Investir ou não ?

Drekas

Portugal@Home Member
Estava a ler o tópico das novas aquisições e lembrei-me de falar de algo que vez em quando me deixa a pensar.

Afinal de contas, se eu quero e tenho prazer na fotografia, se quero fazer da fotografia o meu ganha pão, é errado pensar num contrair um empréstimo para comprar material ?

Máquinas, lentes, acessórios, estúdios...

Até que ponto é errado eu investir em algo que eventualmente poderá dar em nada ?

Ao contrário de muito o que se lê por aqui, não condeno quem investe na sua formação, mesmo que para isso tenha de pedir um empréstimo. Seja ao pai, ao tio, ao banco.. whatever. Depois, por acréscimo temos de pensar no quanto rentável será apostar na fotografia. É ?

De encontro ao que se tem vindo a discutir, é preciso ter "o" talento ? O basta força de vontade ? Basta querer e lá está, arriscar no inicio. Se eventualmente corre mal, há sempre a possibilidade de abater o investimento, reduzindo o prejuízo.

Isto até pode ter pouco que discutir, mas para as pessoas que se sentem indecisas, confesso que eu me enquadro nesta pequena situação, acaba por ser uma mais valia uma discussão destas. Acho... :P
 
Esquece a conversa do talento. Tens que arriscar, ir para a frente, isso do talento é conversa para quem já lá anda no meio ...

Se queres ir para isto, tens mesmo que arriscar. Se não tens capital, pá, se puderes, pede a alguém que não te leve juros :mad:, tipo família ou um bom amigo.

E a investir, investe com juízo. Nada de comprar material à besta. Primeiro, vê bem o que queres fazer, em segundo, vêm bem o que precisas para o fazer, e por último, tenta arranjar o material por ordem de prioridade.

Há pessoas a gastar milhares de euros em material e depois usam 3 ou 4 vezes, e isso obviamente nunca dá para amortizar o investimento.

Eu, por exemplo, com o trabalhito que vou fazer de seguida (um baptizado, não se riam -.-') já tenho o investimento na D90 todo pago (foi a namorada que me emprestou o dinheiro para a máquina).

Tens que arriscar, acima de tudo, mas arriscar com cabeça (arriscar sem cabeça qualquer idiota o faz, depois acontecem azares...).
 
Com ou sem talento não chegas a lado nenhum sem equipamente certo. Se for para investir tem que ser forte para compensar. Falo em 5k para cima e não 2mil... porque emprestimos de 2mil não te levam a lado nenhum.
 
Ok, foi expor o meu caso.

Eu estou a tentar usar um trabalho para investir noutro :P Mas acontece que isto só para comprar quase 1coisa de cada vez. 1mês uma, um mês outra. Estou a falar de lentes que rondam os 400€ 500€. Nada de coisas loucas. Se quiser ir adquirindo o material por conta própria, só mesmo assim. Agora aqui prende-se é a questão do empréstimo, comprar o material e partir para a loucura.

Ainda esta semana andei num impasse. " Compro a D300 nova , poupo um bocado e vejo a D80 usada, ou fico quieto e invisto em lentes ". Ganhou a última opção. Parece-me ser a opção mais ponderada e menos arriscada.. no entanto a que me vai demorar mais tempo. Daí eu andar aqui do caco para o caquinho feito burro.

Estou a entrar numa fase onde preciso de investir para não deixar a fotografia parada. Infelizmente os senhores agentes vão-me ficar com 300€ para investir em cerveja e amendoins. Porque senão eu já tinha comprado algo.

Vamos lá ver no que dá.

