Investigador denuncia "fortes indícios" de corrupção na Anacom TDT a favor da PT

A TDT desde o seu início que está manchada pela corrupção. E a PT foi quem mais ganhou, pois conseguiu implementar o Meo até nas famílias mais improváveis. Tudo isto com a complacência dos políticos (que também devem ter metido algum a bolso).

A TDT é mais um retrato do triste estado a que este pequeni (e corrupto) país chegou

Os tribunais? Ah, pois...esses só condenam quem não tem dinheiro para se defender.
 
Caro Ruisousa881

Não posso deixar de ficar surpreendido com essas criticas. Basta estar um pouco atento ao forum para verificar quem faz autenticas lavagens ao cerebro contra certos e determinados operadores. É preciso ter lata.

O grupo PT era composto por varias empresas entre as quais a PT Multimédia que deu origem à actual ZON. Este grupo detinha o monopólio das telecomunicaçoes em Portugal, os outros operadores eram praticamente inexistentes e não tinham peso algum no mercado.

O que se passou foi que este grupo foi dividido em dois grupos que foram privatizados. Contrariamente ao que dizes a ZON não foi oferecida de bandeja a ninguem, foi comprada. Tal como o grupo PT por sua vez também foi completamente privatizado, processo concluido com a alianação da golden share que o estado detinha. Neste momento a PT é gerida pelo grupo Espirito Santo que é o principal accionista.

De facto a ZON ficou com a rede de retalho de cabo mas creio que apenas isso. Na verdade cada cliente da ZON continuou a gerar lucro à PT pois esta ficou com tudo o resto incluindo as grandes autoestradas da informação a nivel nacional e tambem com as linhas que nos ligam ao exterior. O cabo submarino que liga o continente e a região autónoma da Madeira é um exemplo. Portanto a ZON para funcionar precisava da PT e acredito que fosse uma das maiores clientes deste grupo.

Contrariamente ao que dizes não foi só a rede de Cabo da ZON que foi paga com dinheiros do contribuinte, quase toda a rede fixa da PT, as grandes autoestradas de informação, ligaçoes exteriores, Radio Maroni etc tb foram pagos por todos nós pois nessa altura a PT era uma empresa publica e em monopólio.

Por fim e para concluir, a forma parcial e distorcida com que perspectivas o mercado das telecomunicações espelha bem o odio e animosidade que nutres pelo gruo ZON.
 
Caro JCForte nunca disse que tinha sido só a rede da Zon paga com dinheiros públicos. E gostava que me provasses tal coisa. Se não conseguires provar ficava-te bem corrigir o que escreveste.

Se és assim utilizador tão assíduo dos meus comentários neste fórum estás a falhar. De certo já deverias saber que eu sou um dos únicos que critica a PT e a Zon. Que foram as duas empresas do sector que tiveram ajudas do Governo (quantas vezes já deves ter lido isto vindo de mim? de certo várias). Fazendo com que seja quase impossível competir com elas. Tens o exemplo da Clix, Vodafone e Cabovisão (sendo esta muito inteligente por apostar em zonas mais remotas e ter conseguido grande quota do mercado com isso). Resumidamente foi uma má ideia criar uma empresa base "PT" como prestadora universal. Talvez um investimento mais diversificado (ou um prestador universal independente) e hoje teríamos muitas mais soluções. Pois não é a Clix, Cabovisão e a Vodafone (apesar de terem grandes grupos por trás) que com o seu investimento privado vão conseguir fazer frente à Zon e à PT (que receberam milhões do Estado).

O processo de separação da PT com a PT Multimédia se fosse investigado também não sei se teria tanta ou mais corrupção em comparação com o TDT. A verdade é que foi público que a PT comprou a rede cobre ao Estado. Se foi por um preço justo ou não isso é discutível, mas não muda esse facto. Em relação à rede da Zon não podemos dizer o mesmo. O governo investiu na altura nessa rede através da PT e não teve qualquer retorno, pois na prática a rede nunca foi do governo apesar de ter sido paga (em grande parte) por ele.

Em relação a cada cliente Zon ter continuado a gerar lucro à PT é mais uma meia verdade. Só apenas onde a Zon está dependente da PT, como é o caso das ilhas e possivelmente algumas localidades no continente, isso ainda acontece. Isto porque a Zon não quer fazer um investimento no sentido de ficar livre da PT. Preferindo, pois não é obrigada, alugar à PT.

