Investir ou não ?

Acredita que funciona.

O que está em discussão é que estou a aconselhar o Drekas a investir em formação (seja ela qual for) antes de contrair um empréstimo para comprar material. É andar com a carroça à frente dos bois.
 
Acredita que funciona.

O que está em discussão é que estou a aconselhar o Drekas a investir em formação (seja ela qual for) antes de contrair um empréstimo para comprar material. É andar com a carroça à frente dos bois.

Exactamente. Estar a comprar sem sequer ter formação ou experiência, é uma asneira grande. Se tiveres experiência suficiente já é outra coisa. No entanto nos tempos que correm contraíres um empréstimo para tal não te aconselho.
 
A formação vai-lhe permitir ver se efectivamente tem potencial para seguir em frente e então investir. Gasta pouco, pode desistir quando lhe apetecer e não corre riscos.
 
Já agora, só para que conste, nos 3 workshops de fotografia que já tive o prazer de fazer (fotografia avançada, 2 de fotografia de espectáculo) aprendi mais do que alguma vez aprendi por outro método, seja ele qual for.

De notar que foram 3 bons workshops, de vários dias, e dados por fotógrafos mais que credenciados, há por aí muita coisa destas dados por gajos mais amadores que eu que não interessam nem ao pai natal.
 
sem dúvida que um workshop as vezes é capaz de compensar com aprendizagem alguma falta de material e é capaz de dinamizar mais uma pessoa que certos investimentos em material...

mas também essas aulas via net são cada vez mais o futuro... video conferencias e pdf's são o futuro da aprendizagem
 
Eu sou 100% a favor de formação, especialmente formação estilo workshops, em que estamos com a pessoa e aprendemos "ao vivo". Como disse o Kryo, aprende-se mais numas horas com um profissional a sério do que em muitos livros e cursos. O único problema é que isto ainda custa dinheiro. Eu por exemplo, já larguei umas boas centenas de euros em formação e tenho-me restringindo mais aos livros apenas por causa dos custos.

No entanto, muito ao contrário do que aí disseram, formação antes do equipamento não existe. Ninguém faz um workshop de estúdio (pelo menos não a sério e quem diz estúdio diz outro estilo) com uma compacta ou uma bridge. Muitas vezes o equipamento mínimo requirido é uma SLR com uma 28-70 + 70-200 (ou equivalentes/semelhantes).

Em relação ao investimento, é sempre complicado e não recomendo créditos a ninguém, mas eu vi-me em parte obrigado a recorrer a crédito (ok, foram 9% de juros sobre um valor relativamente baixo). No entanto já tenho tudo mais que resolvido.
Aquilo que deves ter em mente, é o esforço que estás disposto a fazer para conseguir chegar a algum lado, e se tens outra fonte de rendimentos para te segurares em alturas mais apertadas, nem que seja lavar o chão no McDonalds.
O equipamento que deves adquirir é o mínimo essencial e o resto vais adquirindo consoante vais pagando as tuas despesas e consoante o que precisas para futuros trabalhos. Pegando no meu exemplo, ando há meses para escolher se compro uma wide, se compro uma tele e qual delas compro, mas enquanto conseguir trabalhar com a Tammy é com a Tammy que trabalho, seja a fazer retratos, baptizados (não estás sozinho ruimoura), books ou até simples fotos de passe. Até lá é ir juntando dinheiro, para quando me aparecer um trabalho mais exigente, ter folga monetária para investir no que for preciso.

Espero ter ajudado e não te ter baralhado com isto tudo, mas como já te tinha dito, se precisares de qualquer coisa é só dizeres.

Outro pormenor que me esqueci de falar é que nisto da fotografia, mais que currículo ou qualquer diploma, precisas de um bom portefólio, com boas fotos e bem apresentado. Ao início, sem teres trabalhos feitos, é complicado, mas tens que ir à luta e se for preciso inventar. Algumas fotos do meu portefólio foram feitas na sala, em cima da mesa de jantar, com um flash e cartão com fita-cola, mas não é por isso que deixam de agradar. Muitos até ficam admirados e acabam por valorizar a capacidade de improviso.
 
