Internet sem rede fixa, satelite+3g?

Koncaman

Utilizador Saloio
Boas,
Estive hoje a falar com os meus primos, e estamos a chegar à conclusão que este serviço da oniduo 2mbps não esta a ser vantajoso (somos 3 casas, a usar apenas um serviço, com tudo ligado por cabo utp).
não so o serviço de ADSL, como todas as despezas feitas com telecomunicações (sem contar com os telemoveis)
causa: 3 casas a pagar assinatura da rede fixa = 45€
nos os 3 estamos a pensar aderir ao optimus home para acabar com a despesa de assinatura (todos pagamos mais de assinatura de telefone, que pelas chamadas telefonicas em si), contudo, a ideia de aderir ao optimus home é precisamente deixar de pagar os 15€ de assinatura.
mas soube hoje, que, deixando de pagar assinatura deixa-se realmente de poder usar a linha de cobre, seja para o que for, incluiindo serviço de dados (eu pensava que so inibia a utilização dos serviços de voz).

ou seja, se todos aderimos ao optimus home, vai ter que haver um desgraçado a pagar a assinatura (a minha casa não será, porque não tem cobertura ADSL), o que se queria evitar.

andei a ver como poderia aceder à internet, a velocidades elevadas, sem usar a linha fixa, e surgiu o satelite, com uploads por rede UMTS.

ora bem, a net cabo tem um serviço que é mais ou menos isto, contudo, exige uma linha fixa PT para uploads... mas eu não quero a linha fixa... portanto, kaput.

mas isto deixa-me com a clara convicção que é possivel o que eu quero.
basta-me arranjar um serviço que me permita os downloads por satelite, e que permita os uploads por uma ligação qualquer à minha escolha, que neste caso seria o kanguru ou algo do tipo (como seria so usado para upload, o trafico deve ser suficiente)

ora bem, não quero gastar mais que 60€ mensais de internet (com satelite e 3g incluido)

preciso de saber mais serviços de internet por satelite, preciso de saber condições, e tecnicas a usar... e mais alguma coisa que queiram dizer sobre o tema...
(tenho ali um PC que pode servir de anfitrião para o acesso 3g, ligação de satelite, e distribuição de internet pela rede)

creio que isto não é repost... se for, peço desculpa, apaguem isto, ou misturem as threads...

PS, a velocidade de download, bastam 512kb de download, se for mais, melhor, claro.

EDIT: neste momento tenho um serviço do astrasat de 1024kbps a 30€/mes, ou 300€/ano!

Edit2:
pronto, com tudo mais ou menos delineado:

serviço satelite uni-lateral -> download - astrasat,
download 1mbps = 25€ mes (modalidade anual = 300€)
custo do equipamento = 77€

serviço adicional -> upload
TMN Acesso Giga 1 = 29.9€ mes (com 1gb incluido, e happy hours das 7 ás 17h)
custo do equipamento = 149.9€ + placa conversora PCMCIA -> PCI (~20€)
(condições exactamente iguais para o kanguru, ainda temos que decidir qual será)

conclusão, com um investimento de cerca de 260€ (tendo em conta que preciso de uma fonte para o pc que vai ficar dedicado a servidor) faço a festa, no que ao equipamento diz respeito.
e tenho uma mensalidade de 55€ por mes de internet.

deixamos de gastar 3x15€ de assinatura (motivado pela adesão ao optimus home [que no fundo é um telemovel com o numero da rede fixa], que nos deixa a pagar apenas as chamadas que fazemos)

e deixamos de pagar os 35€ de internet que pagamos actualmente.

cada um de nos poupa cerca de 8€ com a brincadeira (na verdade poupa-se mais, porque temos excedido sistematicamente o trafego em periodo normal -> oniduo 2048/128), e acho que ficamos com um serviço melhor...

o que acham da ideia?
 
Última edição:
Tens ai uns pontos incorrectos.

1º o optimus home é a maior tanga de tds os tempos simplesmente pq enganam ainda mais os clientes: não pagas assinatura... mas tens carregamentos e tráfego de voz obrigatorio por mes que acaba por se traduzir numa assinatura (se bem que td o guito q gastes podes usar em chamadas).

