1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Investigador denuncia "fortes indícios" de corrupção na Anacom TDT a favor da PT

Discussão em 'Altice (MEO, TMN, PT)' iniciada por vampixa, 31 de Outubro de 2012. (Respostas: 82; Visualizações: 6402)

  1. vampixa

    vampixa Suspenso

    Esta é uma noticia que está a passar de forma discreta mas grave a ser verdade

    http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=587467

    Ao Negócios, o investigador da Universidade do Minho disse que "na verdade, houve uma TDT planeada muito diferente da TDT que foi implementada" e que "isso ocorreu por interferências políticas e económicas".

    "O que nos leva a crer que pode ter havido a captura do regulador pela PT, ou seja, a Anacom teria trabalhado em favor daPortugal Telecom, o que configura, segundo a Transparência Internacional, uma espécie de corrupção, pois utiliza algo público de forma a garantir lucros privados", explicou Denicoli.

    O investigador sublinhou que não pode "afirmar categoricamente que houve corrupção, pois cabe à Justiça tal constatação". Porém, denunciou ao Negócios que "há fortes indícios" de corrupção, sendo "importante que as autoridades competentes façam uma averiguação".

    "TDT feita para não funcionar"

    Após estudar nos últimos anos o processo de implementação, Sérgio Denicoli não tem dúvidas que "a TDT que temos hoje foi feita para não funcionar, para apresentar falhas, para oferecer poucos canais e serviços interactivos limitados, de forma a incentivar a migração da população para serviços de TV por subscrição".

    No período de implementação da TDT (de 2009 a 2012), num período de crise económica crescente, a TV paga em Portugal cresceu à volta de 32,3%. O investigador sustentou que "isso certamente deve-se à fraca oferta da TDT.

    "Hoje, o que verificamos é que o sinal da Televisão Digital Terrestre apresenta falhas constantes, devido a erros técnicos que poderiam ser evitados", concluiu Sérgio Denicoli, investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.

    Ao “Público”, que também avançou com a notícia, a porta voz da Anacom desvalorizou as críticas feitas no estudo, afirmando que "foi lançado um concurso público aberto e internacional" e que, sendo a PT a única concorrente, foi-lhe atribuída "a exploração e gestão da rede". Já a PT recusou comentar.

    http://www.publico.pt/Sociedade/est...u-portugal-telecom-no-processo-da-tdt-1569491

    "O processo foi feito de uma forma deliberada para não funcionar, de modo a favorecer as empresas de televisão por cabo", disse ao PÚBLICO.

    Denicoli analisou, entre 2009 e 2012, o número de clientes das empresas que operam no mercado da televisão por cabo e constatou que a PT, através do Meo, teve um aumento de 185,7% de clientes (de 385 mil para 1,1 milhão de assinantes). Por outro lado, a Cabovisão cresceu 5,5% e a ZON 0,37%. Contactada pelo PÚBLICO, a PT recusou fazer qualquer comentário.

    Ilda Matos, porta-voz da Anacom - Autoridade Nacional de Comunicações, órgão responsável por acompanhar e fiscalizar o processo, disse ao PÚBLICO que "foi lançado um concurso público aberto e internacional para uma rede" e, sendo a PT a única concorrente, foi-lhe atribuída "a exploração e gestão da rede".

    Campanhas "enganosas"
    Na tese de doutoramento, Denicoli conclui que a campanha informativa sobre a TDT foi "insuficiente" e, em alguns casos, "enganosa". A Anacom promoveu uma publicidade com o lema "se não tem TV paga, tem de mudar para a TDT", facto que não é verdadeiro, segundo o autor: "A menção à TV paga induzia a um grave erro, pois muitas famílias, mesmo tendo TV paga num dos televisores, precisariam de receber a TDT noutro aparelho."

    A Anacom não deu qualquer resposta ao PÚBLICO sobre esta afirmação.

    Também as empresas de TV por cabo foram acusadas de transmitirem informação errada, o que levou a Anacom, em Maio de 2011, a publicar uma deliberação: "São proibidas as práticas comerciais que, por qualquer forma, induzam no consumidor a percepção de que para continuar a recepcionar os serviços de programas televisivos de acesso não-condicionado livre deve subscrever um serviço pago." Contudo, nenhum operador foi punido.

