Análise Iolair MB24w Monitor LCD 24"MVA 300€ DVI/HDCP Cabo dvi>hdmi, colunas

compositor20

Power Member
Comprei um Iolair mb24w e até agora estou a gostar muito! Decidi fazer um review, porque o utilizador que tambem o tem, ainda não fez (o jamiro).

Em primeiro lugar vou descrever o produto de acordo com o site onde o comprei, o *****.

Dotado de uma ligação DVI, o monitor TFT 24" MB24W é entregue com um cabo DVI/HDMi.
Este monitor é perfeito para desfrutar de todas as suas aplicações lúdicas e multimédia, graças à sua excelente qualidade de imagem e a uma taxa de contraste elevada. Oferecendo um bom ângulo de visão de 180°, tanto na vertical como na horizontal, o MB24W também é muito reactivo ao propor um tempo de resposta de 6 ms.
Munido de altifalantes stéreo, o monitor TFT MB24W é ideal para todos os tipos de configuração.
Atenção, este produto não possui ligação HDMi.

Acessórios incluídos: cabo de alimentação, cabo áudio, cabo VGA, cabo DVI/HDMI.

Infomações Gerais
Cor16,7 milhões de cores
Tamanho do ponto 0,270 x 0,270 mm
Resolução1920 x 1200 (WXGA+)
Luminosidade300/500 cd/m²
Contraste1000:1/800:1
Ângulo de visualização Horizontal/Vertical180/180
Tempo de resposta 6 ms
Entradas de vídeo/Tipo DVI-D, VGA (D-Sub 15 pinos)
Página Frequência 50/60 Hz
Altifalantes áudio2 x 1 W
Consumo máximo54 W
Dimensões570 x 250 x 463 mm
Peso6 kg

http://www.*****.com/pt/pt/628192/art/iolair/monitor-tft-24-wide-mb24w.html

Aconselho a visitarem este site para uma comparação com o monitor DELL 2408fwp que segundo dizem, é muito bom. http://www.behardware.com/art/imprimer/712/.


Agora vou descrever a minha opinião sobre o monitor que tem servido principalmente como TV com o serviço meo satélite. Este review será melhorado por mim assim que puder...sei que está pobrezinho. A escala é de 1 a 5, usando intervalos de 0,5. Este teste, por enquanto, é apenas para modo TV e não por PC (sei que é um monitor mas agora está a servir de TV para a cozinha, enquanto não tenho pc novo).

Definições optimizadas para 30 de brilho e 72/82 de contraste., cores quentes 6500.

Qualidade de imagem, nitidez e resoluções:

A qualidade de imagem é muito boa no geral, só não leva mais, porque os pretos não são tao pretos como os do hp2207h, o monitor cujos pretos me agradaram mais. O monitor não tem pixel mapping 1:1 mas sinceramente a ver MEO SAT eu só notei alguém um pouco mais alto mas era quase imperceptível e até estou bem satisfeito com o formato 16:10 acho que é bom. Com imgens 4:3 e se for para windows, a placa gráfica faz 4:3 e, com sorte ou actualizações de firmware, pode ser que os vossos aparelhos adicionem as barras negras.... o fit to screen é muito bom. O monitor faz 1920x1200 e o tamanho é enorme como monitor de PC... no entanto, funciona muito bem a outras resoluções ligados a um portátil por VGA, e inicialmente estava a 1280x800 e a imagem era muito boa... mas a 1920x1200 é de uma nitidez excelente para VGA e o monitor faz auto-ajuste da imagem, carregando num botão. A leitura das letras é boa e o espaço para ícones também é melhor do que nos monitores de 22". Resultado: 5

Contraste: é bom a ver filmes a uma distância de 2 metros no hollywood mas apenas com as configurações que disse, pois este canal é muito sensível e se aumentar o brilho fere muito os olhos (fica a imagem esbranquiçada e as barras pretas começam a ficar luminosas demais), se a diminuo o brilho para menos de 30 perdem-se detalhes no cabelo e roupa das personagens e nota-se... embora os pretos fiquem mais pretos mas não compensa... não há arrastamento de imagem e o detalhe dos pretos parece-me mais do que suficiente embora não deva ser excelente. Resultado: 4

Brilho: o brilho é de 300 nits mas mais parecem 500... neste aspecto os brancos são mesmo brancos a imagem super brilhante, as cores claras parecem distinguir-se em fundos brancos.. tem o problema de não dar para regular o backlight (há um mod para isto num site francês, se alguém estiver interessado diga, eu até gostava de saber como se faz... tem imagens no site e parece simples tínhamos de pôr um potenciómetro mas não só entendido em electrónica)ainda não fiz o teste do lagom.nl mas quando fizer digo algo... Resultado: 4.5

