1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

IP fixo - modem GPRS Rpipe

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por melolp, 15 de Janeiro de 2008. (Respostas: 5; Visualizações: 2003)

1. Olá a todos.

Vou instalar um modem GPRS (Rpipe) numa estação meteorológica. Para isso vou necessitar de um cartão SIM de uma operadora de telecomunicações (tmn, vodafone ou optimus), através da qual assinarei um pacote de internet por banda larga (GPRS). O que pretendo é aceder a este modem através de um computador, no entanto, preciso de têr um IP fixo. Alguém me sabe dizer como posso dar um IP fixo ao modem?

Obrigado

Pedro

2. Skywatcher

Skywatcher Power Member

Depende de a que tipo de equipamento o modem vai estar ligado na estação.
    Se for um PC normal, podes usar um daqueles serviços tipo dydns, ou outros em que instalas um softwarezinho no windows, que atribui um IP pertencente a esse serviço.
    Se o modem estiver ligado directamente a outro tipo de equipamento, só mesmo através de IP fixo por parte da operadora a essa ligação, o que terá de ser combinado com eles (e provavelmente pago).

3. O modem vai estar ligado a um datalogger (disco onde são armazenados os dados dos instrumentos) apenas, sem nenhum computador por perto. Será então através das operadoras que devo conseguir o IP fixo?

Pedro

4. Skywatcher

Skywatcher Power Member

Correcto. Ainda há bem pouco tempo estive na apresentação dum projecto de monitorização de poluição fluvial em que as estações de recolha de dados enviavam os dados do datalogger via GPRS. Neste caso em particular uma das operadoras móveis (neste caso a vodafone) era parceira do projecto e inclusive financiava não só o IP como as próprias comunicações efectuadas pelas estações.

5. Muito interessante. Sabes me dizer qual o contacto da instituição/empresa que está responsável por essa monitorização? É que no meu caso também se trata de uma monitorização....Estive entretanto a obter informações nas 2 maiores operadoras (tmn e vodafone), e nenhuma delas tem a opção de ter um IP fixo.

Pedro

6. Skywatcher

Skywatcher Power Member

Essa monitorização está a ser feita pela Faculdade Engenharia Univ. Porto, mas não deram muito mais detalhes.
    Procura contactar com a área de empresas das operadoras, porque isso de certeza que terá de ser um tarifário "à medida" e não um dos disponíveis ao público, logo os operadores do SAC provavelmente te dirão que não existe.

Partilhar esta Página