Mas afinal já saiu ou aquilo que saiu é pouco e por isso nem devia contar? Aquilo que saiu é que é uma porcaria. Nem há como ignorar isso. Nem as notificações conseguem funcionar. Nem vou falar do Image Playground, que é trágico.
Como eu disse, a Apple está muito muito atrás da concorrência no que toca a AI.
Não saiu. Saíram uns gimmicks. Essa app do playground é uma criançada, tal como outras apps que lançam. É um mercado de nicho e pouco relevante. As notificações e a edição de texto com AI já saíram. Mas o grande update de AI (SIRI, dar comandos inteligentes ao telemóvel, interação com ecrã), ainda não saiu nada. Só na 18.4.
O mais esperado é mesmo um siri mais inteligente em que podes dizer fazer completas e interegir como no ChatGPT. Tipo: envia uma mensagem a minha mãe a dizer para ir ter comigo ao restaurante X amanhã às 19:30 e mete esse evento no calendário. Coisas do género.
Para além disse vai ter screen awareness. Se alguém te manda uma mensagem, email, ou um site, o que tiver escrito no ecrã, podes interagir com o Siri. Tipo alguém manda uma mensagem a dizer: queres ir jantar ao sítio X? Podes perguntar ao Siri: mostra mais info sobre este restaurante e diz me a que distância está de mim?
Isto é o foi anunciado e nada disto saiu ainda. Só na 18.4. Por isso vamos ter calma antes de dizer que é uma porcaria porque ainda ninguém viu, e o que foi apresentado até é muito bom se funcionar como eles alegam na apresentação.
No iOS 19 vais ter Siri conversational segundo os leaks, em que deixas ligado e tens conversas sem ter que evocar o Siri de cada vez que queres dizer algo (semelhante ao Gemini Live e ao ChatGPT Advanced Voice).
Mas nada disto ainda saiu. A única coisa que temos é estes gimmicks (como a Samsung e pixel tem imenso), que para pouco servem, e a integração para ChatGPT que irá entrar em cena quando o Siri não te consegue dar uma resposta mais complexa.