Cores: Aqui reside a maior qualidade deste painel... é um painel A-MVA da AuOptronics e vem em duas versões uma v0 com 1000:1 contraste e 500 brilho e a outra v3 (a minha) com 300 brilho e 800:1 contraste, sendo assim é um painel de 8 bits reais (podem pôr nas propriedades do monitor 32 bits de cor ou 24 bits que ele não faz dithering e não se nota aquele efeito de banda quando há gradações... além disso as cores são de uma riqueza só vista... melhores do que as do HP 2207h de longe (paineis TN)... mesmo quando há uma diferença entre a realidade e o mostrado, a imagem mostrada pelo iolair é sempre mais bonita do que a realidade (os verdes, os vermelhos, os amarelos, e os azuis, notam-se muito mesmo que até a senhora das limpezas perguntou logo quanto custou estava maravilhada a ver a TVI e a família também tem gostado muito da qualidade de imagem).
Já experimentei algum conteúdo HD e na TVI é fantástico nas novelas mas onde brilha mesmo é a ver fotos no PC ligado por VGA (imaginem por DVI) com a resolução de 1920x1200 é divinal... o vídeo do site da NVIDIA e os da Microsoft HD content showcase também são fantásticos e o principal responsável além da resolução e boa edição do vídeo são as cores do monitor. Resultado: 5 com distinção.

Arrastamento e tempos de resposta (ms): até agora notei 0 de arrastamento...ou seja: nunca notei nenhum, nem a arrastar o rato no windows, nem a arrastar janelas de um lado para o outro, nem qualquer arrastamento ou ghosting a ver filmes SD ou HD (hoje vou confirmar a ver o jogo de Portugal em HD mas já vi o Moto GP no Eurosport HD e está mt bom).
Este monitor tem 6ms mas comporta-se igual ou melhor do que muitos TN com 2ms de tempo de resposta... como não jogo FPS e não tenho cá pc novo não experimentei nenhum jogo mas segundo dizem nos reviews (vão ao site lesnumeriques ou a esse onde comparam com o DELL e vejam qual é melhor, ultrapassa até o samsung T220). Resultado: 5

Ângulos de visão: Sendo um painel *-MVA, tem ângulos de visão de 178º ou 180º, isto não é totalmente fidedigno, mas mesmo assim é de longe superior a qualquer bom painel TN... de frente são parecidos claro, mas quando olham de lado, de cima ou de baixo para qualquer um deles é uma miséria e o iolair porta-se muito bem... ângulos laterais são bons e os verticais muito bons mesmo... só não leva 5 porque não é tão bom como as televisões ou monitores com painel S-IPS ou H-IPS, mas quem não souber o detalhe acha muito bom mesmo... podemos ver filmes deitados ou podem ver várias pessoas numa divisão que não há problema.São de facto de outro mundo, em comparação com qualquer outro TN de 24 polegadas (não comprem TN com 24" porque se no hp2408 se nota que é muito inferior a este nem quero imaginar outros monitores tipo Acer). Resultado: 4,5

Qualidade de som: Aqui reside o calcanhar de aquiles deste monitor... (mais do que ser *****, marca branca e feito na China) as colunas são fracas... parecem de rádio daqueles pequenos que as pessoas ouvem o relato... curiosamente nem todos os canais de TV são fracos... quando há musica até é razoável mas as vozes dos Homens parece que são relatadores... já estou mais habituado e já me parecem razoáveis... o volume é suficiente para uma cozinha mas para uma sala muito grande já não é suficiente. Controlo o som com o comando do meo porque o volume das colunas está sempre no máximo e já so tenho mais uma barra de som do meo para pôr mais alto. Ainda assim é melhor vir com altifalantes integrados.. são stereo e estão na parte de trás por isso talvez o som parece estranho... mas não são assim tão maus e de certeza que são equivalentes a outros monitores de 2x1w e já trazem cabo de som 3,5mm in para in e adaptador stereo (femea vermelho e branco duplo) para macho 3,5mm in. Até agora até serve para Tv e para um quarto serve bem... comparados com outros de monitor serão um 3 mas comparados com outros de TVs dou um 2. Resultado: 2/3

