ip interno fixo

grafo

Folding Member
olá pessoal. eu tenho um Linksys WRT54GC (a interface com o firmware do router apresenta-se igual ou quase igual comparativamente aos outros modelos da linksys).
preciso de fazer com que o router guarde um certo IP interno para um certo computador, e não organize esses IPs pela ordem de ligação... é facil de fazer isso? é que para conseguir por o openssh e o vnc a funcionar direitinho convem ter sempre o mesmo ip interno, pelo menos num dos pcs :|
ps: o MAC address de um pc pode mudar, por exemplo, ao trocar o OS, ou em alguma outra circunstancia?
obrigado, abraços!
 
Atribuis um IP estático à máquina.. ou tentas configurar o lease do DHCP para nunca expirar

O MAC não vai trocar quando reinstalas o OS.. acho que há formas de mudar o MAC.. mas normalmente será sempre o mesmo

Cumps
 
antes de mais, obrigado pela resposta ;)
eu nao percebo grande coisa, mas acho que ter IP estático é menos funcional, certo? acho que configurar o lease do DHCP para nunca expirar soa melhor hehe
como é que isso se faz? tem o mesmo resultado?
obrigado, abraços!!
 
Deves poder conseguir fazer isso na página de configuração do router, não te consigo dar pormenores porque o meu router é SMC

Cá em casa tenho todos os PC's configurados com estático.. e o DHCP desligado (por opção, assim não atribui IP's automaticamente) só dá trabalho a configurar uma vez, e como só tenho no máximo uns 3 PC's ligados em rede, acaba por ser a mesma coisa :)
 
acredito, a questao é a seguinte então: se eu deixo a casa sem net o meu irmao e a minha mae começam a tripar :P por isso acho que é mais segura a opcao que referi... e depois como uso linux (mas as outra spessoas ca de casa usam windows) e nao e assim tao raro formatar acho que iria dar um pouco mais trabalho nao? ou também funcionat tudo out-of-the-box com ip estatico?

fui a pagina do router e encontrei isto:
Client Lease Time: 0 minutes (0 means one day)
conclusao: o maximo é um dia não? se calhar é melhor por ip estatico? quais sao as desvantagens (desculpa ser ignorante ;p)
 
A configuração de IP numa máquina fazes num minuto para aí mas uma coisa não impede a outra

Podes ter um PC com IP estático e ter o DHCP ligado para atribuir IP's aos outros PC's na mesma, assegura-te é que atribuis um IP ao estático fora do DHCP range ou pool (para não haver conflitos)

No meu router está na parte da LAN para configurar isso.. pode ser que ajude apesar de serem de marcas diferentes.
 
tass entao é mesmo isso que eu quero...
e tipo, o IP interno estatico é configurado no router ou no pc em causa...
eu tenho uma cena na pagina do router que é Assign Static DHCP... so que eu reinicio a network no ubuntu (sudo /etc/init.d/networking restart) e o ip continua o mesmo... tenho de esperar que o outro expire? e esse static dhcp tem de estar dentro do intervalo definido para o DHCP? ou isso nao tem mesmo nada a ver com o que eu quero...
obrigado.
 
Última edição:
Não tenho essa função no meu router, se puderes mostrar Screenshot se calhar consigo entender melhor

Basta mesmo ires configurar a placa de rede e em vez de obter IP automaticamente configuras tudo manualmente do género:

IP:192.168.X.X (depende do teu router)
Sub-Net:255.255.255.0
Gateway:192.168.X.X (o IP do router)

DNS: os do ISP (podes ver na página do router)

Cumps
 
ok, eu mudei isso no ubuntu e pus o ip 192.168.1.2... e depois na gdesklet em q aparece o meu ip interno e isso continua 192.168.1.101 (era o que estava hoje de manha)
aqui está um screenshot da main page do router (e nessa de certeza)

tipo, uma duvida: DHCP tambem pode ser para adquirir o ip externo? obrigado.
 
de qualquer maneira, nao consigo fazer o upgrade do firmware... vou ao site da linksys e só há a ver.1 do meu router (WRT54GC), enquanto que na parte de baixo do mesmo tem ver. 2
já consegui definir o ip estatico... nao podia ser 192.168.1.2 mas com 99 no fim consegui (o dhcp começa so no 100)
 
Última edição:
DHCP serve só para fornecer IP's, não é para adquirir o ip externo

Hmm.. devia dar qualquer IP de 192.168.1.2 até 192.168.1.99 , é estranho, anyway já conseguiste por isso a funcionar certo?

Cumps
 
ja tenho a funcionar.. pode nao dar o .2 pq eu tenho esse na lista dos assign static dhcp, só que de qualquer modo está desactivado e não funciona, e eu tmabém nao consigo remover items dessa lista :S
 
Back
Topo