Investir ou não ?

fotografia e uma ciencia keres ver?

Photography (IPA: [fә'tɒgrәfi] or IPA: [fә'tɑːgrәfi][1]) (from Greek φωτο and γραφία) is the process, activity and art of creating still or moving pictures by recording radiation on a sensitive medium, such as a film, or an electronic sensor.

Art is the process or product of deliberately and creatively arranging elements in a way that appeals to the senses or emotions. In its narrow sense, the word art most often refers specifically to the visual arts, including media such as painting, sculpture, and printmaking. However, "the arts" may also encompass a diverse range of human activities, creations, and modes of expression, including music and literature. Aesthetics is the branch of philosophy which studies art.

na minha opiniao fotografia encaixa totalmente na definicao de arte.
 
existe uma grande diferenca: medicina é ciencia, fotografia é arte.

para ciencia tens de ter formacao, estudar pq aprendes receitas k tens obrigatoriamente de aplicar para ter sucesso, nao ha espaco para criatividade, nao vais ser operado ao coracao e o medico decide abrir um corte na horizontal pq vai deixar uma cicatriz esteticamente mais bonita.

em fotografia nao existem receitas, se vais a um sitio e fotografas da mm forma k td gente acabas por nao ir a lado nenhum como profissional.

uma parte do processo da fotografia e tecnica, e isso tanto aprendes num curso como no google, grande parte e criatividade.

Oi? Na ciência não há espaço para ser criativo? Mal de nós... Por esta altura ainda andávamos a cavalo, porque ninguém tinha tido a criatividade de montar um motor numa carroça. E na medicina acontece isso imensas vezes, muitos procedimentos surgiram da "arte" de determinados médicos, quando confrontados com certas situações.

Na fotografia não há receitas? Então não há? A regra dos terços é o quê? E achas que se usam aberturas grandes nos retratos só porque lhes dá na telha? E aquilo da luz de preenchimento, recorte, etc, é ao acaso? Abrir espaço na direcção do olhar das pessoas ou à frente do movimento é apenas coincidência?
A fotografia é arte, mas todas as artes têm as suas receitas, coisas que já vêm de há imenso tempo e que continuam a existir porque já se sabe que "funciona". Podes sempre tentar inventar e ser inovador, mas até para fazer isso, não o fazes ao acaso, tens que ter conhecimentos do que estás a fazer.

E sim, ninguém está a dizer que não aprendes isto no google. Já foi dito que o ser auto-didata conta como formação. Podes é demorar anos a aprender coisas que se calhar um bom professor se calhar te ensinava numa tarde. Além de que a internet nunca foi conhecida pela sua credibilidade, qualquer um faz posts do que quer, qualquer um abre um blog com "truques e dicas" mal amanhadas, qualquer um faz uns videozinhos para o youtube.
Assim como também estás sujeito ao que há. Se calhar mais facilmente encontras o que pretendes indo a um índice de um bom livro que ao google. Ou então não encontras, ponto, e precisas que alguém te explique (o Kryo diz que sou maluco, mas eu já cheguei a ligar para grandes fotógrafos e perguntar-lhes directamente "olha, como é que fizeste isto?").
 
Última edição:
Para mim a fotografia exprime a arte do fotógrafo. É de facto uma arte, que nalguns é inata e bem transparente nas suas fotos. Nem todos os fotógrafos são "artistas", porque não nasceram com a noção de design, de composição e estética e alguns mesmo que aprendam com formação, pela sua ausência de criatividade, nunca chegarão lá. Podem melhorar, mas nunca serão grandes fotógrafos. Isto é como pintar e disso não tenho a mais pequena dúvida. Eu não passo dum fotógrafo medíocre porque careço da noção de estética, design e composição a um nível inato. Aprendí todos estes conceitos, isso fez de mim um melhor fotógrafo, mas as minhas fotos não passam de fotos "nice". Até ao "wow" vai uma grande distância, que tenho a plena consciência que nunca virei a alcançar por mais formação que tenha, porque não sou ARTISTA.

Resumindo, a fotografia é uma arte, assim como o é a pintura, a escultura, etc.
 
@Batmuman: :x2: partilho essa opiniao e era exactamente isso k keria fazer passar.

@Rui Marto: na ciencia o espaco para criatividade e academico/laboratorio, esta numa ideia nova, mas a partir dai a criatividade acaba, td tem de ser real e demonstravel. nao vais construir uma casa com materiais nunca testados nem vais fazer uma operacao e colocar um tubo de borracha a fazer de veia pq es um cirurgiao criativo... nao existe espaco para essa liberdade.

em arte podes fazer o k bem te der na cabeca, td e valido, ja vi 1 concerto na casa da musica em k tocavam com molas da roupa e batiam nos instrumentos aleatoriamente (embora existisse uma pauta (mas ainda gostava de saber o k la estava escrito)). embora nao consiga comprrender tal forma de expressao, pode-se encaixar na definicao de arte...

em ciencia estas limitado por regras, k tens de seguir, em arte nao.

embora tds os fotografos devam conhecer e dominar essas regras k falas, a verdade e k as fotografias k ganham premios violam-nas. mas concordo perfeitamente k para poder violar as regras temos primeiro de as conhecer e dominar.

sim encontras mt porcaria na net, mas tb existem formacoes de porcaria, tens de saber escolher, em ambos os casos.

se acho k vale a pena investir em formacao, sem duvida, se isso e essencial para ser um bom fotografo, nao (desde k nascam c / aptidao e talento natural).
 