    Denicoli considera que as campanhas falharam também na divulgação dos subsídios disponibilizados pela PT. Para além disso, vários dados relativos ao processo não foram revelados pelas entidades envolvidas, o que leva Denicoli a considerar que "a Anacom parece ter-se esforçado para ocultar alguns dados, entre eles o número de pessoas beneficiadas com os subsídios para a compra de descodificadores e de kits satélite, os critérios para o reforço da cobertura nas zonas de sombra". A Anacom contrapôs que distribuiu, nas caixas de correio, seis milhões de guias sobre os subsídios e divulgou a informação junto de órgãos locais.

    Vantagens não-aproveitadas
    Desde o início que a Anacom enalteceu publicamente as vantagens da TDT, nomeadamente pela "eficiência de utilização do espectro e de capacidade de transmissão". Ocupando menos espaço, defendia o regulador, podia reaproveitar-se o espectro radio-eléctrico para outro tipo de serviços de comunicações electrónicas (como o 4G) ou para aumentar a oferta de televisão (no número de canais), reforço da qualidade da emissão (por exemplo, com a alta definição) e introdução de novas funcionalidades de mobilidade e interactividade.

    Porém, as vantagens publicitadas não foram concretizadas e, terminado o processo de migração para a TDT, Portugal é um dos países da UE que menos canais oferecem aos cidadãos. Ilda Matos admite a persistência de "problemas técnicos", mas salienta que a principal vantagem é que "toda a população tem acesso gratuito aos quatro canais concessionados".

    O PÚBLICO tentou obter esclarecimentos junto dos gabinetes do primeiro-ministro e do ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares, mas não obteve resposta.

     
    Última edição: 31 de Outubro de 2012
  2. ffjoao

    ffjoao Power Member

    Corrupção em Portugal, não acredito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
     
  3. SanGokA

    SanGokA Power Member

    E o que é que outras entidades públicas fazem? Absolutamente nada. Porquê? Porque todos os gajos que estão lá em cima enchem os bolsos para aceitar as coisas como não deviam ser...
     
  4. ruca1973

    ruca1973 Power Member

    Quem tem dinheiro safa-se sempre (ou pelo menos não apanha as piores "penas") e o que não falta à PT é dinheiro.
    E além de dinheiro, claro que existe muita gente envolvida nisto para que a verdade venha mesmo ao de cima.

    Estes índicios de facaltruas não começaram há poucos meses. Já têm alguns anos. Logo quando houve o concurso da tdt os suecos da Airplus perceberam logo que estavam a lidar com um "Tubarão" que tinha que ganhar o concurso da TDT, fosse de que forma fosse. Acabaram por desistir e deixaram isto entregue aos "bichos". É o costume, nada de novo, a conversa é semore a mesma, aos anos...
     
  5. TMJ

    TMJ Power Member

  6. ruca1973

    ruca1973 Power Member

    Vai (mais uma vez) revelar que a nossa justiça é uma bela TRAMPA. Mas isso já todos nós sabemos. Eu por mim, já estou um bocadinho farto de estar continuamente a confirmar a mesma coisa.
     
  7. Tambourine.man

    Tambourine.man Power Member

    Concordo.

    Mas acrescento, se as falcatruas entre a PT, os partidos e o Estado fossem apenas relacionadas com a TDT estaríamos muito melhor ;)
     
  8. DtMt

    DtMt Power Member

    Mas já li em algum sítio que havia mais um concorrente à tdt que oferecia um pacote de 22 canais para além dos portugueses e alguns pagos. E que a proposta era sem dúvida melhor que a da Pt
     
  9. ruca1973

    ruca1973 Power Member

    Pois, infelizmente esta é mais uma entre muitas. Mas esta tb é importante para os portugueses, tem a sua relevância, a menos que o fenómeno da televisão passe a não interessar.
    Um Estado deve olhar sempre primeiro para os interesses dos seus cidadãos e salvaguardar esses interesses e neste caso concreto pode ter feito muita coisa mas não olhou para os interesses de cada um de nós. Outros interesses falaram mais alto. E isso é altamente reprovável. Neste processo da TDT o Estado português portou-se muito mal.

    Tenho uma pequena esperança que o mesmo Estado possa ainda alterar este cenário, mesmo que demore algum tempo (anos).
     
  10. tigerpunk

    tigerpunk Power Member

    O concorrente à pt era a Airplus e apenas concorreu para distribuir canais pagos...
    No concurso do MuxA (canais gratuitos) a pt concorreu sozinha...
     
