Análise Iolair MB24w Monitor LCD 24"MVA 300€ DVI/HDCP Cabo dvi>hdmi, colunas

*Oops*

Acho que me precipitei. Após o entusiasmo inicial com este monitor, resolvi fazer mais umas pesquisas para verificar se seria a solução adequada para o meu problema. O que pretendo é um monitor "minimamente decente" de 24'' que possa ligar à Playstation 3.

Após as pesquisas, cheguei às seguintes conclusões (por favor, corrijam-se se estiver errado):

  1. O monitor é, realmente, um excelente monitor;
  2. No entanto, para ligar à PS3, seria preferível um monitor com 1:1 mapping, algo como o BenQ G2400W 24"; caso contrário, haverá deformação da imagem;
  3. Mesmo assim, o ideal será uma TV 16:9 (ao contrário de um monitor, que é 16:10), com suporte para Full HD porque, mesmo com um monitor com mapping 1:1, serão visíveis umas barras negras na imagem - infelizmente, para mim, as tvs são muito dispendiosas.
Com isto em mente, este monitor ainda é uma opção viável? Existe alguma solução - ou recomendam-me outro monitor?

Cumps,
JP
 
*Oops*

Acho que me precipitei. Após o entusiasmo inicial com este monitor, resolvi fazer mais umas pesquisas para verificar se seria a solução adequada para o meu problema. O que pretendo é um monitor "minimamente decente" de 24'' que possa ligar à Playstation 3.

Após as pesquisas, cheguei às seguintes conclusões (por favor, corrijam-se se estiver errado):

  1. O monitor é, realmente, um excelente monitor;
  2. No entanto, para ligar à PS3, seria preferível um monitor com 1:1 mapping, algo como o BenQ G2400W 24"; caso contrário, haverá deformação da imagem;
  3. Mesmo assim, o ideal será uma TV 16:9 (ao contrário de um monitor, que é 16:10), com suporte para Full HD porque, mesmo com um monitor com mapping 1:1, serão visíveis umas barras negras na imagem - infelizmente, para mim, as tvs são muito dispendiosas.
Com isto em mente, este monitor ainda é uma opção viável? Existe alguma solução - ou recomendam-me outro monitor?

Cumps,
JP

Acho o monitor excelente para o preço, depois da calibração as cores estao lindas mesmo mas ao ligar a x360 por vga e ver a deformação da imagem perco logo o entusiasmo. Se houve-se algum mod (como se fosse possível ) para este monitor fazer mapping 1:1 era perfeito
 
não há solução.. há muitos users que têm ligado a ps3 em forum internacional e até agora não há mod... mas também não se queixam muito... para ver tv é bom e como monitor de pc é excelente...

muitos dos que têm pixel mapping não ficam com as barras mas alguns esticam a imagem ou outros alargam e dos lados perde-se informação... aqui não se perde informação nenhuma e a diferença não é como pôr uma emissão 4:3 numa TV 16:9 em que ficam gordos...

temos o lg TV (500 euros e dá bem com a ps3) e a minha mãe acha que o iolair distorce menos a imagem por ser 16:10... por isso também não há grandes diferenças...

os bonecos ficam mais altos. os círculos ficam ovais.

com suporte pixel mapping e painel MVA... há um daewoo na ***** que é s-pva e talvez tenha ARC mas é lento.

com pixel mapping 1:1 só TN...

de resto é tudo acima dos 450 euros e já vale a pena uma tv de 32 por esse preço...

na worten em aveiro tens uma hyundai tv com uma entrada hdmi e painel pva de 26" por 369 euros
 
Penso que posso ter encontrado um compromisso aceitável.

Deparei-me com esta thread, em que diziam:

"It is mentioned in the thread only 1 or 2 pages back. The 360 with this monitor is okay, but the PS3 is not too good. A good PS3 monitor will require a native resolution of 1920x1080 (this monitor is 1920x1200) or a monitor that supports 1:1 Pixel Mapping (this one doesn't support it) - or you can use something called a HDFury to connect it up via VGA but that will cost you between £50-£100.

This is a PC monitor mainly and is designed as such unfortunately. You can use either console with VGA or DVI, the 360 will work with no additional hardware. The PS3 will require if you to get a HDFury if you wish to use it over VGA, but the PS3 can work over DVI out of the box, but the picture is zoomed, stretched and so on, you want a 1:1 Pixel Mapping monitor/tv for better quality viewing. Or to use the VGA output with a HDFury.

DVI and HDMI are the same. Both support HD signals. DVI is designed for HD, HDMI is designed for HD. VGA is analog, DVI and HDMI are digital.

