é outra história depende de zona para zona e alturas do dia, e o mesmo com o tráfego dizem ilimitado mas o ilimitado é discutível...

portanto qualquer das opções sujeitas-te são iguais, a diferença é mesmo em comprares o router ou não...
 
rjSampaio

é só pensares um bocadinho, a zon\meo\vodafone\nowo não fornecem Internet nesse sistema só via rede móvel, dai eu ter dito o que disse não existir internet por satélite...

esses sistemas por satélite são caros para que oferecem e estão sujeitos a condições climatéricas...
 
Pois, não sou bruxo, se querias dizer que essas operadoras não têm, então dizias isso mesmo, porque da maneira que disseste esta errado.

e é caro para o que oferecem?
oferecem acesso a internet onde não existe outras coberturas, garantidamente não é caro onde não existe alternativa.
Fora que os preços não estão assim tão desfasados de adsl.
 
Pois, não sou bruxo, se querias dizer que essas operadoras não têm, então dizias isso mesmo, porque da maneira que disseste esta errado.

e é caro para o que oferecem?
oferecem acesso a internet onde não existe outras coberturas, garantidamente não é caro onde não existe alternativa.
Fora que os preços não estão assim tão desfasados de adsl.


Boa noite,

se alguma vez pensares em jogar online por satélite... esquece ja...
Igual para vidéo-chamadas ou chamadas por Wi-Fi, a latência é demasiada para poder ser usado correctamente por satélite.

O mais viável é 4G ou adsl se nao houver fibra.
 
regra geral a latência é a volta dos 500ms, jogar ate dá, mas mais jogos que nao dependam de pequenos ajustes (jogos de turnos, RPG, futebol,RTS) shooters e condução tens sempre um enorme handicap, se nao fores kickado a entrada :P

edit.: e ja agora, se o plado do Elon Musk for para a frente, a sua frota de satelites deve estar pronta em 2019, e ele promete (vindo dele acredito piamente) 25ms de ping.
 
regra geral a latência é a volta dos 500ms, jogar ate dá, mas mais jogos que nao dependam de pequenos ajustes (jogos de turnos, RPG, futebol,RTS) shooters e condução tens sempre um enorme handicap, se nao fores kickado a entrada :P

edit.: e ja agora, se o plado do Elon Musk for para a frente, a sua frota de satelites deve estar pronta em 2019, e ele promete (vindo dele acredito piamente) 25ms de ping.

O problema do satélite é o ascendente (upload), não sei como é que vai reinventar a roda, com tecnologia da NASA em nossas casas? Ter 25ms de ping tornava possível ser um ISP a nível planetário, até podendo ser alternativa à Internet 4G que com os operadores que temos estamos feitos ao bife se não houver cobertura fibra.

Agora em Odivelas, um prédio sem cobertura nem ADSL satisfatório? Para mim 16mbps ou 20mbps ADSL são sempre melhores que qualquer porcaria 4G da NOS (mesmo que no caso por não estar numa zona rural, talvez não seja tão má) ou os limites de tráfego da Vodafone...
 
Parece que é por usar frequências bem mais altas que o normal (25Ghz se nao estou em erro) e ter os satelites em orbitas mais baixas, o que reduz drasticamente o ping, mais info aqui .

Reinventar a roda é que ele costuma fazer/incentivar.
  • Visa -> paypal (mais seguro e para todos)
  • carro -> tesla motors(super carregado de tecnologia e eletrico
  • baterias de energia -> Tesla (quando deixou o nome Motors, ridiculamente mais eficioentes e baratas)
  • foguetes -> spaceX (reutilizável e muito mais barato)
  • comboio -> hiperloop (estupidamente mais rapido, e não sei muito sobre isso :P)
  • construção de tuneis -> The Boring Company (mais rapido e mais barato)
Fora todas as outras empresas que meteu o dedo ou criou
  • X.com
  • SolarCity
  • OpenAI
  • Neuralink
Se ele diz que o vai fazer, bem um historial bom o suficiente para acreditar que sim, da lista do topo, só o hyperloop ainda nao esta em pleno funcionamento.
 