Qualidade de construção, cabos e ligações: A qualidade de construção é bastante aceitável... muito longe daquilo que diziam... a parte da frente tem plástico glossy, vinha com um plástico a proteger o ecrã e vinha bem embalado com esferovite e outro plástico a envolver todo o monitor e até tem bom aspecto... os auto-colantes com a marca iolair dão para tirar... os botões são fáceis de trabalhar (o central é para apagar, há um para mudar entre DVI e VGA + (bom para pc por VGA e meo ou PS3 por DVI), outro para configurar a resolução o ajuste e as cores automáticamente por VGA, outro para aceder ao menu e o outro é o menos do menu). A base é segura e dá para fazer tilt, mas não ajusta em altura, nem roda como o hp2207h. A parte de trás é de plástico fraco mas aceitável (é melhor assim porque se reflecte no preço baixo) tem algumas entradas de ar... ainda assim o monitor consome bem porque o calor na parte de cima é considerável visto que o backlight é sempre o mesmo e não dá para ajustar (só com mod)...
O monitor vem equipado com uma porta VGA, uma DVI com HDCP (bom para ligar ao meo box, a PS3 ou a leitor de Blu-Ray) e uma entrada de audio para desenrascar no som ou para servir de TV caso tenham as colunas só para o PC. Podia trazer entrada HDMI... mas pelo preço já era pedir muito e como traz o cabo dvi>hdmi vai dar quase ao mesmo.
Este iolair a nível de cabos é muito bom e quem dera que outras marcas trouxessem tantos cabos... traz um cabo VGA-VGA que me pareceu de boa qualidade...(achei a imagem muito boa em VGA e sem ser necessários ajustes) um cabo HDMI>DVI com protecções nas pontas tal como os VGA e que também me pareceu de boa qualidade (funciona com 720p ou 576p no meo satélite, então é bom). Traz ainda um cabo audio 3,5mm para 3,5mm para ligar a leitor mp3, cabo audio stereo muito curto com as pontas vermelhas e brancas (L+R) macho-Fêmea (para o meo tem de ser macho-macho), para ligar aos speakers internos do monitor. Cartão de Garantia e manual com erros de português (vieram a dobrar). Traz ainda dois objectos para segurar os cabos para não andar confusão de cabos atraz do monitor mas não sei como funciona foi o meu pai que disse que era para isso. Traz cabo de alimentação e a alimentção é interna, por isso não há cá transformadores a ocupar espaço.
Resultado: 4


RESULTADO FINAL: (sem média) - 4,5 - Recomendado e Boa relação qualidade/preço.

Custou-me a contra-reembolso e já com portes 331,70€

Em breve adicionarei imagens.

Se me esqueci de algo... perguntem ou sugiram e principalmente comprem para termos uma comunidade tão activa como os franceses ou ingleses, finlandeses e alemães que são grandes compradores deste monitor e dos seus clones (atenção que o dgmate da ***** é mais barato mas não traz cabo dvi>hdmi nem HDCP) .. para mais informações http://forum.hardware.fr/hfr/HardwarePeripheriques/Ecrans/unique-iolair-clones-sujet_40947_1.htm.

IMAGENS tiradas com e sem flash ao monitor... MEO SAT
Desculpem a fraca qualidade das fotos.. foram comprimidas duas vezes além da jpeg da máquina... é so para terem uma ideia... fotos na cozinha de baixo ehehe com o frigorífico já ficam com ideia do tamanho dele... e do brilho do led azul .. é intenso!


































http://img521.imageshack.us/img521/4939/img5994io3
[URL="http://imageshack.us"][IMG]http://img375.imageshack.us/img375/9944/img6026xh6.jpg






Ângulo de visão por baixo


NOVAS FOTOS adicionadas na página 3 deste tópico... IOLAIR ligado a PC por DVI... deslumbrante

 
Última edição:
Canal Panda. :lol:

Tsubasa Reservoir Chronicles. Nostalgia, acabaram com o anime, mas o manga continua. E acho que lançaram uns OVAS também.

Boa review, mas devias misturar as fotos com o texto, nem que seja só para aliviar a vista.

Cumps
 
também comprei este monitor e ao ler as specs dele e ver brilho apenas de 300 tive receio de ter pouca luz mas a verdade é como foi dito, ele tem brilho é a mais eheh

Cores são óptimas após de calibradas e o arrasto a jogar é basicamente 0 comparado com paineis TN envergonha bastante aliado a não ser glossy.

Eu uso DVI-DVI. Eu n sei fazer reviews mas se quiserem posso tentar algo!

por 300€ ter esta qualidade nem pensar 2 vezes
 
yep ,o monitor IOLAIR pelo preço e porreiro!


tb ja recebi o tal HP 23" painel super S-ISP que tinhamos falado !

