Dúvidas Internet Universidade

AfonsooCosta

Power Member
Boas, precisava de uma pequena ajuda para tentar solucionar um problema levantado pela internet disponibilizada na universidade.

O problema é que a internet da universidade tem uns IP' muito diferenciados, não consigo explicar o porquê, mas por exemplo uma aplicação de um chat através de sockets em que todos os user tem que estar na mesma rede não consigo comunicar e dá erro que o IP não existe na rede. E se formos a ver os IP's de rede não são o mesmo... Começam todos por 172.x.x.x sendo o resto diferente e daí o problema.

Agora vou precisar mesmo de resolver este problema porque vou precisar mesmo de trabalhar na universidade num trabalho em que vamos ter que ligar vários computadores a mesma rede para realizar o trabalho.

Pensei então nas seguintes soluções e não sei se são viáveis:

A 1a passa por utilizar um raspeberry Pi 3 + um router/switch em que o Pi ia ligar por Wi-Fi a internet da universidade e depois o Pi ligava ao router/switch e depois os PCs ligavam ao router/switch. Não sei se isto iria resolver o problema, pois não sei se ao ligar o Pi a internet da universidade ia ficar na mesma com o IP da universidade. Poderia simplesmente ligar todos os PCs ao router/switch mas ia ficar sem internet nos PCs e necessitamos de internet para o trabalho.

A 2a solução para por criar uma VPN no router de casa e depois todos os PCs na universidade ligarem-se a minha VPN de casa. Penso que está solução é capaz de resolver o problema, mas gostava de confirmar com alguém + entendido na matéria.

Espero ter sido esclarecedor na minha dúvida e agradeço qualquer ajuda.

Cumprimentos.
 
Back
Topo