Este tópico não é sobre mim, agradecia que não se centralizassem em mim. lol
 
uma coisa era estares no meio, outra completamente diferente é pensares em
o ditado diz que "quem n arisca n petisca", mas da forma como as coisas estão pedir um credito para aventuras é no minimo irreal

conseguires vingar nesse mundo depende mais da sorte do que outra coisa. podes ser bom, mas há sempre o afilhado ou o que faz mais barato

EU nem para comer ia pedir creditos, mt menos para trivialidades. prefiro juntar 20€ aqui, mais 10€ ou tirar X do ordenado.
se n comprar amanha compro daqui a um mes.
dps há pequenas trivialidades como cortar os cafés, tabaco, etc...
 
uma coisa era estares no meio, outra completamente diferente é pensares em
o ditado diz que "quem n arisca n petisca", mas da forma como as coisas estão pedir um credito para aventuras é no minimo irreal

conseguires vingar nesse mundo depende mais da sorte do que outra coisa. podes ser bom, mas há sempre o afilhado ou o que faz mais barato

EU nem para comer ia pedir creditos, mt menos para trivialidades. prefiro juntar 20€ aqui, mais 10€ ou tirar X do ordenado.
se n comprar amanha compro daqui a um mes.
dps há pequenas trivialidades como cortar os cafés, tabaco, etc...

Não se trata de trivialidades, trata-se do futuro de uma pessoa, e não deve ser encarado como uma brincadeira ... Eu sou completamente contra créditos, mesmo, mas há situações em que não há hipóteses (desde que não seja de facto para trivialidades, aí concordo plenamente).
 
Com ou sem talento não chegas a lado nenhum sem equipamente certo. Se for para investir tem que ser forte para compensar. Falo em 5k para cima e não 2mil... porque emprestimos de 2mil não te levam a lado nenhum.

Acho que já me tinhas dito algo desse género. Se não foste tu foi alguém daqui :P
É precisamente aqui que ando preocupado, investir forte, para mim, nesta altura, é significado de empréstimo.

uma coisa era estares no meio, outra completamente diferente é pensares em
o ditado diz que "quem n arisca n petisca", mas da forma como as coisas estão pedir um credito para aventuras é no minimo irreal

conseguires vingar nesse mundo depende mais da sorte do que outra coisa. podes ser bom, mas há sempre o afilhado ou o que faz mais barato

EU nem para comer ia pedir creditos, mt menos para trivialidades. prefiro juntar 20€ aqui, mais 10€ ou tirar X do ordenado.
se n comprar amanha compro daqui a um mes.
dps há pequenas trivialidades como cortar os cafés, tabaco, etc...

Exacto. O facto de uma pessoa estar no meio ou não, é, a meu ver, muito importante. Isto já foi discutido no tópico que o Marto criou, salvo erro.

O problema prende-se, não ao facto do crédito em si e das suas desvantagens ( juros ), mas sim ao facto de provavelmente esse investimento sair furado.. investimento esse feito na área da fotografia. Tal como eu disse, consegues amortizar com a revenda do material, mas mesmo assim perdes umas coroas valentes.

Não se trata de trivialidades, trata-se do futuro de uma pessoa, e não deve ser encarado como uma brincadeira ...

Ora. :)
 
Não se trata de trivialidades, trata-se do futuro de uma pessoa, e não deve ser encarado como uma brincadeira ... Eu sou completamente contra créditos, mesmo, mas há situações em que não há hipóteses (desde que não seja de facto para trivialidades, aí concordo plenamente).

a partir do momento em que se vai pedir um credito para algo que n se sabe se vai fazer é uma trivialidade.
uma coisa é eu ter um equipamento modesto, mas ja ter uma fonte de rendimento e saber que por mudar para material melhor vou arranjar mais e melhor clientela, outra é "ah e tal vou investir 5000€ em material a ver se dá"

qts vezes já n me passou pela cabeça trazer uma 40d, uma 70-200f/2.8 L IS USM e outros que tais...
 
Exacto. O facto de uma pessoa estar no meio ou não, é, a meu ver, muito importante. Isto já foi discutido no tópico que o Marto criou, salvo erro.