Última edição:
No entanto, muito ao contrário do que aí disseram, formação antes do equipamento não existe. Ninguém faz um workshop de estúdio (pelo menos não a sério e quem diz estúdio diz outro estilo) com uma compacta ou uma bridge. Muitas vezes o equipamento mínimo requirido é uma SLR com uma 28-70 + 70-200 (ou equivalentes/semelhantes)..
Ó Rui, eu parto do princípio que o Drekas tem uma Nikon D40. Logo, MAIS material, só depois de formação :p
 
A melhor forma de te chateares com um amigo ou um familiar é emprestares-lhe dinheiro.

Tens uma noção complicada de "família" e "amigo" :) (eu percebo o que queres dizer, a sério que percebo).

Felizmente, os meus *amigos* são mesmo amigos, e a minha família é mesmo família, tudo com letra maiúscula ;), a confiança é total de ambas as partes. Quando refiro amigo, não é o zé manel que conheço ali do café, ou o antónio com quem falo todos os dias e até é meu colega ... Amigo é bem mais que isso ;). A minha melhor amiga foi quem me emprestou o dinheiro (que é como quem diz, a minha namorada, a mesma de há 9 anos para cá ;))
 
Kryo, a segurança, no meu caso, é o trabalho fixo que tenho, a nível monetário. A não ser que eu faça alguma asneira e seja despedido, ali não se toca.

A probabilidade de falhar nos empréstimos é por isso, baixa, muito baixa. Não vou dar numa de hipócrita e dizer que é impossível, porque não é. Basta acontecer algo que não estávamos à espera, como me aconteceu a semana passada.

De resto, estou em sintonia no que dizes. Assim como percebo o ponto de vista do Adolfo. Apostar dinheiro em material sem formação, é como comprar um carro sem saber conduzir.

Espero ter ajudado e não te ter baralhado com isto tudo, mas como já te tinha dito, se precisares de qualquer coisa é só dizeres.

Ajudaste, obrigado.
Já tomei uma decisão no que diz respeito a isto. À vezes basta uma conversa mais descontraída e com alguém que já sabe um bocado da vida para abrir os olhos.

De maneira a desvendar um pouco a razão pela qual abri o tópico, a fotografia tem vindo/veio a suscitar um grande interesse. Interesse esse que ganhou força com a minha não-entrada na universidade. O que é relativamente fácil de concluir, ia fazendo uns cursos, conjugando com o trabalho, esquecendo a universidade.

Acontece que depois da conversa que tive na madrugada de hoje, as coisas alteraram-se. :)


Obrigado aos que ajudaram directamente no assunto. Não era bem para ser discutido assim, mas creio que isto não serve só para mim.

Cptos
 
Vou ver se consigo ler este tópico todo, mas explico o meu caso. vou investir e quase de certeza não vai compensar.

Porque então vou investir?

Por 2 razões. Primeiro uma coisa é certa. com uma compacta não faço nada. Portanto ao menos tento com bom equipamento. Quem arrisca não petisca. Segunda Razão. Mesmo que no futuro não tenha vida no mundo da fotografia (falo profissionalmente), terei isto como hobbie, e bom equipamento não é só para profissionais, também interessa a quem tira fotos para exibir na net.

Porque não vai compensar quase de certeza?

Porque sou pessimista.
Porque só tenho 16 anos, no meu curriculum não vai constar nenhum curso de fotografia, e não estou a todo o gás na fotografia. Tenho como hobbie e estou a fazer estudos paralelos. E mesmo que ganhe dinheiro com alguma coisa não sei se valerá o dinheiro gasto no equipamento.


E falar de pedir dinheiro aqui e ali, falar de afilhados, descontos, equipamento comprado no sítio certo não chega. Isso tento fazer eu e já tenho dificuldades em comprar o que quero. Só para o ano, e, e...
 
contrair um emprestimo para adkirir material fotografico e algo k deve ser bem pensado, vejo isso como contrair um emprestimo para montar um negocio, a unica diferenca e k nenhum banco te empresta dinheiro para "simplesmente" comprares makinas e lentes, pq isso nao serve de garantia bancaria. logo vais ter de contrair outro tipo de emprestimo (pessoal) e consekentemente com juros mais elevados. axo k so vale a pena uma pessoa se meter nisso se a partida esta em condicoes de rentabilizar o material e conseguir a curto prazo (duracao do emprestimo) amortizar (pelo menos grande parte) do investimento.

