iPad iPad Air (2019)

Por acaso sempre me fez confusão o pessoal que compra os pros mais caros com a esperança de que o IOS 13 é que vai ser e aí sim vão tirar proveito do produto. Não tenho a certeza de que irá acontecer sinceramente...mais vale não alimentar esperanças nesse sentido e adquirir as coisas pelo que valem agora e não pelo que teoricamente, eventualmente, poderão fazer no futuro.

Nada contra a Apple atenção. Digo o mesmo aquelas pessoas que quando adquirem um telemóvel e acham que a bateria é uma porcaria ficam com ele na mesma à espera que um update resolva a situação...epá, ou serve ou não serve, não vale a pena ter esperanças em algo que não passa mesmo de “whisful thinking”.

Edit: Juro que não entendo como ninguém vê um problema com a seleção de textos em IOS. É simplesmente atroz. Quis selecionar o quote e foi simplesmente impossível selecionar apenas a parte do texto que eu queria, e já não é de agora, está assim há anos e não resolvem.

Ou isso ou não sei usar a seleção de texto em IOS.
Também concordo até porque iPad saem todos os anos. Se o deste ano ainda nao serve para o ano ha outro melhor e quem sabe com o que se quer.
Além disso o iOS tem tanta coisa para melhorar que não vai la só com o 13 ou o 14. Mas começar, que vão ao sistema de ficheiros.
Estou muito dividido com este lançamento de facto.
A nível de hardware os iPads até estão porreiros.
Mas depois há as limitações do iOS em conjunto com o preço exagerado destes iPads.
Pensava que fossem sair na onda de preços do iPad 2018 e que a Apple ficasse com a linha pro e a linha normal mais budget oriented.
Mas agora tem essas duas linhas e criou esta do novo air no meio, ficando com um lineup de produtos ainda mais confuso.

Esta Apple está a parecer novamente a Apple dos anos 90 antes do regresso do Steve Jobs...

O pior mesmo foi ter vendido o meu air 2 que agora bem que me arrependo.

Em todo o caso preciso comprar alguma coisa.

E neste momento, acho que mais depressa vejo a linha Surface a evoluir para o que quero do que a linha iPad.

Os novos surface pro já são fanless na configuração i5 e tem muito melhor battery life que os anteriores e o próprio Windows tem evoluído bastante no seu modo tablet e no interface para touch.

Os iPad tem estado estagnados a nível de evolução e funcionalidade.

Têm evoluído muito em hardware, por exemplo o a12x é o soc móvel mais poderoso do mundo e é extraordinário.
Mas o iPad não faz nada de diferente com esse poder todo...
O problema do iPad a meu ver é que por mais poder que tenha, não passa de um iPhone com ecrã grande...
Isso é tudo verdade mas é como te disse, ali dentro das balizas actuais o IPhone grande continua imbatível, pela simplicidade, pelo tamanho e espessura e pelas apps.
Se quiseres trocar um portátil e dar uma perninha vais ficar contente, se quiseres substituir um iPad acho que não. Se queres substituir um iPad e um portátil talvez fiques satisfeito.
Numa loja de grande superficie o Ipad pro 10.5 encontra-se hoje a venda, NOVO, por 638€ (64G/wifi)... acho que melhor preço não se encontra. De 579€ para 638€...
Pois, é bom mas não estou disponível para esses valores numa coisa que para o meu uso é essencialmente uma mini tv Netflix.
 
Também concordo até porque iPad saem todos os anos. Se o deste ano ainda nao serve para o ano ha outro melhor e quem sabe com o que se quer.
Além disso o iOS tem tanta coisa para melhorar que não vai la só com o 13 ou o 14. Mas começar, que vão ao sistema de ficheiros.

Isso é tudo verdade mas é como te disse, ali dentro das balizas actuais o IPhone grande continua imbatível, pela simplicidade, pelo tamanho e espessura e pelas apps.
Se quiseres trocar um portátil e dar uma perninha vais ficar contente, se quiseres substituir um iPad acho que não. Se queres substituir um iPad e um portátil talvez fiques satisfeito.

Pois, é bom mas não estou disponível para esses valores numa coisa que para o meu uso é essencialmente uma mini tv Netflix.

Eu felizmente tenho uma vida muito simples e por isso mesmo nem queria ter um computador.
Felizmente tenho de fazer 0 de trabalho, criação de conteúdos ou produtividade o que para mim é uma felicidade.
Daí usava bastante o iPad como ferramenta para consumo de conteúdos e browsing.