To use this monitor to the best of it's ability with consoles you have to use it in this configuration:
Xbox = VGA
PS3 = VGA + HDFury

Anything else and the picture quality won't be that good, some people might live with it, some people may not. The choice is yours. Although VGA is worse than DVI/HDMI, it is not the case with this monitor. VGA scales pictures better on this monitor, so where the input device (the console) is not outputting in native resolution, the pictures get scaled to fit the screen. No black area's, a monitor with 1:1 pixel mapping will leave black area's and not stretch the picture, this is better than stretching because when the image is stretched you lose quality and some bits of the image are pushed out of the screen."

Atenção: na thread estão-se a referir a outro monitor; 24" Yuraku Widescreen LCD Monitor DVI with HDCP (P-MVA Panel!), pelo que não sei como esta solução se iria comportar com o Iolair.
Vi no ebay.co.uk, este HDFury à venda por volta de 70€; 300€ do Iolair + 70€ + portes, talvez não seja um negócio assim tão mau. O que dizem?

Cumps,
JP
 
não há solução.. há muitos users que têm ligado a ps3 em forum internacional e até agora não há mod... mas também não se queixam muito... para ver tv é bom e como monitor de pc é excelente...

muitos dos que têm pixel mapping não ficam com as barras mas alguns esticam a imagem ou outros alargam e dos lados perde-se informação... aqui não se perde informação nenhuma e a diferença não é como pôr uma emissão 4:3 numa TV 16:9 em que ficam gordos...

temos o lg TV (500 euros e dá bem com a ps3) e a minha mãe acha que o iolair distorce menos a imagem por ser 16:10... por isso também não há grandes diferenças...

os bonecos ficam mais altos. os círculos ficam ovais.

com suporte pixel mapping e painel MVA... há um daewoo na ***** que é s-pva e talvez tenha ARC mas é lento.

com pixel mapping 1:1 só TN...

de resto é tudo acima dos 450 euros e já vale a pena uma tv de 32 por esse preço...

na worten em aveiro tens uma hyundai tv com uma entrada hdmi e painel pva de 26" por 369 euros

Compreendo...

Vou olhar para essa tv hyundai, talvez seja a melhor opção.

Mais uma vez, obrigado pela ajuda!

Cumps,
JP
 
não compres sem te ligarem a tv primeiro! não quiseram ligar a tv não comprei...

e compara com outras... vê os ângulos de visão... há tvs com ecrãs TN!!!


o yuraku é o iolair que se vende na alemanha e na inglaterra, o modelo é exactamente igual só o autocolante é que não!... por isso HDFury funciona com o iolair também... mesmo assim pelo ecrã que é até compensa...

eu acho a imagem muito boa por VGA e ele de facto faz um scaling muito bom para resoluções inferiores.

mais abaix o user diz

"You will have no problem connecting a pc up to this monitor just choose a 16:10 screen ration as a resolution and there are no scaling issues.

Where this monitor does seem to have a major problem is when you feed it a non 16:10 source over dvi (not tested vga) it doesn't scale it properly at all, loosing a fair amount of image off the sides, top and bottom of the display area.

I would add that the PS3 does still look very good even like this, and most games consoles do not put much towards the edges of the screen anyway as televisions have overscanned for decades, it is still usable but not as sharp an image as it should be.

I've now given mine to my wife and gone back to my 22" monitor, but the picture was so much better on the Yaraku problems aside"

tenho o meo ligado por DVI/hdmi e acho também muito boa...

a ps3 é que devia emitir para 16:10... devia dar através de uma actualização de firmware... caramba ps3 e meo podiam pôr essa hipótese... adicionavam as barras pretas à imagem e sem distorção ficava a 16:9 com barras ou seja 16:10
 
Última edição:
Enfim, estou realmente indeciso...

Queria comprar um monitor para pc, porque estou a viver "numa casa de estudantes" e, além do preço, o tamanho de uma tv iria prejudicar o meu espaço de estudo, isto é: a secretária que está no meu quarto :p

Um monitor de 24'' com Full HD seria o melhor de dois mundos: não exageradamente grande e, ao mesmo tempo, com suporte para 1080p.

Li a informação sobre a deformação naquele fórum, mas ainda não consegui confirmar em mais nenhum lado se o HD Furty resolve, ou não, esse problema. O Iolair, caso suportasse ARC 1:1 nativamente, seria a solução perfeita; infelizmente não suporta :(

Talvez ainda perca a cabeça e compre um monitor 24'' mais caro, algo como o LG L245WP-BN, vai-me custar os olhos da cara. Mas, talvez, tendo em conta que não tenho espaço para uma tv grande e gostava de poder receber um sinal com 1080p, seja o melhor investimento que posso fazer. Senão, desconfio que me iria arrepender: se comprar um lcd com ARC 1:1 mas com matriz TN, vou-me queixar que a imagem poderia ser muito melhor; se comprar um lcd sem ARC 1:1 e com matriz *VA, vou-me queixar da deformação da imagem - ou talvez não, não sei. A verdade é que a informação que tenho é a que li nos fóruns e, se calhar, um lcd de 24'' com TN chega-me perfeitamente.