2ºExiste possibilidade de isp por satelite com retorno pos 3g. MAS! (existe sempre um mas) irá cair fora do plafond que desejas gastar por mes (verifica com cuidado se o 3g nao te cobra upload - o teu retorno de sinal de satelite faz que td o q envies do teu pc vá pelo 3g - o prato de satelite serve SÓ para o download), alem que o valor so por si da assinatura do satelite vai acima dos 50€

3º a opção da netcabo satelite não é viavel pois tens sempre que pagar a chamada de retorno - aka pagar a chamada.

Existem no entanto outras opções, sendo a mais viavel para vcs apostarem num servico adsl e dividirem a mensalidade da linha por todos.
Para as restatnes casas, investem um pouco mais e compram um sistema de voip tipo o pap2 da linksys e ficam com telefone fixo através da net.
 
sim, efectivamente, o optimus home obriga ao carregamento de 25€ de dois em dois meses. contudo, são 25€ que posso usar em chamadas (como disseste, e bem). além disso, como é praticamente um telemovel GSM, com cartão sim e tudo, posso ter o numero fixo, onde eu bem entender, até o posso levar de ferias :) . mas sim, os 25€ de dois em dois meses, não fazem parte da publicidade >(

o unico serviço UMTS que vi, com limite de upload (200MB) é o da vodafone, o da otimus e TMN, não me parecem fazer a distinção.

e depois, nos queriamos mesmo, dispensar o pagamento de uma assinatura...

mas sim, ja pensámos nisso
 
E mais, os satélites estão distanciados a 36000km da terra, tendo os dados que percorrer 72000km, que é o mesmo que dar 4voltas à terra, imagina o atraso(delay) disso comparativamente às ligações de cobre!
Eu ia para uma solução ADSL com tráfego total e tempo ilimitados, como eu tenho pela vodafone ADSL em que somos eu e mais 3 vizinhos tendo o custo total para uma ligação de 2mbps de (50€+iva)/4=(12,50€+iva)/mês para cada um, tudo a bombar sem nenhum traffic shapping e se fizeres contrato de permanencia com eles durante 18 meses o custo mensal baixa para (45€+iva)/mês!
http://www.vodafone.pt/Empresaseprofissionais/comfixas/internet/ADSL/Tarifario.htm
E para fazer chamadas telefónicas para a rede fixa nada melhor que usar o VOIP(Voz pela Protocolo da Internet) que até este momento são GRATUITAS!!
http://www.voipstunt.com
http://www.voipbuster.com
Cumprimentos
 
Koncaman disse:
sim, efectivamente, o optimus home obriga ao carregamento de 25€ de dois em dois meses. contudo, são 25€ que posso usar em chamadas (como disseste, e bem). além disso, como é praticamente um telemovel GSM, com cartão sim e tudo, posso ter o numero fixo, onde eu bem entender, até o posso levar de ferias :) . mas sim, os 25€ de dois em dois meses, não fazem parte da publicidade >(

o unico serviço UMTS que vi, com limite de upload (200MB) é o da vodafone, o da otimus e TMN, não me parecem fazer a distinção.

e depois, nos queriamos mesmo, dispensar o pagamento de uma assinatura...

mas sim, ja pensámos nisso


Verifica bem isso pois julgo que o optimus home está trancado a um numero de base stations na tua zona... especialmente para que se evite a mobilidade de um numero que pertence á numeracao fixa
 
Koncaman disse:
sim, efectivamente, o optimus home obriga ao carregamento de 25€ de dois em dois meses. contudo, são 25€ que posso usar em chamadas (como disseste, e bem). além disso, como é praticamente um telemovel GSM, com cartão sim e tudo, posso ter o numero fixo, onde eu bem entender, até o posso levar de ferias :) . mas sim, os 25€ de dois em dois meses, não fazem parte da publicidade >(


errado, tás limitado a uma determinada zona, que vai sendo cada vez mais restrita, ao longo do primeiro mês de utilização, por triangulação com as antenas da optimus
 
Back
Topo