Investir em curso Web Developer

PuK44

Power Member
Boas,
Estou numa altura da vida em que não estou mesmo nada satisfeito com a minha atual situação profissional.
Sempre tive o bichinho da informática e não fosse a burrice de ter desistido dos estudos, no 11° ano, precisamente nessa área, hoje poderia estar bem melhor. Mas adiante, não vale a pena lamentar erros do passado...

A questão aqui é, atualmente com 41 anos e sem qualquer base académica nessa área, ainda irei a tempo?
Neste momento tenho algum dinheiro de lado e poderia investir num curso, mas aqui começam a surgir várias dúvidas...qual o melhor sítio para o fazer, a facilidade em conseguir arranjar trabalho na área após o curso, a média de duração dum curso destes, a possibilidade de o fazer remotamente ou em horário pós laboral...

Neste momento a maior dúvida é mesmo, qual a melhor entidade para o fazer?

Aqui há uns tempos experimentei um daqueles cursos da Udemy e até gostei daquilo, mas a falta de acompanhamento é um ponto negativo e chegou a uma altura em que as dúvidas eram demasiadas e acabei por deixar a meio.

Se alguém quiser deixar algumas dicas ou opiniões, fico extremamente agradecido.
 
Olá,

O que eu faria era o seguinte. Vai trabalhar para uma consultora com "tester" manual. E sê franco com eles. O meu plano é ser developer mas sinto que não tenho as skills. Qual é a vossa oferta em formação?

O grupo hiq consulting ou mongy (mudaram de nome) foi um grupo onde trabalhei e eles têm uma imensa oferta formativa que funciona no pos laboral.

Podes ficar "preso" porque eles estao a investir em ti mas é algo que nunca vi acontecer.

Quando montares um pequeno portefólio publico no github e fores fazendo as formações vai estar mais preparado para ser developer. Vai falando com o teu "manager" e procurar oportunidades de "junior developer".

Assim que puderes, muda.

E começas a aprender no trabalho.

Nunca pares de ir a formações e estudares por ti próprio.

Facilmente em 2 anos e meio 3 tens 3 vezes o salario minimo. E espero depois ainda maiores possibilidades.

Inicialmente e nestas condições iras receber pouco mas nao interessa! Vê como o investimento!

Podes atalhar caminho com esta ideia na cabeca: quero aprender enquanto trabalho.

Fica uma opinião.

Acho que nunca é tarde para mudar,
Boa sorte
 
Olá,

O que eu faria era o seguinte. Vai trabalhar para uma consultora com "tester" manual. E sê franco com eles. O meu plano é ser developer mas sinto que não tenho as skills. Qual é a vossa oferta em formação?

O grupo hiq consulting ou mongy (mudaram de nome) foi um grupo onde trabalhei e eles têm uma imensa oferta formativa que funciona no pos laboral.

Podes ficar "preso" porque eles estao a investir em ti mas é algo que nunca vi acontecer.

Quando montares um pequeno portefólio publico no github e fores fazendo as formações vai estar mais preparado para ser developer. Vai falando com o teu "manager" e procurar oportunidades de "junior developer".

Assim que puderes, muda.

E começas a aprender no trabalho.

Nunca pares de ir a formações e estudares por ti próprio.

Facilmente em 2 anos e meio 3 tens 3 vezes o salario minimo. E espero depois ainda maiores possibilidades.

Inicialmente e nestas condições iras receber pouco mas nao interessa! Vê como o investimento!

Podes atalhar caminho com esta ideia na cabeca: quero aprender enquanto trabalho.

Fica uma opinião.

Acho que nunca é tarde para mudar,
Boa sorte
Talvez esta seja a melhor ideia, a meu ver.
Estou mais ou menos como tu. Tirei engenharia mecânica, e tive uma cadeira de programação, até que gostei.
Recentemente comecei um curso de programação, gratuito, on-line. O CS50 de Harvard. Soube do curso através do YouTube, a pessoa disse que depois de fazer o curso consegui-o um trabalho como Júnior developer.
Procura CS50 edx.