Talvez seja melhor esperar? Ou não é previsto que os preços descam nos próximos tempos?

Podes ser mais específico em relação ao modelo da tv hyundai que tinhas falado no outro post - não a consigo encontrar no site da worten. Achas que seria uma opção viável para ter num quarto com (relativamente) pouco espaço?

Obrigado, mais uma vez.

Cumps,
JP
 
Última edição:
a tv hyundai nao deve ser grande coisa... só há mesmo nas worten dos continentes que eram carrefour pelos vistos (aveiro) mas o melhor é ir lá e pedir para ligar... não é muito grande... habituas-te com o tamanho
 
vou postar fotos do iolair mb24w vs LG 32LC52 ... o duelo

na teoria:
mb24w painel A-MVA - vantagem nos pretos e tempos de resposta
lg 32lc52 painel s-ips vantagem nos ângulos de visão e fidelidade nas cores

na prática o iolair é melhor em quase tudo...

imagens de tv por meo-sat... maquina canon a powershot a510 desta vez ficaram bem foi à noite

iolair por hdmi/Dvi (podem ver a distorção 16:10)
lg por SCART (boa imagem para scart!)







nos filmes a preto e branco parece-me a única área onde o iolair não é tão bom e até é estranho porque ao vivo pareceu-me que o lg não era melhor... pode ser da foto...



esta imagem dos morangos deve ser muito conhecida e por isso é boa para julgar a qualidade dos dois... o iolair na minha opinião parece-me melhor embora aqui o lg pareça mais um plasma não sei bem porque.



o LG tem 32 polegadas não se esqueçam... são 82 cm (custou 499 no *****)


aqui o iolair a aguentar-se muito bem nos niveis de preto!!!!




reparem no input lag do LG




aqui reparem na naturalidade da cor do iolair nas caras...







peço desculpa mas é so para aparecer em sites internacionais ( mini review LG 32LC52 )
imagens tiradas com o LG ligado a VGA na resolução 1366x768 e a ver um filme em HD 1080p




de volta ao iolair ligado por DVI/hdmi ao PC com imagens a 1920x1200









quando falo em cores fantásticas é neste tipo de cores que penso ehhehe






continua no post seguinte
 
Última edição:
continuação do post anterior com imagens do iolair em 1920x1200














aqui podem ver os ângulos de visão verticais... foto tirada de baixo... prova que é *VA








 
Última edição:
vou postar fotos do iolair mb24w vs LG 32LC52 ... o duelo

na teoria:
mb24w painel A-MVA - vantagem nos pretos e tempos de resposta
lg 32lc52 painel s-ips vantagem nos ângulos de visão e fidelidade nas cores

na prática o iolair é melhor em quase tudo...

imagens de tv por meo-sat... maquina canon a powershot a510 desta vez ficaram bem foi à noite

iolair por hdmi/Dvi (podem ver a distorção 16:10)
lg por SCART (boa imagem para scart!)


Isto é que eu chamo um comparativo de qualidade (desculpa mas não resisti :D). Agora a sério, excelente tópico e excelente comparativo. O Iolair é de facto um monitor magnifico, mas esse televisor LG também não está nada mal; para uma TV abaixo dos 500€ parece uma boa compra.
 
continuação do post anterior com imagens do iolair ....

desculpem estar a fazer isto mas para que os novos users vejam as fotos teve mesmo de ser.






um fundo de ecran muito famoso este dos peixes



pena estas duas fotos não ficarem bem porque o monitor nestas estava fantástico

img6478dl7.jpg

http://imageshack.us



e pronto... próximas fotos só quando tiver o meu pc novo e o puser no meu quarto...

o LG é um bom televisor ( calibrei para ficar mais próximo do iolair... mesmo assim não consegui)

a ver o futebol o LG dava uma imagem muito boa na TVI HD por cabo SCART

é a melhor televisão até 500 euros...

só não comprei outro iolair porque os meus pais e irmã não gostavam do som... o lg até é grande demais mas claro lá dei a volta ao meu pai e ele comprou ehehhe sempre tinha som melhor e um ecrã grande e tal...

estava para comprar um samsung se62 no jumbo a 400 euros ate dia 28 mas a imagem nao era tao boa em SD e so tinha uma entrada hdmi

o LG tem uma imagem parecida a um plasma não sei porque... os pretos são bons mas tem uns tons amarelados e não dá para configurar os azuis.
o lg foi fotografado sem contraste dinamico que na minha opiniao só estraga.

as cores do LG sao muito bonitas a ver TV mas pouco naturais.
 
