Tenho aqui uma dúvida, quando vou fazer exercício físico deixo o telemóvel em casa em modo não incomodar ou até às vezes em avião.
Não dá para criar uma rotina ou automatização que quando mete em modo desporto por exemplo e alguém me ligar ou enviar SMS o iPhone enviar automaticamente uma SMS a dizer por exemplo “estou a correr, respondo mais tarde”?
Segundo o ChatGPT:
Olá ! Essa é uma excelente questão — e a resposta é: sim, mas com limitações. O iPhone não permite, de forma nativa, o envio automático de mensagens SMS personalizadas a chamadas ou mensagens recebidas fora do modo “Condução”. Vamos explorar as possibilidades:
O que é possível fazer:
Usar o modo “Condução” como substituto para o “Desporto”
- O modo de Foco “Condução” tem uma funcionalidade nativa para responder automaticamente a SMS com uma mensagem personalizada.
- Podes personalizar a mensagem para algo como:
“Estou a correr agora, respondo assim que possível.”
Como configurar:
- Vai a Definições > Foco > Condução.
- Em “Resposta Automática”, define:
- Mensagem personalizada (ex.: “Estou a fazer exercício, respondo mais tarde”).
- A quem responder (Todos, Favoritos, Recentes, etc.).
- Ativa manualmente este modo antes do treino (ou usa automatização — ver abaixo).
Criar uma Automação com Atalhos (Shortcuts)
Embora os Atalhos (Shortcuts) permitam automatizar muitas ações, infelizmente, não permitem enviar SMS automaticamente sem intervenção do utilizador, por razões de privacidade/abuso.
Contudo, podes:
criar uma automação que ativa o modo “Condução” quando abres a app do treino ou quando sais de casa, por exemplo.
- E assim, indiretamente, ativar a resposta automática de SMS.
Exemplo de automação:
- Abre a app Atalhos > Automação > Criar automação pessoal.
- Escolhe “Quando abro uma app” (escolhe a app que usas para correr, tipo Strava ou Exercício).
- Define como ação: Ativar Foco > Condução.
- (Opcional) Acrescenta outras ações, como desativar Wi-Fi, Bluetooth, etc.
Limitações a considerar:
- A resposta automática só funciona com SMS (e não iMessage).
- Chamadas não recebem resposta automática.
- Não há ainda um modo nativo “Desporto” com resposta automática.
- iOS não permite envio de mensagens automáticas sem interação do utilizador (por razões de segurança).
Alternativas (com riscos/limitações):
Há apps de terceiros que prometem isto (responder a chamadas com SMS), mas:
- São limitadas por restrições do iOS.
- Podem ser pouco fiáveis ou requerer jailbreak (não recomendado).
Se quiseres, posso ajudar-te a criar passo a passo essa automação personalizada com screenshots ou instruções detalhadas. Queres isso?