O problema prende-se, não ao facto do crédito em si e das suas desvantagens ( juros ), mas sim ao facto de provavelmente esse investimento sair furado.. investimento esse feito na área da fotografia. Tal como eu disse, consegues amortizar com a revenda do material, mas mesmo assim perdes umas coroas valentes.

mnas vamos la ser realistas...
n vou comprar uma Mark III com 3 L's e esperar cobrir isso num par de meses

eventualmente vai cobrir e dar lucro, mas vai demorar tempo, seja na fotografia ou noutra area qq
 
mnas vamos la ser realistas...

foi para isso que criei o tópico :P

n vou comprar uma Mark III com 3 L's e esperar cobrir isso num par de meses

eventualmente vai cobrir e dar lucro, mas vai demorar tempo, seja na fotografia ou noutra area qq

Right...
A minha opinião, caso alguém seguisse esse caminho era, pegar no material e mostrar trabalho.

Que raio, eu não vou comprar um carro de 50k € para o ter na garagem. Assim como não vou comprar roupa de marca de deixa-la no guarda-roupa.

Eu quero dizer é, tu se investes, terás, teoricamente uma base, algo que te permita dizer, "bolas, depende de mim pegar nesta tralha e trabalhar ! "
 
a partir do momento em que se vai pedir um credito para algo que n se sabe se vai fazer é uma trivialidade.
uma coisa é eu ter um equipamento modesto, mas ja ter uma fonte de rendimento e saber que por mudar para material melhor vou arranjar mais e melhor clientela, outra é "ah e tal vou investir 5000€ em material a ver se dá"

qts vezes já n me passou pela cabeça trazer uma 40d, uma 70-200f/2.8 L IS USM e outros que tais...

Mas a pessoa sabe o que vai fazer, e tem de arriscar, não é para brincar ou para mostrar aos amigos.

Eu dou o meu caso, tive que investir, para avançar na coisa. O crédito foi-me concedido pela minha namorada (daí o meu conselho de tentar sempre primeiro pessoas conhecidas ou família), e nem pensei nunca em créditos bancários/whatever porque tenho a sorte de ter alguém que me desenrasca, mas e se não tivesse? Ficava a olhar para o céu, à espera que me caíssem umas notas?

E repito, estamos a falar do futuro de uma pessoa, não de um hobbie ..
 
Bem, tenho uma visão muito própria sobre isto. Invisto se já estiver rentabilizado o equipamento anterior...caso contrário, estou quieto. Ou seja, poderei comprar um equipamento para a fotografia (pedir créditos está fora de questão) a pronto e só compro o próximo depois de rentabilizar aquele.

No caso da D70s+Tamron foi o meu ponto de partida e a excepção. Precisava deste equipamento e comprei. Não me preocupei em rentabilizar porque sabia que era algo que iria precisar sempre e uma base de que não poderia prescindir. Mais tarde precisei de equipamento de estudio e iluminação...gastei 900€ nisso. Está rentabilizado com trabalhos que já fiz e tenho agora outro pedido para trabalho. Muito bem, vou-me atirar a um flash compacto agora porque preciso dele e o equipamento que tinha adquirido anteriormente está rentabilizado. Isto não significa que não tenha já precisado do flash compacto anteriormente em outros trabalhos porque precisei...mas tive de me desenrascar que isto não pode nem deve ser tudo de uma vez. Temos de ter juízo.

Eu também queria uma D300 ou D90 e uma Sigma 105mm e uma 10-20. Mas será que não posso ir dando passos seguros sem entrar em loucuras? Claro que posso e não preciso de hipotecar o meu futuro por isso.

Portanto Drekas, a minha resposta é não. Não invistas e acima de tudo não peças créditos para pagar algo que eventualmente não conseguirás rentabilizar ok? Vai com calma. Compra e vai rentabilizando aos poucos. Se tiveres de ganhar € poderás fazê-lo com a D40 e a Tamron e um flash que dá sempre jeito. Começa a meter-te em projectos. As pessoas não vão vir ter contigo por causa de teres uma máquina XPTO mas sim por causa das fotografias que tens em portfólio...;)

Cumps,
michael c

EDIT: Mais realista e directo que isto seria dificil...:-)
 