Última edição:
a nivel de TVs as Samsung sao mto boas !


Mas essa LG nao parece má e tem bom preço , boa compra !!



Em relaçao aos paines , por acaso nao tenho razao de queixa de paineis s-ips em MONITORES ( em TVs nao sei) , tenho um HP 23" com painel s-ips e confesso que ainda nao vi/tive monitores com qualidade imagem e definição tao boa !


mas pelo preço (300€) este Iolair na minha opiniao esta muito bom e é sem duvida uma boa escolha em relaçao aos TFt LCD com painel TN !


tens ai dois bons equipamentos !


cumps
 
Última edição:
ontem comprámos um lg 82cm 32lc52 para a cozinha... vai substituir o iolair que vai para o meu quarto (o som não agradou à família)

tirei fotos ontem com os monitores lado a lado a ver tv por meo box...

o iolair por DVI/hdmi e o LG por SCART (tem boa qualidade a ver por scart mesmo em SD)

adivinhem quem ganhou?

o iolair.

ehehe as fotos ficaram demais (também o ligui ao pc por DVI e tirei umas fotos boas mas hoje não posso pôr este pc é muito lento)

e atenção que o lg é uma TV logo tem mais brilho e contraste e tinha um painel s-ips!

estava a dar tão má imagem que pensámos em trocála e madnar outro iolair mas como dava bom som e depois de muito mexer lá consegui pôr a imagem muito próxima do iolair (embora o iolair seja globalmente melhor, as cores não são tao berrantes, embora eu já as ache muito vivas)

os pretos do lg eram um pouco melhor mas o que ganhva em contraste perdia em detalhe.. eu ainda não consegui entender bem isto.

a nitidez do iolair e as cores bem calibradas, bonitas e naturais ao mesmo tempo não deram hipótese... (não testei o lg por hdmi por isso os resultados podiam inverter-se)

O lg como tv tem melhores cores usa um painel s-ips, mas tem resoluções baixas. o iolair tem um painel pior, mas como tem resolução maior, as imagens têm mais detalhe...
 
Muito curioso esse monitor Iolar.
Não trocava pelo meu (LG L245WP), mas na falta de alguma vez ter experimentado o LG, diria que essa seria muito possivelmente a melhor compra, até porque as "pequenas" diferenças do Iolar para o LG serão rapidamente esquecidas ao ver que custa practicamente metade do que eu dei pelo meu (600€).

Não estou nada arrependido de ter dado este dinheiro, mas como disse antes seria bem possivél que comprasse esse Iolar se na altura as minhas nessesidades não passasem por opções que o LG tem e as quais gosto imenso (HDMI, Componentes, ARC 1:1, altura ajustável)
 
esse LG é bom foi através dele que descobri o iolair.... gostei muito da imagem... pareceu-me logo uma tV quando vi fotos dele... tanto que estava a pensar comprar um CRT... mas depois vi que esse parecia equivalente... mas o preço... depois encontrei o iolair e vi que já se enquadrava na minha bolsa.


a TV LG tem as cores mais saturadas... mas não dá para calibrar melhor... as cores são mais profundas mas sinceramente o iolair tem melhor qualidade de imagem porque o LG dá muito relevo aos amarelos e vermelhos.... e os azuis perdem um pouco... (está com cor morno/quente mas o iolair também). o iolair era melhor mesmo em canais de baixa resolução e com a image mais esticada...

na página 3 deste tópico há fotos novas do iolair vs LG 32LC52

pois o 1:1 é bom ter o hdmi praticamente não é preciso porque tem dvi com hdcp e o cabo hdmi/dvi

mas o LG 245wp não tinha colunas... e era muito caro e mais lento nos tempos de resposta.
 
Este Iolair parece uma boa compra. Estou com vontade de comprar mas esses videos das falhas no monitor deixam-me um pouco preocupado. Eu sei que é preciso ter muito azar, mas como funciona com a garantia na *****??

Cumprimentos
 
O meu problema com o monitor é a resolução :\ isto porque o meu PC já não deve aguentar lá muito bem 1900x1200 a jogar.... isto sem falar nos jogos antigos que não suportam essa resolução (mas isto também era um problema com o 215TW o meu monitor de eleição).

Como é que ele se porta em resoluções que não a nativa?
 
Pelo que li não se porta mal! Mas já sabes como é... isso quando não está na resolução nativa é uma chatisse.

Eu vou comprar para ligar ao portatil com um cabo VGA normal. Até agora parece-me a escolha melhor!
 
Back
Topo