Intrusão na Rede?

Status
Fechado a novas mensagens.

AnaRita25

Membro
Olá a todos / as,

Tenho um pequeno problema, e foi-me recomendado vir à vossa comunidade, pois são todos muito simpáticos, segundo me disseram - espero que realmente o sejam ; )

Eu tenho dois PCs ligados em rede: PC1 (XP) e PC2 (Vista 64 Bits), partilham o mesmo sinal de net e modem, o D-Link DSL-G624T v2. O PC1 está ligado a uma das portas do modem/router através de cabo Ethernet, e o PC2 o mesmo. O modem divide, portanto, o sinal pelos dois computadores. Única coisa que os PCs partilham, é a largura de banda, não há nada mais que partilhem - ficheiros, impressoras, nada. Não uso nada wireless em casa, é tudo através de cabo Ethernet, mas hoje de manhã, acedi ao painel do modem, 192.168.1.1, e verifiquei, para meu espanto, que tinha o computador do meu vizinho lá presente, a utilizar a minha largura de banda! O nome do computador presente não era nenhum dos que temos em casa e era, claramente, o nome do computador do meu vizinho, até pq o tipo nomeou o PC com o seu próprio nome!

Que tenha notado foi a primeira vez que lá estava, mas nada me garante que já não o tenha feito anteriormente e não ande a utilizar a minha largura de banda e consumos! Confesso que fiquei com vontade de ir lá dar-lhe um espancamento!

Como não entendo nada disto, a primeira coisa que fiz foi alterar a password de acesso ao painel de controlo do modem, e desactivar o wireless do modem - penso que nunca o tinha feito (que erro!); mas isso é manifestamente pouco. Por favor, alguém me ensina a configurar o modem como deve ser e a pôr isto o mais seguro possível? As informações / tutoriais que vieram com a caixa do modem são medíocres e nada ensinam.

Modem: DSL-G624T v2
Tenho o último firmware disponível instalado: V3.10B01T02.EU-A.20070924

Alguém me pode dar um ajuda?

Beijos e Abraços,

Ana
 
Última edição:
Bem vinda ao fórum.
Se já desactivaste o wireless e mudaste a password de acesso então estás segura. A menos que o teu vizinho entre aí em casa com o portátil na mão e o ligue ao modem...
Se mais tarde precisares/quiseres usar wireless em tua casa então aí sim, deves tomar outras medidas (definir uma boa password para a rede wireless por exemplo).
 
Por momentos pensei ser impossível que o teu vizinho usasse a tua net pois disseste que não usas wireless. Mas depois vi que afinal estava activo..

Foi um erro sim, mas agora com isso desligado não há mais problemas.
 
No futuro caso uses wireless protege isso com WPA e não com WEP que facilmente se descobre a pass...

Isto juntamente com uma pass segura chega para o manter afastado ;)
 
Olá outra vez,

Muito obrigado pelas respostas. Realmente não me mentiram, quando me falaram da comunidade, são muito simpáticos e rápidos : )

Pois, eu realmente só alterei mesmo a password de acesso ao modem (login não pode ser alterado), e desactivei o wireless. Durante a tarde, numas pesquisas no Google, vi certos sites a aconselhar trocar o SSID que vinha de fábrica / origem, eu fiz isso, mas não sei até que ponto é que isso melhora algo por aqui.

Na vossa opinião não é necessário alterar mais nada no modem e suas respectivas configurações, de modo a bloquear o acesso a qualquer outro computador / indivíduo além dos dois computadores que perfazem a rede caseira?

Beijos
 
Olá outra vez,

Muito obrigado pelas respostas. Realmente não me mentiram, quando me falaram da comunidade, são muito simpáticos e rápidos : )

Pois, eu realmente só alterei mesmo a password de acesso ao modem (login não pode ser alterado), e desactivei o wireless. Durante a tarde, numas pesquisas no Google, vi certos sites a aconselhar trocar o SSID que vinha de fábrica / origem, eu fiz isso, mas não sei até que ponto é que isso melhora algo por aqui.

Na vossa opinião não é necessário alterar mais nada no modem e suas respectivas configurações, de modo a bloquear o acesso a qualquer outro computador / indivíduo além dos dois computadores que perfazem a rede caseira?

Beijos

Se tens o wireless desligado como é que queres que outros computadores se liguem? Ao desligares o wireless desligas qualquer tipo de comunicação com o teu modem que não seja através de um cabo. Como disse, só se o teu vizinho te entrasse em casa e ligasse o portátil dele ao teu modem com um cabo. Isso do hidden SSID, alterar o SSID default, passwords WPA/WEP, MAC filtering são medidas de segurança para quem quer proteger a rede wireless de utilização alheia. Como tu não tens rede wireless não precisas de te preocupar.
 
O teu vizinho deve ser realmente estúpido! Usar o computador em rede alheia e ainda por cima com um nome que o identifica perfeitamente!?!?:lol:

Se já tens o wireless desligado não te preocupes com isso. Se quiseres deixar o teu vizinho na M..da, liga o wireless, põe uma chave wpa bem segura e muda o ssid para algo do género "O nome do teu vizinho + vai apanhar no...". Qualquer coisa assim...
 
caso queiras manter o wireless ligado podes fazer o mesmo que eu:
defini uma boa password e activei o MAC Filter, ou seja, apenas os computadores com o endereço MAC da lista que defeni conseguem aceder a rede!
não conheço o teu modem/router, mas acho que também deve ter essa opção
 
caso queiras manter o wireless ligado podes fazer o mesmo que eu:
defini uma boa password e activei o MAC Filter, ou seja, apenas os computadores com o endereço MAC da lista que defeni conseguem aceder a rede!
não conheço o teu modem/router, mas acho que também deve ter essa opção

MAC Filter não te vale de nada apenas dá mais trabalho a quem queira entrar...

WPA com uma boa pass sim já é quanto chega...
 
Tendo em conta o caminho que este topico seguiu, os posts fora das regras foram apagados, e o topico fechado.

Peço desde ja desculpa ao autor original do mesmo.

Se querem discutir formas de crackar passwords façam-no noutro forum.

Cumprimentos
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo