iPad iPad 7th gen 10.2" (2019)

Depende.
Eu pessoalmente adoro o meu mini 5.
Tenho o XS Max e o iPad Pro 11 e o mini 5 é de longe o dispositivo iOS que eu mais uso.
O ecrã em área é mais do dobro do xs Max o que faz toda a diferença para web browsing e consumo de conteúdos.
E o peso e form factor são bem menores do que o pro 11.
Depois o facto de ter o A12 com 3gb de ram e o ecrã laminado para mim faz a diferença em relação aos iPad 9.7 2018 e 10.2 2019.
Mas la está, depende das necessidades. Para as minhas, nada bate o mini :)
Claro que depende, somos todos diferentes. Se o Mini (ainda) existe é por alguma razão.

Na minha opinião,
- Se eu tivesse um phablet com 6.5" nunca tocaria num tablet de 7.9". (E a área não é mais do dobro.)
- Os antigos 9.7", agora 10.2", são os tablets do povo. (E o tal form factor é o mesmo do Mini.)
- As specs (leia-se AXX e XGB) são "peaners" no iOS.
- O ecrã laminado faz a diferença principalmente para quem usa Pencil. Mas neste caso até se salta para a gama Pro.

Os 9.7"/10.2" não competem com os Mini. (Até se poupa € 100.) Ou melhor, os 9.7"/10.2" não competem com mais nenhum porque não dão qualquer hipotese à concorrência.
 
Última edição:
Claro que depende, somos todos diferentes. Se o Mini (ainda) existe é por alguma razão.

Na minha opinião,
- Se eu tivesse um iPhone com 6.5" nunca tocaria num phablet de 7.9". (E a área não é mais do dobro.)
- Os antigos 9.7", agora 10.2", são os tablets do povo. (E o tal form factor é o mesmo do Mini.)
- As specs (leia-se AXX e XGB) são "peaners" no iOS.
- O ecrã laminado faz a diferença principalmente para quem usa Pencil. Mas neste caso até se salta para a gama Pro.

Os 9.7"/10.2" não competem com os Mini. (Até se poupa € 100.) Ou melhor, os 9.7"/10.2" não competem com mais nenhum porque não dão qualquer hipotese à concorrência.

Concordo contigo na maioria dos pontos que referes.
Aliás, na minha opinião, o 9.7 desde a quinta geração que é o motivo pelo qual os tablets android desapareceram do mercado.
A relação preço performance é excelente. E além de hardware muito bom, tem-se acesso ao ecossistema iOS por um excelente valor.

Só não concordo com a questão do ecrã.
Isso porque tenho os dois dispositivos, o xs Max com o ecrã de 6.5 e o iPad mini com o ecrã de 7.9 e a diferença é abismal em utilização.
O xs Max tem 6.5 polegadas de diagonal, mas num ecrã com um aspect ratio de 19.5:9.
O iPad tem 7.9 mas numa proporção de 4:3.
Se fores calcular a área de ambos os rectângulos, a do iPad é realmente superior numa razão de duas vezes.
Até tirei aqui uma fotografia para ilustrar:



O iPhone está alinhado com o início do ecrã no topo do iPad.
Ainda conseguia por outro xs Max por baixo do que la está e no fim ainda sobrava ecrã do iPad para compensar o pouco que o xs Max sai para fora nas laterais. :)

Para mim o xs Max é excelente, mas para usar na rua.
O iPad 11 é excelente, mas o ecrã é demasiado grande e pesado para usar como companion device.
Por isso, para mim o mini é o sweet spot espectacular! :)
 
Só não concordo com a questão do ecrã.
Isso porque tenho os dois dispositivos, o xs Max com o ecrã de 6.5 e o iPad mini com o ecrã de 7.9 e a diferença é abismal em utilização.
O xs Max tem 6.5 polegadas de diagonal, mas num ecrã com um aspect ratio de 19.5:9.
O iPad tem 7.9 mas numa proporção de 4:3.
Se fores calcular a área de ambos os rectângulos, a do iPad é realmente superior numa razão de duas vezes.
Até tirei aqui uma fotografia para ilustrar:



O iPhone está alinhado com o início do ecrã no topo do iPad.
Ainda conseguia por outro xs Max por baixo do que la está e no fim ainda sobrava ecrã do iPad para compensar o pouco que o xs Max sai para fora nas laterais. :)
Estava a basear-me nos 102,90 cm2 do Xs Max vs 193,30 cm2 do Mini. Só por isso disse que não era mais do dobro de ecrã como referiste.

Mas obrigado por teres tirado foto. Uma coisa é a teoria e outra é a prática ;)

Tenho um Mini 1st e um 9.7" 6th. E o último é muito mais tablet.

Se tivesse que trocar ia para este de 10.2".

Há sempre pros e contras. Ainda bem que a Apple tem uma oferta grande (mesmo não tento concorrência real em tablets).
 
Estava a basear-me nos 102,90 cm2 do Xs Max vs 193,30 cm2 do Mini. Só por isso disse que não era mais do dobro de ecrã como referiste.

Mas obrigado por teres tirado foto. Uma coisa é a teoria e outra é a prática ;)

Tenho um Mini 1st e um 9.7" 6th. E o último é muito mais tablet.

Se tivesse que trocar ia para este de 10.2".

Há sempre pros e contras. Ainda bem que a Apple tem uma oferta grande (mesmo não tento concorrência real em tablets).

Pelos números tens razão.
Dou o braço à palmatória:)
Os tablet maiores tem a sua vantagem.E com o iPad os, o multi tasking é uma delas. Já que duas apps lado a lado é melhor nós tablets maiores sem dúvida.
Eu é que tenho necessidades um pouco específicas. Como disse, uso o iPad como companion device e não como ferramenta de produtividade ou outro tipo de tarefas mais criativas ou exigentes.

Mas é isso que dizes. Actualmente há quem critique a Apple por ter lineups com demasiados produtos.
Mas eu acho óptimo, pois cada pessoa tem necessidades e preferências específicas e encontra facilemente o device ideal.
 
Já me decidi e vou para este no próximo mês que neste vou comprar um Apple Watch, mas entretanto já encomendei do eBay vidro temperado e capa que ainda deve levar um mês a chegar, quando tiver este iPad quero ter logo o vidro e capa para usar.
 
Boas.

A quem já tenham experimentado os 2 tipos diferentes de ipad podem me dizer se para uma utilização esporádica não profissional de alguns desenhos e pintura se se vai notar muito a diferença de um ecrã laminado para não laminado? Estou em duvida entre este iPad e o Air para o Natal e essa é a grande questão pois a minha filha de 12 anos quer por "desporto" fazer uns desenhos e pinturas. Isto tendo em conta que para ver multimedia não vou notar grande diferença ou estou enganado?

Obrigado.
 
Boas.

A quem já tenham experimentado os 2 tipos diferentes de ipad podem me dizer se para uma utilização esporádica não profissional de alguns desenhos e pintura se se vai notar muito a diferença de um ecrã laminado para não laminado? Estou em duvida entre este iPad e o Air para o Natal e essa é a grande questão pois a minha filha de 12 anos quer por "desporto" fazer uns desenhos e pinturas. Isto tendo em conta que para ver multimedia não vou notar grande diferença ou estou enganado?

Obrigado.

Eu nunca usei o pencil.
Mas posso dizer que desde que passei do iPad Air 1 para o air 2, nunca mais tive nenhum iPad que não fosse laminado.
O feeling do ecrã é muito superior.
Até o próprio toque com o dedo é diferente.
No não laminado parece que fazes tap em algo oco.
É difícil explicar, mas experimentando um e outro lado a lado percebes a diferença.
O meu conselho é ires a uma loja que tenha os dois tipos de ecrã lado a lado e perde uma meia horita a experimentar entre um e outro.
 
Bem porreiro, escolhi silver.

5-CA0-AFBC-85-CB-4-D3-F-AB88-5231-F1-F754-AA.jpg
 
Daqui a uns dias, se puderes fazer uma mini-review de como o tablet se comporta, e aquilo que tens gostado/não gostado, era fixe.

Eu ando a pensar comprar um, mas pelo que tenho lido, estou indeciso se o air compensará mais ou nao relativamente a este ;)
 
Daqui a uns dias, se puderes fazer uma mini-review de como o tablet se comporta, e aquilo que tens gostado/não gostado, era fixe.

Eu ando a pensar comprar um, mas pelo que tenho lido, estou indeciso se o air compensará mais ou nao relativamente a este ;)
Já somos 2, mas estou inclinado para o Air por causa do ecrã ser laminado.
 
Vou usar vidro temperado, atenua um pouco o facto de não ser laminado.

Não vou fazer trabalhos nele, como ainda uso muito iPhones SE como dispositivos principais no dia a dia este é basicamente para ter um ecrã maior fora de casa.
 
Vou usar vidro temperado, atenua um pouco o facto de não ser laminado.

Não vou fazer trabalhos nele, como ainda uso muito iPhones SE como dispositivos principais no dia a dia este é basicamente para ter um ecrã maior fora de casa.

Eu no meu mini apliquei um da Techgear e fiquei muito surpreendido pela positiva em relação à qualidade. E pelo preço foi excelente.
 
Mandei vir de 5eur das normais, é que além do vidro temperado ainda uso a capa livro por cima e para andar na mochila ainda vai dentro de um sleeve próprio.
 
Uma dúvida para quem tem ipad e utiliza a caneta para escrever.

É habitual colocarem vidros temperados no ecrã? Se sim, existe alguma "interferência" do vidro temperado na precisão da escrita com a caneta (tanto nos ecrãs laminados como nos não laminados)?
 
Existe
Por exemplo a caneta desliza mais
Alguma películas em certos sítios não reconhece o toque
Mas vai depender muito da película de vidro temperado
 
Uma dúvida para quem tem ipad e utiliza a caneta para escrever.

É habitual colocarem vidros temperados no ecrã? Se sim, existe alguma "interferência" do vidro temperado na precisão da escrita com a caneta (tanto nos ecrãs laminados como nos não laminados)?

Se é para escrever há aquelas películas paper like que tentam imitar o feeling de papel real. Há quem use e diga maravilhas.
Eu pessoalmente nunca usei um Apple Pencil.
 
Back
Topo