"Invert Y axis"

cada um joga como lhe dá jeito e como gosta.

certamente que não és o unico, caso contrário os jogos não tinham essa opção..


:iconlock:
 
eu conheço leets de fps' q jogam assim

e conheço pessoas q usam o rato invertido, dextros q usam o rato na mao esquerda

td o q te passar na cabeça com ratos ha quem o faça :D
 
e conheço pessoas q usam o rato invertido, dextros q usam o rato na mao esquerda

Eu tive a 1ª "panca" e também consigo usar o rato na mão esquerda, porque fui esquerdino e depois passei a dextro (cenas da prof. da primária)!

Usei o rato invertido até aos 13 anos e não conseguia usá-lo na posição normal! Depois comecei a "integrar-me" e hoje não tenho esse complexo!
 
mas alem dos dextros c a coisa trocada, conheço mm quem use o bixo c os botoes pa baixo

isso na minha cabeça da um nó bem pior

:eek:

ha ppl pa td :p
 
Normal? Mas a opção de inverter o eixo do Y é para handicaps? :P

Eu sempre joguei com o Y axis invertido e acho que foi de jogar Flight Simulator 3 e F-15 Strike Eagle II.

Até há jogos que dá para inverter o X axis o que acho estranho mas possivelmente há quem considere essa forma mais confortável.

Acho que todos os jogos deviam ter essa opção... acho que há uns tempos até saiu um jogo sem opção de invert (acho q era pa PS2/XBOX) e saiu logo da minha lista... seria o Second Sight?

tiago_wiifan antes de tu nasceres já eu jogava simuladores com o Y invertido (Flight Simulator 3) :P
 
Última edição:
Tem piada que eu julgava que seria um de muito poucos que também usa o eixo Y do rato invertido. Perguntava-me varias vezes até quando essa opção seria incluida nos jogos e tinha aquela sensação estupida, eles põem esta opção só para mim... lol

Bio Shadow disse:
Teoricamente a maneira normal de jogar é com os axis invertidos já que o cérebro reconhece mais facilmente esse esquema.

Tens a certeza disso? Ja leste algo sobre isso? É que analisando por "senso comum" há logo uma diferença entre o uso do rato no windows, de forma tradicional e a necessidade de "tradução" quando jogamos um FPS. Sempre me questionei se não tinha aqui, eu, uma perca de performance.
 
Pensa assim, tens um pau espetado na parte de cima da cabeça, queres olhar para cima como fazes? Puxas o pau para trás, se queres olhar para baixo empurras o pau para a frente, o cérebro interpreta as acções desta maneira logo qualquer pessoa que jogue um FPS e principalmente um 3rd person pela primeira vez tem maior facilidade em jogar com o eixo Y invertido.

Nos jogos em 3rd person notam uma grande dificuldade em jogar com o eixo Y "normal" pelo simples facto de verem o jogador ou o avião, o cérebro aplica a mesma lógica que expliquei ali em cima ;)

edit: http://gamepeople.wordpress.com/2006/11/07/down-is-up/
 
Pensa assim, tens um pau espetado na parte de cima da cabeça, queres olhar para cima como fazes? Puxas o pau para trás, se queres olhar para baixo empurras o pau para a frente, o cérebro interpreta as acções desta maneira logo qualquer pessoa que jogue um FPS e principalmente um 3rd person pela primeira vez tem maior facilidade em jogar com o eixo Y invertido.

Nos jogos em 3rd person notam uma grande dificuldade em jogar com o eixo Y "normal" pelo simples facto de verem o jogador ou o avião, o cérebro aplica a mesma lógica que expliquei ali em cima ;)

edit: http://gamepeople.wordpress.com/2006/11/07/down-is-up/

Tem toda a lógica realmente.

Estou sempre a aprender :)
 
Uso o rato "normal", já me habituei de tal forma que não consigo jogar com o y axis invertido.

Por curiosidade, testei mesmo agora outa vez e mandei logo um single de deagle! :P
 
Eu jogo muitos fps na PS2 e também tenho que ter o eixo invertido, senão só sai porcaria :-D
Pensei que estava sozinho... afinal não estou:)

Já agora um aparte. Como é que eu faço um quick reply? Estive aqui a espreitar isto mas não entendi... :lol:
 
3 botoes no canto inf dto

o 3º :p

btw, o cerebro faz o q lhe mandam... basta imaginares a superficie onde tens o rato cm sendo o ecra e voilá, é natural ir pa cima pa seta ir no mm sentido... o Y invertido começou nos avioes pelo joystick q funciona assim pq da pa fazer mais força a puxar o pau (q era preciso antigamente e tal...)
 
Nos simuladores de aviões (e naves) faz sentido porque o joystick simula os comandos dos aviões.
Nos FPS só consigo jogar com os axes normais. Acho que é do hábito.

Já agora, essa comparação com o pau eu vejo mais com uma metralhadora fixa a meio e só a podemos controlar no cabo. Assim se queremos apontar para cima temos que puxar o cabo para baixo, se queremos apontar para baixo temos que levantar o cabo, etc.
 
Nos simuladores de aviões (e naves) faz sentido porque o joystick simula os comandos dos aviões.
Nos FPS só consigo jogar com os axes normais. Acho que é do hábito.

Já agora, essa comparação com o pau eu vejo mais com uma metralhadora fixa a meio e só a podemos controlar no cabo. Assim se queremos apontar para cima temos que puxar o cabo para baixo, se queremos apontar para baixo temos que levantar o cabo, etc.

uma metralhadora n é uma alavanca a menos q seja uma support gun daquelas q montas no dod

ratatatata
 
Back
Topo