  11. Tambourine.man

    Tambourine.man Power Member

    O problema é que, nas zonas em que não existe sinal de TDT a subscrição do MEO aumentou muito mais do que os restantes operadores. Alguma coisa não está aqui a funcionar, ou a funcionar bem demais, ou é da minha imaginação?

    E na tese de mestrado do senhor que faz a denúncia existem muitos outros bolos desta espécie, bem açucarados.
     
  12. ruca1973

    ruca1973 Power Member

    Lá trazem mais uma vez a Meo. E a Zon? Perdeu clientes com a TDT? Não. Tb se aproveitou. Tb aumentou. Tb enganou pessoas.
    Não ponham a cassete de "a PT andou a enganar pessoas" sempre com o mesmo protagosnista. A PT não é único operador que instala parabólicas em Portugal.
     
  13. Tambourine.man

    Tambourine.man Power Member

    Os números estão lá, o MEO/PT aumentou os seus clientes nas zonas sombra numa razão bastante superior aos seus concorrentes. Quase 40% mais...

    Isto é um facto, não é uma cassete como afirma.
     
  14. RuiSousa881

    RuiSousa881 Suspenso

    Atenção que não basta dizer que o "António é ladrão". Tem que se provar. Caso este investigador não prove o que revelou na sua suposta investigação será naturalmente processado e condenado a uma avultada indemnização.
     
  15. Isto... O que essa notícia diz não é novidade para ninguém com 2 dedos de testa.
     
  16. mr_zener

    mr_zener Power Member

    Nem é preciso ouvi-lo ou sequer conhecer a sua existencia... basta sair á rua.
     
  17. JCForte

    JCForte Power Member

    Acham que foi por obra e graça do Espirito Santo que a PT (MEO) subitamente aumentou brutalmente o numero de clientes no satélite ultrapassando a concorrencia? Quando muito foi obra dos Espirito Santo que dominam a PT.

    Vamos la ver uma coisa. O desgraçado que fica sem tv analogica vai à PT para comprar o kit da TDT e como na zona até nao se apanha la muito bem a solução é via satelite. Como ja la esta o comercial da PT diz-lhe que aproveitando a instalaçao da antena da TDT pode por uma box MEO e apanhar vinte e tal canais por uma mensalidade de 10 ou 11 euros. Como é logico muitos acabaram por aceitar.

    Claro que não podia ser boa ideia entregar a gestão do bem publico, neste caso a TDT, a um dos concorrentes no mercado, ainda por cima entregando-o ao mais forte e que ficou com varios monopolios na area das telecomunicações.
     
    Última edição: 1 de Novembro de 2012
  18. [O_o]

    [O_o] Power Member

    Só quem não tem dois dedos de testa é que não vê isto que está escrito em cima.

    Espero bem que o investigador da U. Minho consiga provar o que diz, o que certamente será das tarefas mais complicadas da vida dele tendo em conta o país onde vive e com quem se vai meter...
     
  19. RuiSousa881

    RuiSousa881 Suspenso

    O que eu disse foi o óbvio. Não sei se a PT é ou não culpada. Existem tribunais competentes, ou pelo menos é isso que a sociedade espera deles, para julgarem o caso em questão.

    Mas mais uma vez assistimos aos utilizadores do "costume" a deitar a PT abaixo... Só ainda não apareceu aquele utilizador que diz para termos "pena" da Zon. Que foi deixada ao abandono pela PT. Que coitadinha dela que era antiga PT Multimédia que construiu a sua "grandiosa" rede coaxial à nossa custa (contribuintes) e foi deixada com maior serviço de 3Play do país sem dar um único cêntimo ao Estado. Mas o importante é falar do TDT. Os milhões (e estamos a falar mesmo de muitos) que ficaram no bolso da Zon que se lixem. E mesmo no caso do TDT a Zon volta a dar graças de si ao enganar as pessoas. Mas pronto que se lixe também isso. O importante é meter a culpa toda na PT.

    Quando eu ler aqui alguma crítica que englobe todas as entidades envolvidas desde Governo, PT e Zon. Eu serei o primeiro a tirar o chapéu. Agora enquanto ler sempre os mesmos a deitar a culpa sempre no mesmo... Não passa de fanatismo no seu estado puro!
     
    Última edição: 1 de Novembro de 2012

Partilhar esta Página