E eu é que sou imparcial, não é? Tu preferes ocultar o facto da situação da rede da Zon que não deu qualquer lucro ao nosso país (só prejuízos) e tentar fazer da rede de cobre, que embora também tenha dado bastantes prejuízos ainda deu algum lucro (acredito que menos que o valor real) ao nosso país, o descalabro.

Em relação ao TDT também verifiquei que és mais um que coloca a culpa na empresa "operária" que neste caso é a PT e desculpabiliza o responsável do projecto que é o governo.

Não sei como é que vocês continuam a bater na PT e aceitam de ânimo leve que o nosso governo tenha entregado este projecto a uma empresa que comercializa serviços concorrentes. Isto não cabe na cabeça de ninguém. Mas pelos visto na vossa cabe. Será que vocês estão mesmo indignados, tanto quanto eu, em relação à implementação do TDT em Portugal ou simplesmente só querem dizer mal da PT por dizer? Eu apostaria mais na segunda hipótese. Pois se há alguém (Governo) que poderia mudar o rumo do TDT em Portugal esse alguém não seria a PT de certo. Que tem mais interesse em que este seja um fracasso. Aliás todos os operadores sem excepção têm esse desejo.

E tenho dito! Tudo o que eu disse é "cultura geral". Toda a gente sabe o que eu disse é público e verdadeiro, mas alguns preferem moldar a realidade para corresponder aos seus interesses ou convicções pessoais.
 
Última edição:
Caro JCForte nunca disse que tinha sido só a rede da Zon paga com dinheiros público (nao afirmaste mas sugeriste). E gostava que me provasses tal coisa. Se não conseguires provar ficava-te bem corrigir o que escreveste.

Se és assim utilizador tão assíduo dos meus comentários neste fórum estás a falhar. De certo já deverias saber que eu sou um dos únicos que critica a PT e a Zon. Que foram as duas empresas do sector que tiveram ajudas do Governo (quantas vezes já deves ter lido isto vindo de mim? de certo várias). Fazendo com que seja quase impossível competir com elas. Tens o exemplo da Clix, Vodafone e Cabovisão (sendo esta muito inteligente por apostar em zonas mais remotas e ter conseguido grande quota do mercado com isso). Resumidamente foi uma má ideia criar uma empresa base "PT" como prestadora universal. Talvez um investimento mais diversificado (ou um prestador universal independente) e hoje teríamos muitas mais soluções. Pois não é a Clix, Cabovisão e a Vodafone (apesar de terem grandes grupos por trás) que com o seu investimento privado vão conseguir fazer frente à Zon e à PT (que receberam milhões do Estado).

O processo de separação da PT com a PT Multimédia se fosse investigado também não sei se teria tanta ou mais corrupção em comparação com o TDT. A verdade é que foi público que a PT comprou a rede cobre ao Estado. Se foi por um preço justo ou não isso é discutível, mas não muda esse facto. Em relação à rede da Zon não podemos dizer o mesmo. O governo investiu na altura nessa rede através da PT e não teve qualquer retorno, pois na prática a rede nunca foi do governo apesar de ter sido paga (em grande parte) por ele. Isso são balelas. A rede cabo pertencia à PT Multmedia, não fazia sentido separar a rede da empresa, o que foi vendido foi o conjunto. Portanto a rede foi paga por quem comprou a PT Multimedia. Por outro lado a rede cobre tem um ambito nacional enquanto a rede cabo tem um ambito local ou seja grandes centros urbanos. No fundo a PT pagou para ficar com a rede cobre onde não existe rede cabo.

Em relação a cada cliente Zon ter continuado a gerar lucro à PT é mais uma meia verdade. Só apenas onde a Zon está dependente da PT, como é o caso das ilhas e possivelmente algumas localidades no continente, isso ainda acontece. Isto porque a Zon não quer fazer um investimento no sentido de ficar livre da PT. Preferindo, pois não é obrigada, alugar à PT. Obviamente esta situação aconteceu no momento seguinte à separação da PT Multimedia da PT. Um dos primeiros investimentos da actual ZON foi logicamente no sentido de depender o menos possivel da PT.

