iOS iOS 11 - Tópico oficial

Ninguém fala nisso porque antigamente fazia sentido falar, quando andávamos todos a reboque de 100/200MB de dados móveis.

Hoje em dia qualquer um pode ter 1GB/5GB por mês. Já não faz sentido falar nisso.

A Apple perdeu o comboio no que toca a esse atalho e vai implementá-lo numa altura em que já não vale a pena implementar.
 
Não vale a pena implementar para o nosso mercado @Pheux , não te esqueças do resto do mundo. Este iOS 11 não é só para Portugal. Ainda há muitos países que se encontram na mesma situação em que nós estávamos há uns 4 ou 5 anos atrás.
 
Ninguém fala nisso porque antigamente fazia sentido falar, quando andávamos todos a reboque de 100/200MB de dados móveis.

Hoje em dia qualquer um pode ter 1GB/5GB por mês. Já não faz sentido falar nisso.

A Apple perdeu o comboio no que toca a esse atalho e vai implementá-lo numa altura em que já não vale a pena implementar.

Eu sinceramente nunca quis saber dessa opção. A única vantagem que via nela era a eventual poupança de bateria. O consumo de dados por ter os dados móveis ligados sempre foi baixo, e limita-se quase essencialmente à ligação ao servidor de push da Apple. Hoje em dia com multitasking e background tasks o consumo será obviamente maior.
 
Quanto aos dados móveis, estarem disponíveis no control center é, na minha opinião, desnecessário.

Se eu perder o iPhone e alguém o encontrar, pode muito bem desligar os dados móveis mesmo sem conseguir desbloquear o device, assim lá se vai a hipótese de o encontrar com o find my iPhone. O mesmo se ele for roubado.

Quanto aos gastos de dados, vai sempre depender da utilização de cada um. No meu caso raríssimo é o mês que gasto 1GB e nunca desligo os dados.

É só de mim ou já não dá para abrir determinada app através da notificação? Por exemplo uma mensagem que tenha recebido, seja iMessage , WhatsApp ou Messenger. Já não consigo fazer swipe left para abrir esse notificação específica.

Dá mas é de maneira diferente. Não tens Swipe right nem left, podes abrir a app apenas com um tap se anteriormente tiveres desbloqueado o iPhone com o touch id, ou podes usar o force touch e escolher uma das opçōes dadas pela notificação. Fazer clear da notificação é também com o force touch.

Era a isso que me referia quando escrevi isto:

Já agora, aceder a uma app a partir das notificaçōes no lock-screen está horrível... Que coisa pouco intuitiva para quem já usava o iOS.
 
Pois não é tão intuitivo como era no iOS 10. E para quem não tem 3D Touch? Eu tenho um 7 Plus e quando desbloqueio com o TouchID ele abre logo para a pagina principal, não me dá opção para abrir a notificação. Primeiro tenho que ligar o display, 3D Touch na notificação, carregar na acção que quero tomar e só depois desbloquear com TouchID. Não está nada intuitivo e são muitos mais passos a tomar do que antes.

Não gosto.
 
O control center já pode ser configurado para quem quiser, no entanto penso que não deixa tirar certas coisas.

customizablecontrolcenter-800x471.jpg
 
É só de mim ou já não dá para abrir determinada app através da notificação? Por exemplo uma mensagem que tenha recebido, seja iMessage , WhatsApp ou Messenger. Já não consigo fazer swipe left para abrir esse notificação específica.

Isso pode ser bug do IOS.. daqui até lá ainda muitaaaaa coisa vai ser corrigida..
 
Após dois dias com a preview do iOS11, fiz rollback para o 10.3.2. Como seria expectável, os bugs são imensos(visuais e de estabilidade) associados a uma autonomia atroz. Nada de surpreendente, estamos a falar da primeira preview que nem sequer está disponível ao público nesta primeira fase. No entanto não augura a favor de uma manutenção da autonomia após salto do iOS10 para 11, ainda para mais tendo em conta que o processamento dos novos algoritmos de inteligência artificial será na sua maioria local. Isto claro é especulação minha com base nos indicadores que referi, vale o que vale, tendo em conta que também ainda há muito a optimizar até à GM.

Em termos de UI, não houve uma mudança drástica, para além de uma excessiva complicação da apresentação e gestão das notificações no lockscreen. O Control Center redesenhado foi uma melhoria bem vinda em termos de interacção, mas considero que o aproveitamento do espaço é pobre, gerando mais confusão devido ao excesso de elementos diversos naquele espaço pequeno. Os controlos da luminosidade e volume, tornaram-se a meu ver mais ambíguos e imprecisos sem recorrer ao 3D Touch/Long Press. Infelizmente parece que estamos a observar uma Apple Musicficação com a adopção do bold horribilis nos títulos system wide. Duvido que voltem atrás neste momento, portanto vou comer e calar, apesar de sinceramente abominar todo este bold generalizado. Passando para a AppStore, o card style UI sinceramente também não me convence, passam a ser necessárias doses massivas de scroll para ver meia dúzia de apps featured na primeira página quando antes as listas eram directas, abundastes e variadas.

Vejamos o que irá sair dali nos próximos meses...
 
Após dois dias com a preview do iOS11, fiz rollback para o 10.3.2. Como seria expectável, os bugs são imensos(visuais e de estabilidade) associados a uma autonomia atroz. Nada de surpreendente, estamos a falar da primeira preview que nem sequer está disponível ao público nesta primeira fase. No entanto não augura a favor de uma manutenção da autonomia após salto do iOS10 para 11, ainda para mais tendo em conta que o processamento dos novos algoritmos de inteligência artificial será na sua maioria local. Isto claro é especulação minha com base nos indicadores que referi, vale o que vale, tendo em conta que também ainda há muito a optimizar até à GM.

Em termos de UI, não houve uma mudança drástica, para além de uma excessiva complicação da apresentação e gestão das notificações no lockscreen. O Control Center redesenhado foi uma melhoria bem vinda em termos de interacção, mas considero que o aproveitamento do espaço é pobre, gerando mais confusão devido ao excesso de elementos diversos naquele espaço pequeno. Os controlos da luminosidade e volume, tornaram-se a meu ver mais ambíguos e imprecisos sem recorrer ao 3D Touch/Long Press. Infelizmente parece que estamos a observar uma Apple Musicficação com a adopção do bold horribilis nos títulos system wide. Duvido que voltem atrás neste momento, portanto vou comer e calar, apesar de sinceramente abominar todo este bold generalizado. Passando para a AppStore, o card style UI sinceramente também não me convence, passam a ser necessárias doses massivas de scroll para ver meia dúzia de apps featured na primeira página quando antes as listas eram directas, abundastes e variadas.

Vejamos o que irá sair dali nos próximos meses...


Na minha opinião, a pior parte da nova AppStore é mesmo quando estamos a ver as apps de programador x, ter que andar a fazer swipe a 3 apps de cada vez era completamente desnecessário...
 
O control center já pode ser configurado para quem quiser, no entanto penso que não deixa tirar certas coisas.

customizablecontrolcenter-800x471.jpg

Sou fã de Apple mas a nível de design começa-me a desiludir um pouco. Opinião pessoal, parece que em termos puramente de design do OS, a Apple parece estar a regredir e Android a evoluir, por exemplo o design da ui do Galaxy S8 está bem mais fresh e moderno enquanto que este iOS 11 parece mais do mesmo. Esta imagem do meio é uma autêntica salada. A ver vamos o que o futuro nos reserva.
 
Back
Topo