No entanto, devido às limitações do iPad, ainda tenho de ter um laptop para transferir as fotografias da máquina, organizar os ficheiros, fazer e gerir os backups nos discos externos, fazer uns downloads da internet e praticamente nada mais.

Dai dizer que se o iPad fizesse isso além do resto de browsing e media consumption que faz muito bem, era o device perfeito para mim.

E aí vem a questão de dar 500 euros por um dispositivo que não vai fazer o que quero é demais.

Ao mesmo tempo, por muito que se fale, não estou a ver a Apple a abrir o iPad a nível da gestão de ficheiros de forma tão “livre”.

Se eles até no OSX, quando importamos fotos para a app das fotos eles escondem os ficheiros todos numa directoria Masters dentro do package do ficheiro photo library...
Não estou a ver que deixem copiar ficheiros para directorias criadas por nós dentro do iPad e depois nos deixem fazer rename aos ficheiros à vontade...

Daí estar a pensar no Surface, para as minhas necessidades em particular.

Para a maioria das pessoas que gostam de ter um computador e precisam de ter um computador, o iPad como companion device é perfeito.

Eu é que sinceramente já não quero ter um computador nesta fase da minha vida. :)
 
Carregas no teclado com força e depois funciona como se fosse o touchpad.. o cursor move-se como se fosse o rato, tens é de estar sempre a pressionar. há muito tempo que isso existe.

Eu não tenho o iPad Pro, mas isso é algo muito falado lá fora nos forum.. muita pressão nesse aspecto de gestão de ficheiros..
Eu sei como funciona, e bastantes vezes funciona de forma razoável (com uma dificuldade por outra) mas há alturas em que não dá mesmo, então quando são palavras coladas ou texto junto separado por símbolos...é um pesadelo. Consigo mais depressa selecionar o que quero no telemóvel Android de 5.2’ que no iPad de 10.5’. Não faz sentido nenhum.

Eu sei que tem sido muito falado, mas até agora não vi nada mais que “whishful thinkings” por parte de quem o comprou. Não existe sequer uma pontinha de rumor/informação de que tal virá mesmo no próximo IOS, ou em qualquer outro IOS futuro já agora.

A única coisa...e pode nem estar relacionada...é a utilização da porta usb nos iPads pros actuais. No entanto também não falta quem teorize que devido ao facto de estes novos iPads estarem a sair todos sem o usb que é uma indicação da Apple que que a utilização da porta usb para transferência de ficheiros está ainda muito longe...se sequer chegar algum dia a ser possível.

É como o @timber diz, quando, e se, o IOS permitir isso entretanto já estão novos produtos cá fora, e acrescento até...quem sabe por algum motivo os actuais podem nem dar nessa solução que a Apple poderá implementar...
 
Se me permitem a questão, visto que se fala muito nisso, qual a real vantagem que vêm ao introduzir-se um novo sistema de gestão de ficheiros no iOS 13?
É uma pergunta honesta, visto que sou utilizador de iPad (2018) e não sinto necessidade de algo mais.
Uso bastante diariamente, é a minha principal ferramenta de trabalho.
Uso com Excel, Word, preenchimentos de pdf's e muita escrita em pdf's com o Notability.
Tudo o que uso de ficheiros está no Onedrive, não há nada guardado localmente.

Sinceramente a única coisa que ainda me faria mais falta é um ecrã maior, e tinha esperanças quanto a um iPad 2019 com maiores dimensões
 
Se me permitem a questão, visto que se fala muito nisso, qual a real vantagem que vêm ao introduzir-se um novo sistema de gestão de ficheiros no iOS 13?
É uma pergunta honesta, visto que sou utilizador de iPad (2018) e não sinto necessidade de algo mais.
Uso bastante diariamente, é a minha principal ferramenta de trabalho.
Uso com Excel, Word, preenchimentos de pdf's e muita escrita em pdf's com o Notability.
Tudo o que uso de ficheiros está no Onedrive, não há nada guardado localmente.

Sinceramente a única coisa que ainda me faria mais falta é um ecrã maior, e tinha esperanças quanto a um iPad 2019 com maiores dimensões

Vê o meu caso particular que referi acima.
Backup de fotografias e documentos para discos externos, gestão de backups, download de torrents e outros ficheiros, descarregar fotos da câmara digital e depois passar para um disco externo.
São tarefas que preciso de um computador para fazer mas que podia perfeitamente fazer no iPad se tivesse sistema de ficheiros e acesso a dispositivos externos via porta usb.
 
