iOS iOS 18

Perguntei ao CoPilot :D

Boa explicação, que a Siri poderá ter falta de capacidade para entender PT-PT e o interesse da Apple focar noutros mercados?

The difference in language support between Google Gemini and Apple Siri—specifically regarding European Portuguese (pt-PT)—comes down to platform priorities, regional strategies, and technical implementation.

✅ Why Gemini Supports pt-PT​

• Google Gemini has been expanding its language support rapidly, especially across Europe, to align with its AI accessibility goals. As of early 2025, Gemini supports Portuguese (Portugal)in both its mobile apps and Workspace tools
  • Google often localizes its services more aggressively to meet regional demand and regulatory expectations, especially in the EU.

❌ Why Siri Does Not (Yet)​

• Apple Siri, while supporting Portuguese (Brazil), has historically been slower to roll out pt-PT. This may be due to:
    • Lower market share of Apple devices in Portugal compared to Brazil.
    • Voice model complexity: Siri relies heavily on voice recognition and synthesis, which requires separate training for pt-PT due to accent, vocabulary, and pronunciation differences.
    • Prioritization: Apple may prioritize languages based on global usage volume and device penetration.
As of now, Apple Siri still does not support European Portuguese (pt-PT). Only Brazilian Portuguese (pt-BR) is available.

Here’s what we know:
  • There were rumors and community discussions suggesting that pt-PT might be added in early 2025, possibly in a January update. However, this has not materialized
  • Even with the rollout of Apple Intelligence in Portugal in April 2025, the supported Portuguese variant remains Brazilian
  • Apple has expanded Siri and Apple Intelligence to more languages recently, but pt-PT is still not officially supported
This continues to be a point of frustration for users in Portugal, especially given the differences in vocabulary and pronunciation between pt-PT and pt-BR.

Aplicações de IA?
Eu tenho meia duzia de apps de IA instaladas, mas a verdade é que é muito raro usa-las. Volta e meia lá uso uma ou outra para fazer uma pesquisa, mas é por curiosidade.
Em que é que vocês usam a IA no dia a dia?

Aplicações tenho as que vem de origem com o iPhone.

Já experimentei usar o apagar pessoas e objectos nas fotos mas às vezes fica bom e outras vezes fica horrível, mas fica mais vezes horrível que bom.

Mas também me aparece em estado beta, o vosso também?

E terei as opções correctamente defenidas?

IMG-1154.png

O meu aparece igual, também em beta.
Tenho usado pontualmente a função de apagar objectos, e para coisas pequenas até funciona bem. Por exemplo, para tirar aquele ponto que aparece nas fotos tiradas contra o sol, tira bem.
Até era bom esse ponto desaparecer automaticamente por IA.

Eu não quis estar a comparar nada. Só quis dizer que a Google lançou um serviço ao público e durante cinco anos esse serviço teve o rótulo de beta.

Tenho aqui uma dúvida, quando vou fazer exercício físico deixo o telemóvel em casa em modo não incomodar ou até às vezes em avião.

Não dá para criar uma rotina ou automatização que quando mete em modo desporto por exemplo e alguém me ligar ou enviar SMS o iPhone enviar automaticamente uma SMS a dizer por exemplo “estou a correr, respondo mais tarde”?

Tenho aqui uma dúvida, quando vou fazer exercício físico deixo o telemóvel em casa em modo não incomodar ou até às vezes em avião.

Não dá para criar uma rotina ou automatização que quando mete em modo desporto por exemplo e alguém me ligar ou enviar SMS o iPhone enviar automaticamente uma SMS a dizer por exemplo “estou a correr, respondo mais tarde”?
Segundo o ChatGPT:

Olá ! Essa é uma excelente questão — e a resposta é: sim, mas com limitações. O iPhone não permite, de forma nativa, o envio automático de mensagens SMS personalizadas a chamadas ou mensagens recebidas fora do modo “Condução”. Vamos explorar as possibilidades:

O que é possível fazer:

Usar o modo “Condução” como substituto para o “Desporto”

• O modo de Foco “Condução” tem uma funcionalidade nativa para responder automaticamente a SMS com uma mensagem personalizada.
  • Podes personalizar a mensagem para algo como:
    “Estou a correr agora, respondo assim que possível.”

Como configurar:
  1. Vai a Definições > Foco > Condução.
  2. Em “Resposta Automática”, define:
    • Mensagem personalizada (ex.: “Estou a fazer exercício, respondo mais tarde”).
    • A quem responder (Todos, Favoritos, Recentes, etc.).
  3. Ativa manualmente este modo antes do treino (ou usa automatização — ver abaixo).

Criar uma Automação com Atalhos (Shortcuts)

Embora os Atalhos (Shortcuts) permitam automatizar muitas ações, infelizmente, não permitem enviar SMS automaticamente sem intervenção do utilizador, por razões de privacidade/abuso.

Contudo, podes:
criar uma automação que ativa o modo “Condução” quando abres a app do treino ou quando sais de casa, por exemplo.
  • E assim, indiretamente, ativar a resposta automática de SMS.

Exemplo de automação:
  1. Abre a app Atalhos > Automação > Criar automação pessoal.
  2. Escolhe “Quando abro uma app” (escolhe a app que usas para correr, tipo Strava ou Exercício).
  3. Define como ação: Ativar Foco > Condução.
  4. (Opcional) Acrescenta outras ações, como desativar Wi-Fi, Bluetooth, etc.

Limitações a considerar:

• A resposta automática só funciona com SMS (e não iMessage).
  • Chamadas não recebem resposta automática.
  • Não há ainda um modo nativo “Desporto” com resposta automática.
  • iOS não permite envio de mensagens automáticas sem interação do utilizador (por razões de segurança).

Alternativas (com riscos/limitações):

Há apps de terceiros que prometem isto (responder a chamadas com SMS), mas:
  • São limitadas por restrições do iOS.
  • Podem ser pouco fiáveis ou requerer jailbreak (não recomendado).

Se quiseres, posso ajudar-te a criar passo a passo essa automação personalizada com screenshots ou instruções detalhadas. Queres isso?

Última edição pelo moderador:
Obrigado pela resposta😁

Pena só dar para SMS e não responder também a chamadas não atendidas ou também iMessage.

Vou testar, obrigado 😁

IMG-1059.jpg
O meu 16 pro atualizou recentemente para o iOS 18.5, não notei nada de muito diferente e até agora as coisas têm corrido bastante bem. No entanto hoje de manhã reparei numa coisa. Quando recebo uma notificação ao ligar o ecrã apenas vejo isto. Não me lembro de ter alterado qualquer definição!

IMG-1059.jpg
O meu 16 pro atualizou recentemente para o iOS 18.5, não notei nada de muito diferente e até agora as coisas têm corrido bastante bem. No entanto hoje de manhã reparei numa coisa. Quando recebo uma notificação ao ligar o ecrã apenas vejo isto. Não me lembro de ter alterado qualquer definição!
Eventualmente tens alguma app definida apenas para mostrar o número de notificações. Vê nas settings se tens algo para não mostrar banners e apenas números nas apps que surgiram dessa forma.

Boa tarde,
Tenho uma duvida.
Tenho subscrito o pacote iCloud de 200GB.
É usado em modo Familia por 2 pessoas.
É possivel a 2ª pessoa ter acesso ao iCloud Drive a todas as pastas, como eu tenho?
Obrigado

Back