Análise [ION] Asus AT3N7A-I

Metro há qualquer coisa estranha...

eis da review da gigabyte e asus 785

consumo.png


O sistema alem do phenom II 965 (1.3 vcore full e 0,9 idle) e das boards, estava com 4 gb a 1.6v, 2 discos 7200 rpm, 2 drivers ópticas e 5 ventoinhas (3 de 120, 1 de 140 e 1 de 220) (3 elas reguladas com rheobus, 2 ligadas na mobo)

A fonte é uma corsair TX850, e a eficiência nesta gama de consumos não deve ser grande coisa.

Uma coisa mantem-se é que o medidor de consumo é o mesmo nos dois casos. Não é o mesmo mas é da mesma marca e modelo pelo menos.

É estranho. Mas não conseguimos ao longo do tempo que vamos ter a board testar com outra fonte. É o problema de termos o material menos tempo do que desejariamos mas paciencia. Veremos na próxima oportunidade esse aspecto.

Não parece que seja por aí. O dual core atom não adiciona praticamente nenhum consumo extra em relação ao single core.

Então é a gráfica...
Estamos em condições a partir de agora de nas análises feitas pelo M@ster, JPgod e Nemesis11 de saber os consumos. Vamos aprendendo com o tempo :)
 
O 945 GSE, segundo a intel consome 9w e 11.8 Watts em conjunto com o Atom single core.

Se não estou em erro o ION consome 12w + 8w do atom dual core, o que da uns 20w.

Já o 945GC presente nas boards micro-ATX consome 22w + 3,3w do southbridge...

O mal de qualquer dos dois chipsets é que não foram desenvolvidos a pensar numa plataforma como é o ATOM. Tens suporte a imensa coisa que não é usada num sistema destes. SUPORTA 6 sata's, mas só se usam duas a 4. Tem 16 lanes para gráfica externa que não é usado e ainda mais 4 para dispositivos, mas só vejo a usar lanes o firewire/audio/rede,.

o BUS PCI podia ir a vida, bem como o legacy TODO...

O próximo ATOM não só terá controlador de memória e a grafica integrada no CPU, como o "southbridge" pensado de raiz, pelo o que teremos o "verdadeiro" ultra low cost/low power ;)
 
Última edição:
É o dobro mas não pode ser o que nos dá nos testes.

A partir de agora sempre que tivermos uma análise vamos poder medir os consumos e como tal vamos aprendendo.
 
Review do Anandtech: http://www.anandtech.com/printarticle.aspx?i=3630

Há ali muita coisa interessante. Infelizmente não temos nenhum medidor de ruído porque são muito caros. Mas lá chegaremos um dia destes.

Infelizmente também não podemos continuar a explorar isto porque a sample já foi entregue.
Tenho acompanhado de longe esta discussão: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=455240

Vamos ter em breve um sistema completo mas também por poucos dias. Enquanto não tivermos um brinquedo destes por bastante tempo não vamos conseguir ir ao pormenor.
 
De facto é estranho que os consumos sejam mais elevados.

Por acaso quando vi este tópico até estava para perguntar ao Nemesis11 qual era o barulho daquela fan, porque só pelo tamanho dela assim como pelas RPMs das especificações já estava a imaginar que iria fazer bastante ruído. Pelos vistos no Anandtech confirmaram isso.
 
Parece que o Anand bateu a zwame :p.

Já tenho gráficos e fotos. Falta o texto.

Em relação à fan, tive mais azar no sample que o Anand, porque a minha estava sempre a 6400 RPM.
Bios, não há nada para controlar por enquanto e o PC Probe, apesar de ter opções de "silent" para a ventoinha, nada fazia.

Seguiu mail para a Asus e foi-me respondido que isso iria ser tratado com a integração do Qfan.

A 6400 rpm, iria aconselhar vivamente um regulador de voltagem entre a fan e a board, mas parece que isso não será necessário.

Na review, falo desses e de outros pontos (a maior parte positivos).
 
Pelas specs directas n encontro wifi... isso tem integrado? ou é necessário uma pen usb?

Parece-me uma excelente opção para media center
 
Sim, vou ter por uns dias um sistema ION. recebi-o hoje.

Mas dado o pouco tempo, os testes serão poucos. tinha curiosidade em meter ca o ubuntu, mas não tenho tempo...

E alem disso, dado que o atom não é grande espingarda, os testes serão... lentos :D
 
Última edição:
Há ali muita coisa interessante. Infelizmente não temos nenhum medidor de ruído porque são muito caros. Mas lá chegaremos um dia destes.


Hello :)

Acho que havia por ai uns telemóveis que agora devem ser ao preço da chuva que tinham isso... nokia 6310 se não me engano...

Fica bem
 
fric, o problema que isso não deve ter a precisão que pode ser necessária...

Já vimos no ebay uns medidores baratos, mas tipo so tem sensibilidade a partir dos 40 db...
 
Hello :)

Acho que havia por ai uns telemóveis que agora devem ser ao preço da chuva que tinham isso... nokia 6310 se não me engano...

Fica bem

O iPhone tem uma app que faz isso mas olho para aquilo e não me cheira que funcione muito bem. Pelo menos não tenho confiança.
 
Um amigo meu queria comprar um sistema semelhante unicamente para ir a NET, MSN e pouco mais, já que sem dúvida é um jogador de xbox 360.
Mas a pergunta dele é se um PC deste tipo correria razoavelmente CS 1.6 fiquei um bocado na dúvida também e não lhe soube responder... Alguém já teve uma experiência com o CS 1.6 e um sistema deste tipo?
 
se nao correr decentemente é mesmo por causa do cpu. a grafica é minimamente capaz, mas tudo o que seja source é altamente dependente do cpu.

eu arriscaria a dizer que sim, mas é sempre complicado prever
 
Bump. Review completa.

Quanto ao CS 1.6, testei só 3 jogos e parece-me que não deve dar problemas com jogos antigos, mas também deve depender da resolução a que se joga.

Seja como for, não posso testar o CS 1.6, porque a board já foi devolvida à Asus.

Tou aqui a testar o "tal" sistema ION.

36w com CPU a full load (encoding x264).

Os resultados que tive na Asus só pode ser da fonte que estava a usar. Não vejo como o Asus pudesse consumir o dobro, sem ser da fonte.
 
Back
Topo