E eu é que sou imparcial, não é? Tu preferes ocultar o facto da situação da rede da Zon que não deu qualquer lucro ao nosso país (só prejuízos) e tentar fazer da rede de cobre, que embora também tenha dado bastantes prejuízos ainda deu algum lucro (acredito que menos que o valor real) ao nosso país, o descalabro. Já respondido, na minha optica estas mais uma vez a distorcer e a ser parcial.

Em relação ao TDT também verifiquei que és mais um que coloca a culpa na empresa "operária" que neste caso é a PT e desculpabiliza o responsável do projecto que é o governo. Nem vou comentar, lê melhor o ultimo paragrafo

Não sei como é que vocês continuam a bater na PT e aceitam de ânimo leve que o nosso governo tenha entregado este projecto a uma empresa que comercializa serviços concorrentes. Isto não cabe na cabeça de ninguém. Mas pelos visto na vossa cabe. Será que vocês estão mesmo indignados, tanto quanto eu, em relação à implementação do TDT em Portugal ou simplesmente só querem dizer mal da PT por dizer? Eu apostaria mais na segunda hipotêse. Pois se há alguém (Governo) que poderia mudar o rumo do TDT em Portugal esse alguém não seria a PT de certo. Que tem mais interesse em que este seja um fraco. Aliás todos os operadores sem excepção têm esse desejo.

E tenho dito! Tudo o que eu disse é "cultura geral". Toda a gente sabe o que eu disse é público e verdadeiro, mas alguns preferem moldar a realidade para corresponder aos seus interesses ou convicções pessoais.

Comentarios a amarelo
 
Não afirmei e nunca em tempo algum afirmaria tal mentira que tentaste passar. A sugestão parte da tua pessoa de uma interpretação com má fé.

E a PT Multimédia pertencia a quem? Não era a mim de certeza.

A Zon ainda continua a depender da PT. Se nas ilhas é compreensível, pois seria preciso um investimento muito avultado. Em certas localidades do país já não há desculpa possível. A Zon ao longo destes anos já ganhou muito mais do que suficiente para depender apenas de si mesma.

E claro que não comentas o resto... Deixei-te sem palavras. Quando digo que temos que pedir justificações ao governo e não a quem vocês atacam já não vos interessa. Pois claramente estão-se a marimbar para o TDT. O objectivo é outro. Eu quero que me expliquem como é que o nosso governo deixou um projecto de interesse público numa empresa, agora privada, que comercializa serviços PAGOS concorrentes ao projecto em questão. Em vez de atacarem a PT expliquem isso. Confrontem o governo com isso.

A PT/Zon/Companhia limitada têm todo o interesse que o TDT seja um fracasso. Será que não conseguem enxergar isso? Enfim. Nem aqui num assunto de interesse nacional conseguem deixar as preferências de lado.
 
Última edição:
Claro que não podia ser boa ideia entregar a gestão do bem publico, neste caso a TDT, a um dos concorrentes no mercado, ainda por cima entregando-o ao mais forte e que ficou com varios monopolios na area das telecomunicações.

Será que não da para perceber que a critica é para quem entregou à PT a gestão da TDT?
 
JCForte a única coisa daquele comentário que se aproveita é mesmo essa parte. Lê e relê o que escreveste e vê se estás a ser isento.

E ainda proferiste algumas acusações graves...

O teu comentário revela que estas mais preocupado se a PT ganhou muitos ou poucos clientes com o TDT. E até aparece que foi apenas a PT que ganhou clientes. Como diz o Ruca a PT não é a única que instala "antenas". A PT nem fez pacotes à medida do TDT. 9.99 euros 4 canais + telefone "adira para continuar a ver televisão"... Diz-te alguma coisa?

Eu pelo contrário se tivesse poder político confrontava o governo com o estado do TDT em Portugal. E uma simples comparação com Espanha seria mais que suficiente para humilhar o governo.
 
Última edição:
JCForte a única coisa daquele comentário que se aproveita é mesmo essa parte. Lê e relê o que escreveste e vê se estás a ser isento.

E ainda proferiste algumas acusações graves...

O teu comentário revela que estas mais preocupado se a PT ganhou muitos ou poucos clientes com o TDT. E até aparece que foi apenas a PT que ganhou clientes. Como diz o Ruca a PT não é a única que instala "antenas". A PT nem fez pacotes à medida do TDT. 9.99 euros 4 canais + telefone "adira para continuar a ver televisão"... Diz-te alguma coisa?