Eu quero dizer é, tu se investes, terás, teoricamente uma base, algo que te permita dizer, "bolas, depende de mim pegar nesta tralha e trabalhar ! "

infelizmente nem sempre depende só de nós
eu nc me esforcei para fazer algo mais na fotografia, pq n me apetece.
se calhar até tinha algum futuro, até conseguia alguma coisa, simplesmente n me vejo (para já) a fazer mais do que spotting, umas fotos à mulher ou um evento desportivo das bancadas

daí eu achar que se eu tivesse um ou dois clientes fixos e me desse na telha ir para uma d3 ia. agr pensar em arranjar clientes dps de comprar é que não

Mas a pessoa sabe o que vai fazer, e tem de arriscar, não é para brincar ou para mostrar aos amigos.

Eu dou o meu caso, tive que investir, para avançar na coisa. O crédito foi-me concedido pela minha namorada (daí o meu conselho de tentar sempre primeiro pessoas conhecidas ou família), e nem pensei nunca em créditos bancários/whatever porque tenho a sorte de ter alguém que me desenrasca, mas e se não tivesse? Ficava a olhar para o céu, à espera que me caíssem umas notas?

E repito, estamos a falar do futuro de uma pessoa, não de um hobbie ..

lá está, sabias que a tua namorada n te ia exigir 28% de juros e te levava o material se n pagasses
creditos a bancos/linhas de crédito jamais

o futuro é incerto. lá por eu querer, n quer dizer que vá ter sucesso (n digo que ng tem) e dps fico com aquilo na mão pra nada.

eu vou juntando aqui e ali e eventualmente terei dinheiro para comprar o que quiser. como ja disse, se tivesse garantias n me preocupava, mas investir em sonhos e "se's" sou demasiado ceptico...
 
Drekas, tens que investir na formação. Googla New York Institute of Photography. Pagas uma mensalidade e tens dos melhores professores que há e um Instituto Centenário virtualmente em tua casa. Tem a duração de 2 anos e é do mais completo que pode haver. Eles designam um professor para cada aluno que diz onde podes melhorar nas tuas fotos, etc, tens as portas da Universidade sempre abertas e professores sempre disponíveis a partir de casa. O Curso está muito, mas mesmo muito bem feito. Vale a pena passares os olhos pelo site, pedires mais informações (catálogo de curso) até porque penso que é cerca de 50€/mês e não tem comparação com ler livros. A info está toda no site.

Não invistas em material antes de investir na formação.
 
Drekas, tens que investir na formação. Googla New York Institute of Photography. Pagas uma mensalidade e tens dos melhores professores que há e um Instituto Centenário virtualmente em tua casa. Tem a duração de 2 anos e é do mais completo que pode haver. Eles designam um professor para cada aluno que diz onde podes melhorar nas tuas fotos, etc, tens as portas da Universidade sempre abertas e professores sempre disponíveis a partir de casa. O Curso está muito, mas mesmo muito bem feito. Vale a pena passares os olhos pelo site, pedires mais informações (catálogo de curso) até porque penso que é cerca de 50€/mês e não tem comparação com ler livros. A info está toda no site.

Não invistas em material antes de investir na formação.

investir em aulas virtuais?
para isso increve-se num forum de fotografia e obtem praticamente o mm resultado sem gastar um tusto...
 
Adolfo, informa-te antes de comentares. Vai ao site, lê e pede o catálogo. http://www.nyip.com/courses/dp/

Your NYI Complete Course Training Includes:

  • 30 complete, beautifully illustrated Lesson Booklets that cover every aspect of photography.
  • Six "Live Action" Training DVDs that allow you to observe the pros at work.
  • "Listen and Learn" audio CDs featuring discussions with professional photographers that reinforce the important concepts from your lessons.
  • Six Photo Projects that will be evaluated by a professional photographer.
  • Unlimited access to NYI's Student Advisor staff.
  • A series of business lessons that show you everything you need to do to run a freelance business or open your own studio.
  • Slipcase for storage of your lesson booklets.
  • Certificate of Completion.
nada que o FF, youtube e um par de bons livros de fotografia n façam...
aquela dos seis projectos avaliados por um profissional... :p
tt qt sei até pode ser o janitor la do sitio a dizer-me que as fotos são optimas
 