Qualidade suberba , antes tinha um samsung 22" com painel TN e realmente um painel S-ISP nao tem nada a ver !


cumps
 
Última edição:
tambem já tenho o meu Iolair MB24w encomendado,quando chegar vou ligar-lo a uma xbox 360 e ao pc e venho aqui deixar feedback

P.S. compositor20 excelente análise :wah:

cumps
 
Última edição:
poiis eu experimentei por DVI HDMI ao pc e de facto é ligeiramente mais nítido em alguns vídeos a 1080p que vi mas nota-se muito pouco e ainda n
ão tenho a certeza... pior não é! mas vga também é mt bom e assim vejo o europeu em HD por HDMI ehehe por este preço ~e muito bom... o ecrã tem mt brilho já agora ponham aqui as vossas versoes (v3 ou v0) e qual a configuração que dá a melhor qualidade de imagem... no meu

brilho 30
contraste 8

não é para me gabar mas já vi piores review nas revistas!! pois sps em cores ainda deve ser melhor sõ no contraste e nos tempos de resposta e que é mais fraco. mas tambem é bom monitor... anda por aí muita gente enganada e para mais de 22 tem de ser pva ou ips mesmo... TN é fraco.

Jamiro como é que calibraste as cores?que config de cores tens? as minhas estão a 50 50 50
 
o meu avariou hoje.. apareceu-me 1 risca amarela na vertical. agora mandei mail para lá mas se calhar é melhor ligar :S
 
6/7 dias lol

já liguei para lá e vem cá levantar entretanto! a ver se o tempo lá é curto visto ser troca directa por 1 novo. mais vale avariar logo que mais tarde.

eu nunca tive sorte com material novo :lol:
 
é preciso muito azar...
aindas estás nos 15 dias da garantia de recusar... mais vale mandar vir um novo... a não ser qu estejas muito satisfeito com a compra....

como tens o painél v0 se calhar até nem e mau ficare scom esse ... melhor só com o painel samsung que equipa os yuraku (clone do iolair), mas esse, apesar de melhores cores, ainda tem mais input lag... (n tenho a certeza se há iolairs com o painel samsung, algo me diz que provavelmente vão existir... ou então deixam de fabricar porque estes paineis são antigos)

o meu dá-me a impressão que é ligeirament mais claro no canto inferior esquerdo, mas acho qu é um problema da tecnologia *VA

a ver televisão não consegui notar nada mas com VGA notei... pode ser do VGA

já agora consegues entender os items do menu secreto?

carregas na tecla menu e na tecla + ao mesmo tempo e depois aparece o painel com a versão (v0 ou v3, mas convém olhar de lado ao pé das colunas e ver s lá por dentro das entradas de ar tem v0 ou v3 que esse é que conta), depois vais ao menu ISP e tem lá uma série de definições além daquelas que vêm no menu mas não queria mexer porque não entendo para que servem.
 
já te tinha confirmado !

é um V0. eu já liguei para lá e vem cá levantar o monitor esta semana ou na outra para efectuarem a troca. Teoricamente não me podem dar inferior ou seja, posso exigir um V0 novamente ou superior, q pelo q dizes é 1 samsung.
 
podem dar-t um v3 como o meu! mesmo assim já é muito bom...

o samsung ainda não é certo... no fórum francês tinha a impressão que havia painel samsung e no ingles havia mas a marca é outra... e no francês é iolair tambem.

podem ficar descansados que aqui não há painéis TN .. é tudo A-MVA e a qualidade é muito boa.
 
o meu até agora não deu problemas e esses problemas são raros basta leres os foruns... o que têm mais queixas é o do ***** mas avarias muito poucas.... e já tem mais de 150 páginas o tópico o francês também já tem mais de 100 o alemão tambem o finlandês 50... e olha que normalmente as pessoas que se queixam são as que postam.

podem comprar ha o período de experimentação
 
quando ligam o monitor, ou quando colocam um input/fonte sem imagem, a parte inferior do ecrã é mais clara do que a superior?
 
que eu tenha reparado não há diferença entre a parte superior e a inferior... o normal é um lado do ecrã ser ligeiramente mias claro mas é pouca a diferença tanto que só noto no cant oinferior esquerdo e por VGA... a ver TV por hdmi>DVI não notei.



também compraste?

jamiro isso deve ser uma linha de pixeis mortos, às vezes acontece...:(
 
anda por aí muita gente enganada e para mais de 22 tem de ser pva ou ips mesmo... TN é fraco.

Viva, antes de mais, boa review!! Para o preço praticado, parece muito boa compra.

Em relaçao a essa linha, lamento discordar, se um dia tiveres oportunidade, testa o samsung 2493HM , que foi o que comprei. e mudarás essa opinião.

Cumprimentos.
 
os paineis tn são muito grandes e dá para ver que perdem angulod e visão rápidamente.. conheço o hp 2408 e mesmo com glossy achei fraco muito pior que o hp 2207 que é um bom monitor para 22

acredito q esse samsung seja bom mas há alternativas em tn... um lg um benq um hyundai e um lyama provavelmente os 4 mais baratos que o samsung... pagas a marca também! e este custou 331,70 com portes e a contra-reembolso
 
Back
Topo