Eu pelo contrário se tivesse poder político confrontava o governo com o estado do TDT em Portugal. E uma simples comparação com Espanha seria mais que suficiente para humilhar o governo.

O problema é que não foi este governo a tratar da migração para a TDT, e agora têm mais do que fazer do que se preocupar com o assunto, visto que têm que salvar Portugal do buraco em que está. No entanto, mesmo não investindo para colocar mais canais na TDT, seria importante analisar todo o processo e verificar se realmente houve interesses privados ao barulho. Por isso, temos esperar pelo que aí vem, com o processo que a PT vai avançar contra o Sr. Denicoli.
 
Caro Ruisousa881

Não posso deixar de ficar surpreendido com essas criticas. Basta estar um pouco atento ao forum para verificar quem faz autenticas lavagens ao cerebro contra certos e determinados operadores. É preciso ter lata.

Por fim e para concluir, a forma parcial e distorcida com que perspectivas o mercado das telecomunicações espelha bem o odio e animosidade que nutres pelo gruo ZON.

Tens toda a razão é demais evidente.:victory:
 
O problema é que não foi este governo a tratar da migração para a TDT, e agora têm mais do que fazer do que se preocupar com o assunto, visto que têm que salvar Portugal do buraco em que está. No entanto, mesmo não investindo para colocar mais canais na TDT, seria importante analisar todo o processo e verificar se realmente houve interesses privados ao barulho. Por isso, temos esperar pelo que aí vem, com o processo que a PT vai avançar contra o Sr. Denicoli.

Deixa-me ver se percebi... Então o governo não se tem que preocupar com algo do interesse público pago com os impostos dos portugueses, porque estão preocupados com outros assuntos?

Estás a brincar ou falar a sério?

Por essa lógica não se preocupavam com os hospitais, com as escolas, etc. Não meu caro o governo não é só o Passos Coelhos e os "seus amigos da troika". Governo é composto por vários sectores. Aonde um deles é responsável por este projecto.

Se houve favorecimentos, corrupção ou qualquer outro crime entre o governo e a PT para que o TDT em Portugal fosse um fracasso os criminosos devem ser punidos. E devem colocar alguém responsável na frente deste projecto, para que isto mude e daqui alguns anos termos orgulho e não vergonha neste serviço público português!

A primeira coisa a fazer é retirar o TDT da PT e meter numa empresa isenta. Nem que seja estrangeira. Mas que o TDT não entre em "conflito" com os produtos que comercializa como acontece na PT.
 
Última edição:
Quando uma empresa do norte da Europa chegou cá e tentou concorrer no concurso TDT dizendo que ia fazer um pacote de canais competitivo logo veio a PT/MEO fazer uma proposta mais vantajosa e barata. Mal ganhou o concurso apesar de ter uma proposta com menos qualidade logo veio dizer que tinha de desistir da implementação dessa tal proposta porque não era economicamente viável e a ANACOM assinou de cruz e acedeu à PT! Mas isso foi feito pq a PT matreira tinha a MEO!!!!!!!!!!!!!!!!! Só foi lá ao concurso para derrubar a concorrente estrangeira e impedir que ganhasse o concurso e fosse concorrente da MEO! Vigarice e corrupção pura!
 
Deixa-me ver se percebi... Então o governo não se tem que preocupar com algo do interesse público pago com os impostos dos portugueses, porque estão preocupados com outros assuntos?

Estás a brincar ou falar a sério?

Por essa lógica não se preocupavam com os hospitais, com as escolas, etc. Não meu caro o governo não é só o Passos Coelhos e os "seus amigos da troika". Governo é composto por vários sectores. Aonde um deles é responsável por este projecto.

Se houve favorecimentos, corrupção ou qualquer outro crime entre o governo e a PT para que o TDT em Portugal fosse um fracasso os criminosos devem ser punidos. E devem colocar alguém responsável na frente deste projecto, para que isto mude e daqui alguns anos termos orgulho e não vergonha neste serviço público português!

A primeira coisa a fazer é retirar o TDT da PT e meter numa empresa isenta. Nem que seja estrangeira. Mas que o TDT não entre em "conflito" com os produtos que comercializa como acontece na PT.