Olá,
Mudei de casa (nos arredores de Odivelas) e não tenho nenhum serviço de ISP na minha zona, a única solução até ao momento é por Internet/TV por satélite ou comprar um router 4g mas qual delas a melhor? Já me disseram que as pessoas do meu prédio estão a por satélite em casa e que estão satisfeitas mas depois vou ao forum da NOS e só vejo pessoas com queixas em relação a internet por satélite. Cheguei a falar com uma senhora da NOS e ela disse me que apesar da velocidade da internet por satélite seja mais pequena que a do 4G é mais estável que o 4G, mas será mesmo assim?
Dou valor a uma boa internet pois televisão vejo pouco prefiro ver streamings e fazer downloads filmes/series/musica por outro lado também não tenho a certeza quando é que tenho fibra na minha zona (Ou será MEO ou NOS não acredito que tenha logo as duas disponíveis) mas diria que no máximo dentro de um ano já devo de ter (espero que seja antes).

NOS Satélite:
24 meses fidelização - 44€ - Tv e Internet (ilimitado - 40mb/s)

Router 4G
12 meses fidelização - 15€ - Internet 4G (ilimitado)

Agradeço vos desde ja toda ajuda.

Cumprimentos,
João Cabaço
 
moço mete 4G da vodafone isso nem se pergunta...

esta gente dá respostas tão incultas.

Satélite é treta a ligação, tem de ir ao satélite e chegar a ti demora anos e anos! velocidades da treta.

lógico que o melhor é 4G.

qto mto ias para adsl... há sempre cabo de cobre.... lol

essa coisa do tráfego ilimitado 4G é treta, tráfego é sempre limitado
 
Última edição:
Respostas incultas?
Não me digas que também trabalhaste com comunicações via satélite no meio de nenhures?

Eu diria que tu é não percebes nada de satélite, é pior lês na diagonal.

Eu só respondi porque disseram que não existe, como tal eu esclareci como era o serviço. Eu não disse que 4G é inferior.

E já agora 4G de momento é uma porcaria em muitas áreas, está tão sobrecarregada que o 3G funciona muito melhor...
Portanto se for entre 4G na minha área ou satélite a 500ms de ping, olha que de momento preferia o satélite. felizmente é só comutar para 3G e fica resolvido.
 
Bom mas em relação à pergunta inicial:

Um serviço satélite, por exemplo NOS, não vau usar para net um router 4G (que até pode ter pesquisa e comutação automática para 2/3/4 G)?

E, @darkeyzs, para tua informação nem sempre há fio de cobre COM QUALIDADE para ADSL.

Eu vou mudar de casa em breve e até já tremo só de pensar nisso, neste momento tenho HFC da NOS e à porta fibra dos outros 2.

Ainda nem vi o que tenho na nova...:Whatever:
 
Boa noite,

se alguma vez pensares em jogar online por satélite... esquece ja...
Igual para vidéo-chamadas ou chamadas por Wi-Fi, a latência é demasiada para poder ser usado correctamente por satélite.

O mais viável é 4G ou adsl se nao houver fibra.
Boas,
Tenho tido muitos problemas com a ligação adsl. Está frequentemente com quebras e nos ultimos tempos, nem ultrapassa 2Mbps. Nas várias vezes que contactei a assistencia da MEO sempre me disseram que era de estar muito longe da central e que não havia melhor opção de ligação internet. Só com fibra, mas nem se sabe quando.
Quase por coincidência, liguei um router 4G a vodafone e deu velocidades muito melhores. Sempre acima dos 15Mbps. Será de ser 4G? acham que a solução para os meus problemas de ligação internet pode passar por um equipamento deste género?
 
Boas,
Tenho tido muitos problemas com a ligação adsl. Está frequentemente com quebras e nos ultimos tempos, nem ultrapassa 2Mbps. Nas várias vezes que contactei a assistencia da MEO sempre me disseram que era de estar muito longe da central e que não havia melhor opção de ligação internet. Só com fibra, mas nem se sabe quando.
Quase por coincidência, liguei um router 4G a vodafone e deu velocidades muito melhores. Sempre acima dos 15Mbps. Será de ser 4G? acham que a solução para os meus problemas de ligação internet pode passar por um equipamento deste género?

O 4G pode atingir 300mbits portanto sim é normal rer boas velocidades em 4G.

Mas podes pedir a MEO o tarifário MEO TOP SEM FIOS que faz passar a tv por satélite e net + voz pela rede movel (4G)
 
Back
Topo