Se me permitem a questão, visto que se fala muito nisso, qual a real vantagem que vêm ao introduzir-se um novo sistema de gestão de ficheiros no iOS 13?
É uma pergunta honesta, visto que sou utilizador de iPad (2018) e não sinto necessidade de algo mais.
Uso bastante diariamente, é a minha principal ferramenta de trabalho.
Uso com Excel, Word, preenchimentos de pdf's e muita escrita em pdf's com o Notability.
Tudo o que uso de ficheiros está no Onedrive, não há nada guardado localmente.

Sinceramente a única coisa que ainda me faria mais falta é um ecrã maior, e tinha esperanças quanto a um iPad 2019 com maiores dimensões
Para mim era passar fotos, séries e filmes de forma rápida e fácil. Já o fiz por stream mas é demasiado trabalhoso e lento. Além disso prefiro a organização de ficheiros em pastas, é muito mais lógico e funcional do que teres n ficheiros diferentes espalhados por n aplicações diferentes.
 
Para mim era passar fotos, séries e filmes de forma rápida e fácil. Já o fiz por stream mas é demasiado trabalhoso e lento. Além disso prefiro a organização de ficheiros em pastas, é muito mais lógico e funcional do que teres n ficheiros diferentes espalhados por n aplicações diferentes.

Exacto.
Outro exemplo.
Queria por uma data de fotografias no meu iPad.
No computador tenho as fotos organizadas em folders com a data, depois o local, depois os ficheiros jpg.
Mas não posso arrastar isso para o iPad e manter os ficheiros e a estrutura de pastas.
Tenho de importar para o iTunes e depois no iTunes fazer um sync para o iPad.
Mas o iTunes não me copia os ficheiros jpg para o iPad.
Cria no pc um folder iPod photo cache onde converte as fotos para outro formato e altera os nomes todos e depois copia esses ficheiros todos para o iPad para eles serem visíveis na aplicação photos.
Mas nesse processo todo, se eu apenas quisesse ter os ficheiros originais no iPad e num disco externo para backup é impossível porque no processo de sync, o iTunes destrói logo os ficheiros originais.
Ou seja, sem um computador, eles já tinham ido à vida...
 
A gestão de ficheiros no iOS faz-se por APP e não por pastas. E não me parece que vá mudar. Mas mesmo assim, com os serviços cloud podem como OneDrive e Dropbox ficam com um file explorer clássico no iPad. E não fiquem à espera de suporte para mouse, porque não vai acontecer.
 
@JXulo e @Bugu1990 entendo o que estão a dizer, mas basicamente estão a pedir para o iPad se comportar como um Windows. Quando um iPad tem uma gestão de ficheiros por App e não por pastas, tal como o @lagartoriscado disse.
Fotos, séries e filmes tenho acesso por Onedrive, novamente o digo. Sempre que for preciso ver algo offline, associo a uma app, a mesma app de sempre para esse tipo de ficheiros, e já está.
Para uns pode ser mais prático aceder a tudo por pastas, mas para outros talvez seja mais fácil ir à app e abrir o ficheiro. Dou o exemplo do Word e Excel. Mesmo no windows estou a perder o hábito de aceder a tudo pelas pastas, mas antes prefiro abrir o word e por aí entrar no ficheiro
 
Sendo que o caminho será o trabalho na cloud, julgo que mesmo a Microsoft avançará para a gestão dos ficheiros por app e não por pastas, como por exemplo o @Plenton já está a referir. Estamos no Word no PC e não vamos ao file explorer buscar o ficheiro. Vamos pela app word. É o que já acontece no word nos dispositivos móveis. No iPad já é assim, e julgo que vai continuar a ser.
 
E a grande maioria das pessoas hoje fotografa com telemóvel, e não com máquinas. Isso faz com que o problema da passagem de ficheiros desapareça para essas pessoas, porque ou está no icloud ou noutra cloud qualquer e podem editar / visualizar sem leitor de cartões.
Mesmo até o assunto torrents que referiram acho que há alternativas para iOS.
 
O que vocês dizem também é verdade.
Daí eu ter dito as minhas necessidades específicas e pessoais.

Certo que os paradigmas da computação estão a mudar, disso não há dúvidas.
Devido a essa mudança, eu próprio quero como referi deixar de ter e usar um computador pois para mim é cada vez mais um dispositivo “inútil” pois não uso a maioria das suas possibilidades.

Quando aos iPad e a este em particular, vou citar o que disse o mkbhd quando saíram os pro 2018.
Ele na altura disse:

The best iPad ever. Still an iPad though.

E penso que se aplica a este também.
Tirando a linha pro, é o melhor iPad de sempre.