kanto a formacao, axo k depende de pessoa para pessoa, devem existir mts fotografos famosos k nunca tiveram o tipo de formacao k estao a falar, simplesmente teem talento e aptidao. nao e por frekentarem um curso k se vao tornar obrigatoriamente melhores fotografos, da mesma maneira k nao e por comprar uma DSLR ou investir uns milhares de euros em lentes k td gente vai ficar de boca aberta c/ as vossas fotos. e certo k se aprende mt num curso, de outra maneira iriam demorar muito tempo a chegar as mesmas conclusoes, mas isso e algo k varia de pessoa para pessoa.

existem pessoas k dao muita importancia a formacao e cursos, eu pessoalmente dou mais importancia a experiencia profissional, nunca iria contratar um fotografo com base nos cursos k frekentou, mas sempre com base no portofolio. se frekentou cursos ou nao, se tem uma makina profissional ou semi-pro, pouco me importa, desde k goste da forma como trabalha e do trabalho k apresenta.

estavam a falar do exemplo de comprar um carro e nao saber conduzir, e um bom exemplo, mas os pilotos profissionais tiraram cartas de conducao XPTO antes de conduzir ou simplesmente baseiam a sua conducao na sua experiencia adkirida ao longo dos anos? :)

sim tens de saber as bases teoricas, sao mt importantes, mas td o resto e experiencia, e isso nao se adkire em cursos nem em livros.
 
estavam a falar do exemplo de comprar um carro e nao saber conduzir, e um bom exemplo, mas os pilotos profissionais tiraram cartas de conducao XPTO antes de conduzir ou simplesmente baseiam a sua conducao na sua experiencia adkirida ao longo dos anos? :)

Pilotos profissionais muitas vezes começam a conduzir e a ser treinados para competição, muito antes de terem sequer idade para pensar em tirar a carta. Mas por muita aptidão que tenham, nenhum chega lá sem treino e instrução. Até porque há sempre coisas que não são intuitivas.

Na fotografia acaba por acontecer o mesmo. Há claro grandes fotógrafos que não tiveram formação, mas também penaram bem com tentativa e erro para chegar onde chegaram, principalmente porque na altura sabia-se muito menos do que se sabe hoje.
É como na Física, por exemplo. Por muito genial que um cientista seja, ninguém anda aqui a redescobrir as fórmulas de Einstein ou Newton, quando as tem todas escarrapachadas num livro, com a respectiva explicação ao lado.

Este exemplo não é inteiramente comparável, porque a fotografia tem sempre uma parte subjectiva, mas a parte técnica da coisa, tipo "mais stop, menos stop", é preferível aprender em livros ou formação do que andar a partir pedra até perceber o que é que cada elemento da exposição faz ou deixa de fazer.

E atenção que eu valorizo a formação, mas como disse acima, não é para andar a mostrar diplomas, é mesmo para eu aprender mais, para saber fazer melhor, para que isso depois de reflicta no meu portfólio, porque é isso que me vai dar emprego, não propriamente a lista de cursos.

PS: Ah... Mas longe de mim desvalorizar a experiência profissional. Isso é ouro. Só que raramente existe quando se começa.
 
Última edição:
nao e por frekentarem um curso k se vao tornar obrigatoriamente melhores fotografos

epa, desculpa lá, mas aqui não concordo contigo.
das duas uma: ou o curso é uma valente cagada, ou então a pessoa está-se nas tintas.

isso é como dizeres que não vale a pena ires para a faculdade de medicina e começares a esventrar pessoal até atinares com o sitio do coração.

o problema da fotografia, a meu ver, é que qualquer pessoa que pegue numa máquina é fotógrafo. claro, qualquer pessoa que pega num bisturi é médico. ou será?...
 
existe uma grande diferenca: medicina é ciencia, fotografia é arte.

para ciencia tens de ter formacao, estudar pq aprendes receitas k tens obrigatoriamente de aplicar para ter sucesso, nao ha espaco para criatividade, nao vais ser operado ao coracao e o medico decide abrir um corte na horizontal pq vai deixar uma cicatriz esteticamente mais bonita.

em fotografia nao existem receitas, se vais a um sitio e fotografas da mm forma k td gente acabas por nao ir a lado nenhum como profissional.

uma parte do processo da fotografia e tecnica, e isso tanto aprendes num curso como no google, grande parte e criatividade.
 
Back
Topo