1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

IP fixo em Zonhub 2.0 usando Apple Mac

Discussão em 'ZON (Arquivo)' iniciada por tozana, 19 de Maio de 2012. (Respostas: 0; Visualizações: 1158)

1. tozana

tozana Power Member

Vivas a todos

Vinha só partilhar convosco a minha experiência para fazer IP fixo em Mac usando o Zonhub 2.0. O problema no Mac correndo Lion é que quando, em Preferências do Sistema/Rede, nas propriedades da interface que estão a usar (ethernet ou wifi), na configuração do IPv4, se puserem a opção "Usar DHCP com endereço manual", a coisa não funciona. O que eu fiz foi o seguinte:

1) Fui à consola Zonhub com um browser colocando 192.168.1.1 na barra de endereços e entrei com a autenticação apropriada (o default é user "home" e password "zonnet"). Atenção porque têm de estar ligados por ethernet ao router; por wifi não dá.

2) Em Rede local/Definições, pus na opção "Iniciar endereços IP" o valor 192.168.1.10 (podem pôr valores maiores no último número se acharem que vão precisar de mais IPs fixos; p.ex. 192.168.1.20).

3) Carreguei em "Aplicar" e depois "Ok" e saí da consola do Zonhub.

4) No Mac que queria ligar com IP fixo, fui a Preferências do Sistema/Rede, selecionei a rede ethernet que estava a usar no painel do lado esquerdo. Apareceu no lado direito "Configurar IPv4" com, em princípio, DHCP. Pus a opção "Manualmente" e coloquei 192.168.1.2 em "Endereço IP". Este é o endereço IP fixo que a máquina vai ter. A "Máscara de sub-rede" é 255.255.255.0 e o "Router" é 192.168.1.1 .

5) Carreguei em "Avançadas..." e selecionei o painel DNS. E aqui é que está o truque: neste ponto, adicionei o servidor de DNS 192.168.1.1, fiz os oks necessários et voilà: ficou a funcionar.

6) Com máquinas com IP fixo que se liguem por wifi, há pequeníssimas adaptações mas toda a gente deverá conseguir replicar estes passos.

Uma curiosidade: necessitei de ter IPs fixos porque faço port forwarding e para isso, no Zonhub, é aconselhável ter IP fixo.

Boa sorte!

Partilhar esta Página