@Rui Marto: na ciencia o espaco para criatividade e academico/laboratorio, esta numa ideia nova, mas a partir dai a criatividade acaba, td tem de ser real e demonstravel. nao vais construir uma casa com materiais nunca testados nem vais fazer uma operacao e colocar um tubo de borracha a fazer de veia pq es um cirurgiao criativo... nao existe espaco para essa liberdade.

em arte podes fazer o k bem te der na cabeca, td e valido, ja vi 1 concerto na casa da musica em k tocavam com molas da roupa e batiam nos instrumentos aleatoriamente (embora existisse uma pauta (mas ainda gostava de saber o k la estava escrito)). embora nao consiga comprrender tal forma de expressao, pode-se encaixar na definicao de arte...

em ciencia estas limitado por regras, k tens de seguir, em arte nao.

As regras existem por uma razão. Cabe a cada um ter o discernimento para saber quando as cumprir e quando as violar.

Um cirurgião não pode colocar um tubo de borracha a fazer de veia só porque é criativo, porque são questões que colocam em risco a vida de alguém. Mas fazer uma casa de materiais nunca testados? Porque não? Só é complicado porque todos os materiais que se conhecem são/foram testados, mas ninguém te proíbe de fazer uma casa em esponja ou gelatina (ou outra coisa completamente ridícula), se calhar até há quem compre...

No fim o que interessa, não negando que a fotografia é uma arte e que há quem tenha mais/menos aptidão/talento/whatever, é que há regras, há truques, há dicas, etc, que podem e devem ser aprendidos se quisermos ser realmente bons no que fazemos.
Isso faz parte da chamada formação, que é uma realidade nas artes (pintura, fotografia, música, etc...).
E também ninguém pode afirmar que uma pessoa nunca vai ser grande só por causa da formação. Existem N grandes fotógrafos que estudaram bastante e têm cursos superiores na área. LaChapelle, por exemplo, frequentou três escolas de arte, duas delas ao mesmo tempo, tal não foi o empenho dele na fotografia. Quem é que agora consegue provar que ele nasceu com talento? Ou que não foi tudo fruto de imenso empenho e bons professores?

Em relação a cursos, claro que também existe imenso "lixo". Eu próprio frequêntei um curso, que até foi barato, mas deve ter sido o dinheiro mais mal gasto da minha vida.
Mas quanto a mim, acho que não há forma mais rápida e eficiente de adquirir conhecimentos do que um bom curso, ou melhor ainda, workshops, como diz o ruimoura, em que trabalhamos mano-a-mano com quem sabe. Não nos limitamos a ouvir teorias "para mais tarde recordar...".

Por isso acho que a nível de investimentos, mesmo que alguém tenha aptidão e fortes probabilidades de vir a ser alguém, um bom curso é sempre uma coisa extremamente positiva e por isso essencial (mesmo que não seja logo ao início, eventualmente irá ser necessário para passar um determinado patamar).
 
Última edição:
Mas fazer uma casa de materiais nunca testados? Porque não? Só é complicado porque todos os materiais que se conhecem são/foram testados, mas ninguém te proíbe de fazer uma casa em esponja ou gelatina (ou outra coisa completamente ridícula), se calhar até há quem compre...
porque construcao civil tem mais de ciencia do que de arte. ninguem te iria aprovar um projecto de uma casa de esponja. claro k a podes fazer a casa sem licensa, ou melhor tentar pq inevitavelmente nao vai aguentar de pe...tens de respeitar as leis da fisicas (que nada tem a ver com arte), e essas sim tens obrigatoriamente de as conhecer ou pelo menos respeitar.

posso tirar uma fotografia e violar toda santa lei da fotografia (fotografia abstracta), nao deixa de ser potencialmente uma foto vencedora para algumas pessoas :) e isso, é arte...
 
Boas people;

Comprei bem à pouco tempo uma canon 450D, estou tão fascinado com o mundo da fotografia e como a minha vontade de aprender é ainda mais sobre o mundo de fotografia,
Andei a pesquisar e encontrei um curso no IPF, estou a tirar um curso no ensino superior ligado à economia, mas ando mesmo desmotivado. Da vossa experiência o que me podem dizer? Agradecia respostas sinceras,

o meu muito obrigado

cumpz
 
Já chega de offtopic.
Continuem a discussão apenas sobre o assunto do tópico ou serei obrigado a dar férias a este tópico.

cumps
 
Back
Topo