Obviamente que o estado têm que se preocupar com o assunto, pois afinal, como disseste é do interesse do Estado. No entanto, nos tempos em que vivemos, os superministérios têm que definir prioridades é um assunto com o qual o estado têm que se preocupar (certo), mas neste momento não é uma das suas prioridades. Mas com o tempo lá deve ser resolvido, afinal não se pode escorraçar algo desta magnitude.
 
Epah um gajo anda aqui a apertar o cinto que daqui a pouco um cinto dá 10 voltas a cintura, e estes fdps continuam no pto do gamanço, epah havia de haver uma lei que "é corrupto" prisão fdxx isto é injusto, ha gajos sem nenhum civismo xiça
 
Mas há um pormenor não falado. A PT serviu- se da sua rede ligando a clentes de telefone, informando que a zona não teria cobertura TDT, o que era errado, em muitos casos nem era preciso mudar de antena nem mudar de posição, a propor pacotes TV, nem sequer informando que era serviço Meo.
 
Tambèm dão emprego a muita gente, eu não me esqueço disso. Mas depois de varias más experiencias com empresas desse grupo eu faço questão de não ser cliente deles, só mesmo quando não posso evitar ou o preço é de facto vantajoso (o que é raro).
 
PT e ANACOM ameaçam liberdade de investigação académica
http://www.esquerda.net/artigo/pt-e-anacom-ameaçam-liberdade-de-investigação-académica/25347

Uma petição online reuniu em poucas horas cerca de três mil apoiantes de Sérgio Denicoli, o investigador da Universidade do Minho que denunciou na sua tese de doutoramento o favorecimento da Portugal Telecom na implementação da TDT em Portugal. A tese foi aprovada por unanimidade na Universidade, mas tanto a empresa como a entidade reguladora vieram ameaçar o autor com processos judiciais.



A petição "Pela liberdade de investigação académica"contava com 2800 subscritores na segunda-feira à noite e entre os primeiros estão docentes da Universidade do Minho, como Alberto Sá, Inês Amaral ou Licínio Lima, e de outras Universidades: António Dias de Figueiredo (Univ. Coimbra), Cristina Ponte (Univ. Nova) e Daniela Bertocchi (Univ. São Paulo), entre muitos outros.
Ao mesmo tempo que afirmam o apoio a Sérgio Denicoli "pela pertinência e oportunidade do estudo levado a cabo e pelos resultados obtidos nas suas provas de doutoramento", os peticionários pretendem chamar a atenção dos deputados e dos reitores de Universidades e presidentes dos Politécnicos "que a liberdade académica é um requisito essencial da actividade científica e que devem ser vigorosamente combatidas as tentativas de a pôr em causa".
"Os abaixo-assinados entendem ser seu dever afirmar que seria da maior gravidade que os académicos fossem condicionados ou amordaçados na sua liberdade de investigação, como se tivessem de ser avaliados por critérios outros que não os científicos", diz a petição, apelando à mobilização de toda a comunidade académica para "denunciar publicamente toda e qualquer tentativa que pretenda condicionar a investigação científica e atemorizar ou silenciar os investigadores".
A petição defende ainda que os investigadores que lidam com matérias "melindrosas", as que mexem com poderosos interesses económicos, devem ser protegidos, com as respetivas autoridades académicas a garantir-lhes apoio jurídico. Neste caso concreto, Denicoli concluiu que "o comportamento da Portugal Telecom (PT) e da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) neste processo configura uma “captura regulatória” da primeira das entidades sobre a segunda, uma prática que a organização Transparency International considera ser "acto de corrupção"". E é por isso que a Portugal Telecom, que viu aumentar substancialmente a subscrição dos seus serviços pagos durante o processo de implementação da TDT, ameaçou processar o investigador, uma ameaça imeadiatamente secundada pela ANACOM.
Na semana passada, a Comissão de Trabalhadores da RTP também saiu em defesa do investigador e apelou à Procuradoria Geral da República para investigar os contornos do processo que criticou desde o início. Para a CT, a RTP foi parte lesada neste esquema, com a maior parte dos canais de serviço público de televisão a permanecerem fora da TDT e apenas disponíveis nos pacotes pagos dos operadores privados.
 
Back
Topo