Até agora estou muito satisfeito com o curso.
 
Podes atalhar caminho com esta ideia na cabeca: quero aprender enquanto trabalho.
Isso era mesmo o ideal, mas não faço mesmo ideia onde e o que procurar concretamente. O facto de não residir em Lisboa ou no Porto (moro nos arredores de Coimbra) também não facilita grande coisa. Mesmo em termos de oferta formativa não há tanta variedade.
Podes ficar "preso" porque eles estao a investir em ti mas é algo que nunca vi acontecer.
Também é uma questão que não me faz confusão e até percebo...quer dizer, se a empresa investe em ti faz sentido compensares de alguma forma esse investimento.

Recentemente comecei um curso de programação, gratuito, on-line. O CS50 de Harvard. Soube do curso através do YouTube, a pessoa disse que depois de fazer o curso consegui-o um trabalho como Júnior developer.
Procura CS50 edx.
Também estive a ver e sou capaz de iniciar isso, mais que não seja para perceber alguma coisa. Não sei se será o curso ideal para começar do zero, mas também não perco nada em tentar.

Obrigado pelas indicações, já estive a ler um pouco. Apesar de algumas coisas já terem algum tempo, dá sempre para tirar algumas ideias.


Neste momento diria que o meu maior problema é o facto de não poder ficar desempregado, pelo menos por vontade própria...😅
A ideia com que fico (que pode estar errada) é que os cursos que oferecem maiores possibilidades, funcionam em horários durante o período laboral.
Ver se consigo organizar o tempo para estes cursos online "de iniciação" e perceber se isso me traz algumas oportunidades.

Mais uma vez, agradeço as ajudas.
 
Olá,

O que eu faria era o seguinte. Vai trabalhar para uma consultora com "tester" manual. E sê franco com eles. O meu plano é ser developer mas sinto que não tenho as skills. Qual é a vossa oferta em formação?

O grupo hiq consulting ou mongy (mudaram de nome) foi um grupo onde trabalhei e eles têm uma imensa oferta formativa que funciona no pos laboral.

Podes ficar "preso" porque eles estao a investir em ti mas é algo que nunca vi acontecer.

Quando montares um pequeno portefólio publico no github e fores fazendo as formações vai estar mais preparado para ser developer. Vai falando com o teu "manager" e procurar oportunidades de "junior developer".

Assim que puderes, muda.

E começas a aprender no trabalho.

Nunca pares de ir a formações e estudares por ti próprio.

Facilmente em 2 anos e meio 3 tens 3 vezes o salario minimo. E espero depois ainda maiores possibilidades.

Inicialmente e nestas condições iras receber pouco mas nao interessa! Vê como o investimento!

Podes atalhar caminho com esta ideia na cabeca: quero aprender enquanto trabalho.

Fica uma opinião.

Acho que nunca é tarde para mudar,
Boa sorte

Peço desculpa pela intrusão neste tópico, mas também estou a tentar começar uma carreira de IT e o que foi escrito aqui interessa-me.
O que é isso de ser tester manual numa consultora? Como funciona? É formação em contexto prático de trabalho é isso? As consultoras por norma aceitam pessoas sem experiência e dão formação?

Sobre mim:
Eu tirei uma UFCD de Python, sei os básicos da programação de Python (condicionais; ciclos for e while; tipos de estruturas de dados como arrays, sets, listas, dicionários; funções; erros e excepções) e ainda aprofundei algumas coisas a nível de data science como integração do Python com SQL, ficheiros txt, csv e json.

Com isto posso propor-me a uma consultora, por exemplo essa que falaste? Dizer, por exemplo, que tenho interesse numa carreira de IT com preferência por software development ou data science, mas web development também não excluo, e se têm alguma formação que me possam dar seja em Python ou noutra linguagem de programação, é isso?

Agradeço, desde já.
 
Back
Topo