Mas é isso mesmo. Apenas um iPad.
Uma evolução.
Quem quer um iPad e não tem nenhum ou tem um iPad ao nível de um 4 ou air 1, é um excelente upgrade.
Quem tem um air 2 ou 2018 já terá de pensar se a grande diferença de preço justifica o que se ganha.
Porque na minha opinião, ganha-se em hardware, mas não de ganha praticamente nada em funcionalidades e utilização.
 
O que vocês dizem também é verdade.
Daí eu ter dito as minhas necessidades específicas e pessoais.

Certo que os paradigmas da computação estão a mudar, disso não há dúvidas.
Devido a essa mudança, eu próprio quero como referi deixar de ter e usar um computador pois para mim é cada vez mais um dispositivo “inútil” pois não uso a maioria das suas possibilidades.

Quando aos iPad e a este em particular, vou citar o que disse o mkbhd quando saíram os pro 2018.
Ele na altura disse:

The best iPad ever. Still an iPad though.

E penso que se aplica a este também.
Tirando a linha pro, é o melhor iPad de sempre.

Mas é isso mesmo. Apenas um iPad.
Uma evolução.
Quem quer um iPad e não tem nenhum ou tem um iPad ao nível de um 4 ou air 1, é um excelente upgrade.
Quem tem um air 2 ou 2018 já terá de pensar se a grande diferença de preço justifica o que se ganha.
Porque na minha opinião, ganha-se em hardware, mas não de ganha praticamente nada em funcionalidades e utilização.

Nisso estou totalmente de acordo contigo. Eu tenho um 2018 e apenas mudei porque preciso do Apple Pencil.
A linha pro adiciona o Smart Keyboard mas para isso uso um teclado Bluetooth da Logitech.
Apenas tenho pena de não ter ecrã maior
 
Bem, ainda estava com uma esperança pequenina que anunciassem um update ao iPad 2018 hoje mas nada.

Agora é decidir se compro o 2018 ou se faço o esforço para o novo Air.
 
76-BC7-C9-A-07-FE-4652-A383-ACBF139-A9561.jpg


Chegou!
 
Um 9.7 usado por esse preço é absurdamente caro!
Procura melhor e não compres a esses valores.
Estamos a falar de um equipamento de 2016, já com mais de dois anos de uso e consequente desgaste de bateria, sem garantia e por um preço de 90 contos!
É muito dinheiro!
Sim, eu sou velho e às vezes falar em contos ajuda-me a ver como as coisas são caras. :)
Concordo plenamente, o pessoal parece que vende usado quase a achar que ainda vai lucrar... Vejo iPads antigos no OLX a preços ridículos, vi um iPad Pro de 10.5'' usado, à venda por 850€! Eu pus à venda um iPad Pro 2016 9,7'' com uma série de capas por 300€... prefiro pôr um preço realista e ter ofertas rapidamente do que armar-me em esperto.

EDIT: Este iPad agrada-me porque está num meio termo interessante entre o modelo básico e o Pro. O tamanho maior de ecrã é bom para quem consome muito conteúdo (filmes, séries, Netflix, Youtube) que deve ser 90% do uso que dou ao iPad. Quem já tem, como se comporta em relação à bateria? Essa é uma das maiores qualidades dos iPad base, a bateria dura dias e dias, e em standby quase não desce.
 
Concordo plenamente, o pessoal parece que vende usado quase a achar que ainda vai lucrar... Vejo iPads antigos no OLX a preços ridículos, vi um iPad Pro de 10.5'' usado, à venda por 850€! Eu pus à venda um iPad Pro 2016 9,7'' com uma série de capas por 300€... prefiro pôr um preço realista e ter ofertas rapidamente do que armar-me em esperto.

EDIT: Este iPad agrada-me porque está num meio termo interessante entre o modelo básico e o Pro. O tamanho maior de ecrã é bom para quem consome muito conteúdo (filmes, séries, Netflix, Youtube) que deve ser 90% do uso que dou ao iPad. Quem já tem, como se comporta em relação à bateria? Essa é uma das maiores qualidades dos iPad base, a bateria dura dias e dias, e em standby quase não desce.

Há muita gente que o que faz é ver o preço do artigo que tem para vender na loja física mais cara de Portugal e depois coloca à venda no olx 50 euros mais barato.
O que faz com que o olx esteja cheio de artigos usados, muitas vezes já sem garantia mais caros do que facilmente se compram novos.
Mas há pessoas que acham sempre que são as rainhas da esperteza. O que é triste é que por vezes há pessoas mais info-excluídas que compram nessas condições.
 
Back
Topo