iOS development em Portugal

kernel97

Membro
Boas,

No final do ano passado surgiu o meu interesse em explorar o desenvolvimento de apps para iOS. Fiz vários cursos no Udemy para aprender Swift 5 e SwiftUI 2, já fiz algumas apps para treinar e há uma delas que acho que está boa o suficiente para colocar na AppStore, estou apenas a aguardar que o confinamento acabe.

Estou a considerar se é algo que me vejo a fazer como trabalho fulltime ou se será apenas um hobbie / fonte extra de income.

Mas gostaria de saber a vossa opinião sobre o mercado de desenvolvimento para iOS em Portugal.
- Existe procura?
- Os salários são idênticos ao de um developer Java, são inferiores ou superiores?
- Já se vêem projectos que usem SwiftUI, ou ainda usa tudo storyboards e Swift programaticamente para fazer a interface?

Cumps,
 
Estou como tu. Tenho estado a procura de desenvolvimento nativo nomeadamente IOS - Swift. Mas ou o valor é só ridículo ou é mais híbrido que nativo.
 
Estou como tu. Tenho estado a procura de desenvolvimento nativo nomeadamente IOS - Swift. Mas ou o valor é só ridículo ou é mais híbrido que nativo.
Mais flutter ou react native? Por acaso na minha empresa utilizamos react native, e eu já fiz um esboço em react native de um projecto para um cliente e até gostei, flutter é que nunca utilizei.
 
Não sei se estás à procura de projetos para trabalhar em regime freelancer por cá, mas se for o caso acho que não é de todo o caminho a seguir. Não acho que o mercado esteja muito apontado nessa direção.

Por outro lado, enquanto contractor para outros países és capaz de encontrar coisas interessantes. Mas grandes empresas/marcas procuram muito developers mobile, porque têm essa capacidade de investimento claro. Acho que o caminho acaba por ser este, a menos que tenhas uma grande ideia e queiras seguir com ela em frente numa perspetiva de sucesso.
 
- Existe procura?

Existe. Muita dela em consultoras em Lisboa, como a Bold, mas existem outras empresas que procuram iOS devs. No entanto, comparavelmente, é mais difícil arranjar trabalho em PT que, por exemplo, no UK, onde a procura por Mobile devs é louca.

- Os salários são idênticos ao de um developer Java, são inferiores ou superiores?

Em média deve ser ela por ela. No entanto, da minha experiência e contactos que tive, tenho a impressão que os salários em inicio de carreira são ligeiramente mais baixos, sendo que depois de um pouco de XP sobem muito mais que em java/web no geral e ficam mais altos que esses. Pelo menos era assim que a coisa era quando eu o fazia em Portugal, admito que nos últimos anos não acompanhei muito o mercado.

- Já se vêem projectos que usem SwiftUI, ou ainda usa tudo storyboards e Swift programaticamente para fazer a interface?

Eu diria que no geral não se usa muito SwiftUI, ainda. Já há, no entanto, várias empresas que estão a começar a adoptar SwiftUI para novas features, e agora com iOS 15 mesmo à porta ainda mais vão ser. Se eu não me engano, mais 1 ou 2 anos e vai ser tudo corrido a SwiftUI. Em 2014, quando saiu o Swift, foi a mesma coisa. Nos primeiros dois anos ainda era quase tudo corrido a Objective-C, com a saída de Swift 3.0, em 2016, houve uma debandada para Swift e hoje em dia pouquíssimos usam ObjC.

Mais flutter ou react native? Por acaso na minha empresa utilizamos react native, e eu já fiz um esboço em react native de um projecto para um cliente e até gostei, flutter é que nunca utilizei.

React Native é bastante comum em PT, mesmo banca e afins usam RN. Flutter não tenho ouvido falar muito a nível de adopção, em PT pelo menos. Aconselho a experimentar Flutter, é bastante divertido e fácil de aprender. Existem n cursos online que facilitam, eu tenho andado a aprender Flutter no último ano e tenho gostado.

----- // ------

Para quem quer que esteja a tentar seguir uma carreira em Mobile, eu dou um conselho: Mandem-se para fora. O mundo de mobile é vasto, as oportunidades são imensas, mas infelizmente para vos darem valor precisam de alguma experiência que é mais fácil de arranjar fora. Cresce-se muito profissionalmente noutros Países em relação a PT.

Isto é relativo a 2014 portanto vai estar, definitivamente, desactualizado, mas quando eu andava a tentar mudar de emprego em PT não conseguia arranjar nada a pagar mais de 1050 limpos em iOS/Android. Depois de uns meses fora, tinha ofertas, algumas das mesmas empresas de anteriormente, que já saltavam para os 1500+. O efeito do "Está no estrangeiro tem que ser bom", é muito forte nesta área devido a ser pequena.


(Eu sei que o tópico já tem uns meses, mas apenas o vi agora...)
 
- Existe procura?

Sim, bastante. Por Braga, Porto, Coimbra, Aveiro, Lisboa, existem muitas empresas a desenvolver mobile, e então é natural irem aparecendo oportunidades tanto em Android como em iOS.

- Os salários são idênticos ao de um developer Java, são inferiores ou superiores?

Não faço ideia quanto ganha um developer java... O salario de um DEV mobile, diria, depende muito da empresa de onde estás (como no fundo, em qualquer àrea).

Tenho colegas que entraram no sitio onde estou a trabalhar por virem de sitios onde ganhavam uma miséria (2 anos de exp > 800 euros liquidos + SA), para virem ganhar uns 1000 liquidos mais SA, e passado um ano (3 anos de exp) sairem para ganharem 1200 + SA.

Eu pessoalmente vou fazer 2 anos de exp daqui a pouco, vou mudar de empresa e vou ganhar acima desses valores.

- Já se vêem projectos que usem SwiftUI, ou ainda usa tudo storyboards e Swift programaticamente para fazer a interface?

Nem por isso. SwiftUI só é suportado em iOS 13 e acima, o que significa que uma App para ser desenvolvida com SwiftUI, o Minimum Deployment Target tem que ser iOS 13.

Muitas, muitas, muitas empresas têm projetos em que são obrigados pelos clientes a suportar iOS 12 e até o 11, então fica impossível de usar SwiftUI.

Daí que o mais frequente é usar ou Storyboard, ou Xib, ou construires a view por código. Mas tudo em UIKit.
 
Back
Topo