Introdução a programação duvida

ZeLuisM

Membro
Boas,
Depois de ver vários topicos sobre o assunto acho que a melhor linguagem para começar a programar é pascal, ou phyton (estou certo?)
A minha pergunta é qual das duas devo escolher.
Tambem me podem indicar alguns livros/sites para aprender essa linguagem?

PS: Nunca tive experiencia em programar, sou completamente noob sobre o assunto


Espero Resposta
Obrigado
 
Última edição:
Depende do tipo de aplicações que pretendes desenvolver com a linguagem. Se quiseres aprender linguagens de programação para criar programas completamente do zero, sem recurso a outras linguagens então acho que Pascal é melhor. Se quiseres uma linguagem para fazer coisas básicas ( quero dizer, não podes criar programas totalmente do zero sem recurso a outra linguagem ) começa por Lua, é muito, muito fácil.
 
De Pascal não conheço nenhum até porque nunca estudei a sério, só criei umas coisas básicas sem qualquer conhecimento da linguagem ( fiz isso quando não tinha noção do que era programação ).

Se quiseres de Lua, está aqui: http://lua.org.
 
Python, Lua, C, OCaml são boas opções. Python é provavelmente a mais "entusiasmante" e é bastante usado em disciplinas introdutórias de programação. Não percas tempo com Pascal, a linguagem e todo o seu ecossistema está completamente ultrapassado; além de que mais vale aprenderes a programar com uma linguagem que tenha algum uso no futuro, o que não é o caso do Pascal. Existe uma linguagem derivada do Pascal mas que é bem mais actualizada: ADA ( https://en.wikipedia.org/wiki/Ada_(programming_language) ) - é uma linguagem bastante usada em contexto militar e científico mas não tem tanta visibilidade no mundo do software do dia-a-dia.

Aqui tens recursos de aprendizagem com python:

http://www.openbookproject.net/thinkcs/python/english2e/
http://learnpythonthehardway.org/
 
Back
Topo