Ai é? :rolleyes:


Unit One:

  • NYI's Three Guidelines for taking great photographs.
  • Parts of a camera.
  • Different types of camera lenses, and lens qualities.
  • Shutter Speed and Aperture.
  • How to use your camera.
  • Introduction to the business of photography.
Unit Two:

  • Image capture.
  • Exposure.
  • Processing black-and-white film.
  • Digital processing.
  • Filters.
  • Developing Your Eye: Photo Composition (pelo que soube depois de ter falado com um formador, é um great deal em composition, porque vai muito além das regras convencionais de composição)
Unit Three:

  • Natural light.
  • Travel Photography.
  • Available light.
  • Studio lighting.
  • Flash photography.
  • How to get a perfect print.
  • Traditional darkroom.
Unit Four:

  • Studio portraiture.
  • Basic portrait lighting
  • Location portraiture.
  • Child and pet photography.
  • Wedding photography.
  • The business of wedding photography.
Unit Five:

  • Photojournalism and Sports photography.
  • Fashion photography.
  • Using the zone system to achieve perfect exposure.
  • Macro photography and photomicroscopy.
  • Color printing.
  • Getting work as a freelance photographer.
Unit Six:

  • View camera.
  • Advertising and still life.
  • Architectural photography.
  • Video camera basics.
  • Glamour and nude photography (optional)
  • How to open a photography studio
Claro que isto é um hiper resumo. São 2 anos.
 
e aprendemos isso tudo atraves de livros e mails?
video conferencia?

lamento, mas a minha ideia de formação é um formador a dar formação e uma turma para interagir, partilhar e comparar resultados
gastar por gastar mais vale gastar em cursos/workshops aqui

no entanto n é isso que está em discussão no tópico
 
Drekas, tens que investir na formação. Googla New York Institute of Photography.

já ouvi falar nisso.
eu não me pronuncio sobre cursos à distancia. sei que o contacto pessoal é algo muito importante. eu aprendi mais numa saida com um fotojornalista profissional, do que durante várias aulas e vários livros. já disse isso mais que uma vez. dai que nao sei até que ponto aulas à distancia sejam algo a valorizar.
no caso, enquanto eu tirava as fotos, ia ouvindo as dicas do professor, tanto as que ele dava a mim como aos restantes colegas. era na altura, nos corrigiamos, via-mos logo a diferença.

seja como for, e back on topic, investires sem teres a certeza que terás retorno, é complicado.
acho a tua ideia inicial boa, alias, é a minha ideia lol. tenho um emprego, uma fonte de rendimento fixa, onde vou guardando uns trocos, e vou investindo, na minha formação, em equipamento.
começo neste momento a olhar para o mercado, a tentar aproveitar oportunidades, a tentar arranjar uns trabalhos, de modo a ganhar crédito, experiencia e nome para poder a curto prazo tirar apenas e só da fotografia o meu rendimento.

se arriscar e investir 5k para contrair emprestimo para comprar bom material de modo a poderes lançar-te no mercado de trabalho assim à toa... eu não o faria. não o faria sem ter uma rede de segurança.
vais contrair emprestimo, imagina que a coisa nao te corre como esperas, nao consegues cumprir com o acordado com o banco, começas a falhar a primeira prestação, incorrem os juros, depois outra e outra prestação...

mas lá está, se a coisa correr bem, nada disso acontece.

é algo que terás que ponderá se vale ou nao a pena arriscar.
seguir a via em que estás agora parece-me a ser a mais segura, e a que dará melhor resultado, embora sejam resultados a medio prazo; arranjar uma fonte de rendimento fixa, melhorar equipamento (lentes e acessorios), formação, para conseguires por o pé no mercado, e daqui a algum tempo, pimba, compras a FF, quando estiveres já estabelecido.
 
Back
Topo